TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos Jogos e Brincadeiras

Por:   •  25/10/2016  •  Monografia  •  10.911 Palavras (44 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 44

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada ao curso de Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, como pré-requisito para obtenção de grau de licenciatura, sob a orientação do Professor

“A Educação qualquer que seja ela é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática (Paulo Freire)

RESUMO

Este trabalho questiona os jogos e brincadeiras  na aprendizagem e sua importância no desenvolvimento da criança, objetivando compreendê-los como sendo uma excelente ferramenta pedagógica para os educadores trabalharem com seus alunos e obterem resultados consideráveis na aprendizagem dos mesmos. Atualmente, vários pesquisadores mostram preocupação em compreender este fenômeno buscando, principalmente, responder questões como: a função que esses jogos e brincadeiras exercem sobre o desenvolvimento infantil, motivo pelos quais a criança deve brincar, o que a brincadeira proporciona à criança no que diz respeito à aprendizagem. Apresentar uma definição de brincadeira e sua relevância na educação e, por fim, analisar as possíveis contribuições que a brincadeira proporciona ao desenvolvimento infantil devendo ser valorizada e privilegiada  no contexto educacional. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa se fundamenta em pesquisa bibliográfica e pretende-se, a partir da mesma, entender qual a importância dos jogos no processo ensino-aprendizagem. O estudo aponta que é oportuno que os educadores invistam em estratégias que envolvam os jogos nas práticas do cotidiano escolar, uma vez que possibilita ao aluno expor seus sentimentos, manifestar sua energia, para o desenvolvimento integral do educando, sendo intelectual, físico, social e moral e também como um meio facilitador da expressão e da comunicação.

Palavras-chave: Jogos – brincadeiras – aprendizagem – Desenvolvimento - ferramenta pedagógica

ABSTRACT

This work questions the games and plays in learning and its importance in child development, in order to understand them as being an excellent pedagogical tool for educators working with students and achieve considerable results in learning from them. Currently, many researchers show concern in seeking to understand this phenomenon, mainly, answer questions such as: the role these games and play exercise on child development, for which reason a child should play, what the game provides the child with respect learning. Present a definition of play and its relevance in education and, finally, analyze the possible contributions that play provides the child development should be valued and privileged in the education context. The methodology used for this survey is based on a literature review and it is intended, from the same, which understand the importance of games in the teaching-learning process. The study indicates that it is appropriate that educators invest in strategies that involve games in everyday school practice, as it allows students to expose their feelings, express their energy for the integral development of the students, being intellectual, physical, social and moral as well as a facilitator of expression and communication.

Keywords: Games - play - learning - Development - pedagogical tool

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ................................................................................................ 09

2- VISÃO HISTÓRICA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS ............................... 11

3- OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM .............................................................................................. 12

4- A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL .......................................................................................................... 15

5- DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SÓCIO AFETIVO ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS ................................................. 21

6- O JOGO COMO INTRUMENTO DE TRABALHO .................................... 28

6.1. Os jogos, as regras e a Vida Social ................................................. 32

6.2. A importância dos Jogos Cooperativos .......................................... 34

CONCLUSÃO ................................................................................................... 37

CONCLUSÃO ................................................................................................... 38

CONCLUSÃO ................................................................................................... 39

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................. 40

        


1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema: A importância dos jogos e brincadeiras para as crianças da Educação Infantil na aprendizagem infantil, cuja finalidade é compreender o uso dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil e fazer uma análise reflexiva para entender se realmente os jogos e brincadeiras lúdicas na Educação Infantil são subsídios eficazes para a construção do conhecimento, como também, desenvolver estudos sobre situações de jogos e brincadeiras que proporcionem às crianças as estimulações necessárias para a sua aprendizagem.

Este texto inicia-se com a história dos jogos e das brincadeiras que passou a ser considerada uma atividade que favorece o desenvolvimento da inteligência e a facilidade para o estudo.

Os jogos e brincadeiras na Educação Infantil são de suma importância para o desenvolvimento da criança no ensino/aprendizagem, uma vez que as crianças desenvolvem o raciocínio e constroem o seu conhecimento de forma descontraída.

Ao trabalhar com jogos e brincadeiras, é necessário que haja uma infinidade de meios a serem oferecidos para que a criança possa desenvolver sua capacidade de criar e aprender. É importante também que o professor conheça os objetivos do jogo, domine as técnicas, o vivência, discuta de forma crítica a possibilidade de utilizá-lo em suas aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.9 Kb)   pdf (334.3 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com