TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A inclusão de crianças e adolescentes no âmbito escolar

Por:   •  27/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  12.281 Palavras (50 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 50

1 - INTRODUÇÃO

Ao longo da história da humanidade sabemos que houve um grande avanço no que se refere à inclusão de crianças e adolescentes no âmbito escolar, e que os congressos, leis e declarações estão focados cada vez mais na possibilidade da inserção de todas as pessoas, sejam elas portadoras de deficiência ou não, na sociedade.

         Considerando a amplitude dos debates e atendimento as pessoas com necessidades especiais, nos perguntamos sobre as historicidades dos movimentos relacionados à educação especial, as diferenças e as evoluções de rótulos empregados para designar as pessoas com alguma deficiência.

A superação do medo com o diferente, com aquilo que é novo, é um desafio que no decorrer desta reflexão será discutido. O intuito é fazer valer as leis de respeito às diferenças e deixar um trabalho que possa contribuir para a inclusão escolar. Nos propomos a cooperar com a reflexão do professor e das suas práxis pedagógicas no comprometimento com a inclusão, convocando a pensar criticamente sobre a docência e as problemáticas do atual sistema de ensino.

Por educação inclusiva entende-se o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino em todos os seus graus.

Apresentaremos uma visão histórica geral e uma particular, no Brasil uma fundamentação do aspecto legal, concluindo com um projeto de ser aplicado em nossas escolas.

As principais características das escolas inclusivas, de acordo com Sassakj (1997) SP.

  1. Um Senso de Pertencer

Todas as crianças pertencem à escola e a comunidade e podem aprender juntas.

  1. Liderança

O diretor deve envolver-se totalmente a escola toda no provimento de estratégias

  1. Padrão de Excelência

Os Altos resultados educacionais refletem as necessárias individuais dos alunos.

  1. Colaboração e Cooperação

Deve Haver o envolvimento de alunos em estratégias de apoio mutuo e aprendizado cooperativo ensino em equipe, etc.

  1. Novos Papéis – Responsabilidade

Maior assessoramento através de psicólogos e todo pessoal da rede que faz parte do processo de aprendizagem.

  1. Parceria com os Pais

Os pais devem participar ativamente na educação dos filhos.

  1. Acessibilidade

Todos os Ambientes Físicos são tornados acessíveis e quando necessário e oferecida a tecnologia assistida.

  1. Ambientes Flexíveis de Aprendizagem

Espera-se que os alunos se promovam de acordo com o estilo e ritmo individual de aprendizagem e não de uma única maneira para todos.

  1. Estratégias Baseadas em Pesquisas

Adaptação curricular, introdução direta, ensino, reciproco, treinamento em habilidades sócias, etc.

  1. Novas Formas de Avaliação Escolar

Dependendo cada vez menos de testes padronizados a escola deve usar novas formas para avaliar o progresso de cada aluno rumo aos respectivos objetivos.

  1. Desenvolvimento Profissional Continuado

Aos Professores são oferecidos cursos de aperfeiçoamento continuo avisando a melhoria de seus conhecimentos e habilidades para melhor educar seus alunos.

RESUMO

As condições que temos para transformar a propor uma escola única sem comparações e o que se pretende é que as diferenças se sobressaíram. Casa Criança deve ser avaliada nas suas deficiências e devemos organizar métodos técnicos, materiais e processo que ajudam nas necessidades educacionais especificas das crianças. Os pais são os grandes aliados para a vida escolar de seus filhos.

A inclusão deveria ser uma realidade no Brasil, mas eles veem acontecendo de forma tímida. Um fator significativo que dificulta a inclusão e o mundo de alunos por sala sendo por ei deveria ser diminuído cinco alunos a casa aluno inclusivo. A lei garante a inclusão proem cabe a cada educador, família, professor, coordenador e diretor estão conscientes da importância da mesma a buscar junto aos órgãos que lhes competem, para que esta lei possa valer em todos seus sentidos.

Todos nós devemos ser participantes ativos na construção de um a sociedade que seja realmente para todas as pessoas independentemente de suas atitudes pessoais. A inclusão é um bem para toda a sociedade, pois todos serão.

Palavras chaves

Inclusão, Cooperação, pais, escola, educador e participantes.


2 – JUSTICATIVA DO TEMA

De Acordo com o dicionário da língua portuguesa (1970).

Incluir = Abranger, compreender, inserir, introduzir fazer parte.

Incluso – Incluindo, compreendido.

Este trabalho é uma tentativa de mostrar que a inclusão é possível, embora haja resistência e decidi aborda-lo de uma forma mais profunda, através de sua história e do aspecto legal.

É importante discernir inclusão de integração, pois a integração escolar é uma forma condicional de inserção em que vai depender do aluno no nível de sua capacidade de adaptação as opções do sistema escola. Na integração tudo se mantém nada se questiona.

A inclusão institui a inserção de uma forma radical, completa e sistemática uma vez que o objetivo é incluir um aluno ou grupo de alunos que não foram anteriormente incluídos.

A meta da inclusão é não deixar ninguém fora do sistema escolar ainda que a incorporação seja gradativa. A inclusão é definida por um sistema educacional modificado, organizado e estruturado para atender á necessidades de cada aluno.

Educação inclusiva propõe o respeito ás necessidades individuais, o estimulo para a prática e formação de cidadãos mais cooperativos e solidários, o que importa não é a deficiência, mas o sujeito e não mais o contexto.

3 – OBJETIVOS GERAIS

Inclusão é uma palavra que ouço muito na educação, porém na prática encontra resistência quanto a sua aceitação, como expressões do tipo como? Não sabemos, fica difícil, melhorar nem tentar é complicado etc.

Conclui assim, que essa resistência é fruto de uma sociedade que trata a normalidade como o único padrão a ser seguido, já que pessoas sem deficiência não requerem cuidados específicos, o trabalho é muito mais simples.

Portanto segui o caminho da literatura e os fundamentos legais para analisar e refletir sobre os porquês de sua não aplicabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.9 Kb)   pdf (363.8 Kb)   docx (55.5 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com