TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Professor E Do Ensino Na Educação Infantil

Por:   •  20/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  1.521 Visualizações

Página 1 de 9

O papel do professor e do ensino na educação infantil

a Educação Infantil “faz parte da educação básica, mas nãotem como objetivo oensinoe, sim, aeducaçãodas crianças pequenas”(Cerisara, 2004, p.8)

Portando, o foco não está no ensino aprendizabem, mas sim nas relações educativo-pedagogicas que são mais amplas e privilegiam o aspecto cognitivo da criança. Portanto, nessa fase o professor não deve ensinar, mas limitar-se a acompanhar, favorecer e estimular o desenvolvimento infantil.

Segundo Vigotski (1995) a perspectiva histórico-cultural indica que não é possível compreender o desenvolvimento infantil como um processo natural, que se desenrola de forma espontânea. É a sociedade e não a natureza que deve determinar a conduta e desenvolvimento do ser humano.

“não é a idade da criança, enquanto tal, que determinao conteúdo de estágio do desenvolvimento; os próprios limites deidade de um estágio, pelo contrário, dependem de seu conteúdo e sealterampari passucom a mudança das condições histórico-sociais” Leontiev (2001a, p.65-6 ),

O que determina o desenvolvimento de uma criança é sua própria vida e os processos reais da mesma.

Vigotski (2001b, p.115) afirma que a aprendizagem constitui umelemento necessário e universal no desenvolvimento das caracterís-ticas humanas formadas historicamente na criança:A aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas umacorreta organização da aprendizagem conduz ao desenvolvimentomental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento,e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Porisso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário euniversal para que se desenvolvam na criança essas característicashumanas não-naturais, mas formadas historicamente. [...] todo oprocesso de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento queativa numerosos processos, que não poderiam desenvolver-se porsi mesmos sem a aprendizagem.

Cada etapa de aprendizagem corresponde a uma etapa no desenvolvimento, e o bom ensino é aquele que conduz o desevolviemtno atuando sobre aquilo que ainda não está formado na criança, isso significa atuar na zona de desenvolvimento potencial (ZDP)  o qual vai corresponder as funções psíquicas as quais a criança só é capaz de desenvolver com o auxilio do educador (ou de crianças mais experientes).

Assim, fica claro que, para Vigotski (2001a, p.334), o ensino deveproduzir onovono desenvolvimento psíquico da criança, afinal: “oensino seria totalmente desnecessário se pudesse utilizar apenas o quejá está maduro no desenvolvimento, se ele mesmo não fosse fonte dedesenvolvimento e surgimento do novo”.

A imitação para a crianças não é a simples formação de hábitos é compreender a imitação como um fato essencial no desenvolvimento. A aprendizagem na escola se organiza amplamente com base na imitação, porque a criança não aprende o que sabe fazendo sozinha.   “acriança só consegue imitar o que se encontra na zona das suas própriaspotencialidades intelectuais” (ibidem, p.328)

Fica evidente que as funções psicológicas devem ser “cultivadas” na criança pelo educador não a submetendo a um treinamento mecânico. Essas funções devem ser requeridas por atividades organizadas intencionalmente.

O desenvolvimento psíquico das crianças não refletem automaticamente tudo que atua sobre elas, portanto não devemos subestima-las, devemos possibilitar os melhores resultados para que tenha maior influencia em sua formação integral

No início da escola o desenvolvimento da criança  depende bastante do grau de preparação com que chega a ela, o que é determinado pela educação na primeira infaincia e na idade pré-escolar, devendo ter um trabalho pedagógico de qualidade.

Dessa forma, se entendemos o ato de ensinar em oposição aoimperativo de “seguir as crianças...”, ou seja, como intervençãointencional e consciente do educador que visa garantir a apropriaçãodo patrimônio humano-genérico pela criança, promovendo e guiandoseu desenvolvimento psíquico, podemos afirmar que os pressupostosde Vigotski, Leontiev e Elkonin sustentam a defesa do ensino juntoà criança de 0 a 6 anos.

  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

PPP é a sigla para "Projeto Político Pedagógico" 

É um documento que norteia as bases de ações da instituição. Ele assume as diretrizes da instituição como compromisso de gestão escolar particpipativa. De acordo com os artigos 13 a 14 da LDB a escolta teu autonomia para determinar qual será o seu PPP e a estrutura que será seguida. O documento é encaminhado para a ascretaria de ensino e deverá ser revisado pela instituição de ano em ano.

Sua importância é justamente para pensar em educação e valorizar a qualidade de ensino com melhores serviços prestados, ele é um trabalho coletivo que envolve consolidação dos ideais traçados por todos os envolvidos. Para a escola ser um agente de mudança social, presisa ser mais democrática  abrindo-se para a comunidade e proporcionando ao educando o direito de construir os seus conhecimentos. Quando falamos de escolas, não falamos apenas em números, mas pensamos na formação de nossos alunos em cidadãos que transformam o meio social com suas ações e conhecimentos.

  1. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? De acordo com o Ministério da Educação-MEC, as competências gerais são mobilizações de conhecimentos de acordo com os princípios éticos, estético e políticos, que visam a formação humanda em suas múltiplas dimensões. Tento então como objetivo perpetuar no ensino uma comunicação integral a fim de garantir o crescimento do aluno como cidadão e qualifica-lo para o mercado de trabalho.  As competências gerais se interelacionam através das dez competências gerais que englobam habilidades, conhecimentos, atitudes e valores.
  1. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

Se formos falar em uma avaliação contínua a criança será acompanhada e orientada constantemente, nessa avaliação será considerado o desempenho da criança, a capacidade de resolver problemas, terá um diagnostico completo de avanços e dificuldades.

A avaliação basear-se-á em dois pressupostos:

• Observação atenta e criteriosa sobre as manifestações de cada criança;

• Reflexão sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do(a) educando(a).

A Coordenação Pedagógica e a Orientação Educacional, juntamente com os professores, definirão os instrumentos de acompanhamento e de registro da aprendizagem do(a) aluno(a), com base nos aspectos cognitivo e psicossocial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (218.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com