TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos jogos e brincadeiras na infância

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 2

A importância dos jogos e brincadeiras na infância

As atividades com jogos e brincadeiras tem conquistado cada vez mais espaço na educação infantil. É necessário que o educador ressalte a importância dessas brincadeiras lúdicas, pois elas contribuirão no desenvolvimento das crianças, tendo em vista que não são apenas para diversão, vai além disso, é também uma maneira da criança se comunicar e interagir com o outro e com o meio, possibilitando a produção de conhecimento e estimulando a afetividade da criança.

O processo de ensino e aprendizagem pode ser facilitado por meio das brincadeiras e atividades pedagógicas desenvolvidas pelo professor, unindo o aprendizado e a diversão que os jogos e as brincadeiras proporcionam. Ao entender a importância do brincar, o professor passa a ter o papel principal no processo de aprendizagem, levando o aluno a refletir, não se limitando apenas em transmitir as informações, mas ajudando a criança a fazer suas próprias reformulações, tendo consciência de si e também da sociedade.

Ao longo do desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico, emocional e social, as brincadeiras vão tomando uma proporção maior, porque a partir daí a criança aprende a compartilhar, a respeitar, além de estimular habilidades, curiosidade e autonomia fazendo com que seja capaz de formular seus próprios conceitos sobre o mundo a sua volta. Além disso sabemos que o brincar é a essência da infância, é quando a criança descobre o mundo permitindo a ela um desenvolvimento sem esforço, que se dá naturalmente sem nenhum comprometimento com o resultado.

O lúdico, ferramenta importante na mediação do conhecimento, estimula a criança enquanto trabalha com material concreto, ou seja, tudo o que ela possa manusear, refletir e reorganizar, fazendo com que a aprendizagem aconteça com mais facilidade e entusiasmo, pois ela aprende sem perceber, aprende brincando. Através do lúdico a criança canaliza suas energias, vence suas dificuldades, modifica sua realidade e a transforma em fonte de prazer.

É perceptível que a abordagem lúdica seja integradora dos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais partindo do pressuposto de que brincando e jogando que a criança aprende e ordena o mundo a sua volta assimilando experiências e informações, incorporando conceitos, atitudes e valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com