TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletir sobre o cotidiano da escola e a relação dos professores com o ensino

Por:   •  18/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Fundamentos e Métodos Da Gestão Escolar

Tarefa: Portfólio 3º ciclo

Nome: Wellington Laender de Moura

RA: 8033711

Turma:DGEFL1701GOIA0O

 Tutor: Gustavo Braga de Oliveira

Atividade no Portfólio

Objetivos

Refletir sobre o cotidiano da escola e a relação dos professores com o ensino. Saber de algumas afirmações que os professores fazem sobre a escola, democracia e a qualidade do ensino.

Descrição da atividade

Na obra do autor Vitor Henrique Paro denominada Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino, apresentada no Capítulo 2, há uma profunda discussão nas entrevistas praticadas sobre Democracia. A partir dos enunciados dos professores que participaram dessa pesquisa, trabalhe dois pontos centrais.

1) O que se pode observar quanto a questão da Democracia e da qualidade do ensino?

Em estudo realizado na obra do autor Vitor Henrique Paro denominada Gestão Escolar, democracia e qualidade do ensino, apresentada no Capítulo 2, pude observar que, a educação escolar das massas tem a tendência seguir um padrão tradicionalista e conservador, porém com constantes mudanças em todos os setores, a escola adquiriu “novas” funções, uma dessas se refere à formação da personalidade integral do cidadão. Para que se tenha êxito nesta formação integral, o que implica ensino de qualidade, a escola deverá preocupar-se com os interesses pessoais dos alunos, deverá garantir o direito dos mesmos em tomar para si a cultura para usufruir dos bens culturais herdados historicamente, não se bastando a simples transmissão de informações.

Quanto a questão da Democracia, ficou claro que, quando os professores ou grupo gestor à pratica, sendo de foram consciente ou inconsciente, por exemplo, convidando grupos de pais a participarem da comunidade escolar, a escola se torna mais atraente aos alunos, o que faz com que se interessem e desempenhem melhor suas atividades escolares, se tornando assim uma escola de melhor qualidade de ensino e inclusiva.

Qual a visão dos educadores?

Quanto a visão sobre Democracia dos educadores citados por Vitor, a resposta de maneira geral foi em referência ao senso comum, ligada a política. Sobre a Democracia na Escola, quando alertados da importância de ser fazer presente nas relações pedagógicas, os entrevistados tiveram diferentes compreensões, desde a completa liberdade até regras rígidas, (na Democracia?).

No que se refere a Educação para a Democracia, os educadores a veem como possível a inclusão de conteúdos ligados a  direitos e deveres em matérias condizentes, como se a função da escola fosso somente ensinar Democracia, não levando em consideração o exercício da vontade livre de quem aprende. Porém, os professores quando se deparam com o caráter intrinsecamente democrático da educação, “demonstram uma facilidade muito grande em aceitar essa concepção, não sendo incomum, entre eles, o entendimento de que a estratégia mais eficaz relaciona com a própria forma da educação, pela prática de sujeitos que se reforçam como tal e pelo exemplo, mais que pelo discurso.” ¹

¹ PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo, Ática, 2007, pag. 74. Retirado em 17/09/18.

Quais os pontos levantados e discutidos por eles em que a democracia estava presente e são importantes a partir do universo escolar?

A professora Cristina, embora não compreenda o caráter intrinsecamente democrático do ato educativo, acredita contribuir para a formação de cidadãos questionadores e críticos, como exemplo ela cita que fez uma simulação de uma eleição, com direito a pesquisa das propostas dos candidatos. Outro exemplo foi, com seu apoio, a organização de uma comissão de seus alunos para revindicar agilidade junto a coordenação sobre a demora na solução de uma questão.

O professor Carvalho questiona a qualidade do ensino. Ele entende democracia como inclusão e formação do cidadão de maneira democrática. Acredita que a escola está preocupada só com o conteúdo, não prezando a preparação do “ponto de vista geral” do individuo.

Clovis, professor de Artes, vê a importância do conteúdo para formação do cidadão, porém também preza muito o autoconhecimento como forma de acesso a cidadania.

Camila, outra professora, confessa abordar muito pouco sobre o tema, contudo marra que dá liberdade aos seus alunos, para que expressem as opiniões e saibam também ouvir as dos outros. Ela instiga nos alunos a inquietude, através de constantes questionamentos. Outra abordagem usada por ela é a reflexão, utilizando exemplos do cotidiano, como o preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (320.1 Kb)   docx (258.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com