TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A música: a chave para a socialização

Por:   •  13/12/2022  •  Monografia  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 9

Música: a chave para a socialização

Tema e problema da pesquisa

Neste trabalho iremos mostrar os aspectos favoráveis que a utilização da música proporciona na alfabetização das crianças.

Objetivo geral

Temos como objetivo geral analisar como a música pode ajudar no desenvolvimento das crianças e como a usar a nosso favor, dentro e fora da sala de aula. E principalmente como objetivo específico, temos a ideia de demostrar como a música colabora na socialização entre as crianças e professores, e o que pode agregar aos demais eixos, bem como, verificar o processo de ensino aprendizagem se utilizando da música como ferramenta pedagógica.

Introdução

Justificamos tal objetivo, com as doces recordações que a música deixa nas crianças, que mesmo despois de alfabetizadas guardam as músicas/cantigas em suas memórias.

O desafio é mostrar que a música pode colaborar no desenvolvimento das crianças em idade de alfabetização.

Em 1998 foi publicado pelo MEC o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI Brasil 1998), este documento serve de orientação metodológica para a educação infantil, tal documento da ênfase a utilização da música na educação infantil. Nele consta orientações, objetivos, conteúdos a serem trabalhados dentro e fora da sala de aula. As estruturas a serem trabalhadas se encontram divididas em dois grupos, “O fazer musical”, improvisação, composição e interpretação e a “Apreciação musical”.

Neste momento, podemos observar como os professores trabalham com seus alunos, o quanto a música auxilia no desenvolvimento das crianças, as possibilidades que temos e os desafios também para utilizar a música dentro da sala de aula.

Para esta pesquisa, utilizamos como referência o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Ministério da Educação e do Desporto MEC/SEF, 1998; Educação Musical: olhando e construindo na Formação e Ação de professores de Cláudia Ribeiro Bellochio 2001; a Educação musical para pré escola de Nereide Schilaro Santa Rosa de 1990; a Pequena história da música de Mário Andrade, 1982.

Palavras chaves: música, aprendizagem e

Objetivos específicos

A música é feita para alcançar a alma. Há tempos que a música exercer grande influência na vida das pessoas, ela é algo que nos contagia e através dela podemos nos comunicar emocionalmente, seja por meio dos ritmos, movimentos, sons ou simplesmente pelas melodias harmoniosas. Sendo assim, a música faz parte da nossa formação, envolvendo o perceber, o sentir, o emitir, o experimentar, o criar, o recriar e o refletir. Dessa forma deixamos falar mais alto nossa sensibilidade, nos abrindo às emoções. Emoções que em dado momento expressam saudade, melancolia, tristeza, raiva e em outro momento expressa alegria, entusiasmo, euforia, enfim, emoções que ajudam no ato da comunicação entre as pessoas e o mundo.

Justificativa da escolha

O educador deve sempre levar em consideração a importância de valorizar e aceitar as diferenças entre as crianças. Levando em conta sua formação de forma global, com capacidade de ser, agir e reagir diante dos acontecimentos de sua vida. Sendo assim, devemos questionar: a música faz diferença na vida das pessoas? A música é ou não é importante para o homem no processo de construção do conhecimento? Como a música pode ser usada no processo de alfabetização das crianças de hoje? Com plena certeza a música é de grande valia na construção do conhecimento. Ela pode ser usada no processo de alfabetização de diversas formas. Para ouvir, cantar, dançar, fazer paródias, brincar de roda, fazer gestos ou mímicas entre tantas outras, conforme cada professor se dispor dependendo da faixa etária dos alunos, e também do planejamento e objetivo para cada aula a executar.

ROSA, Nereide Shilaro Santa. Educação Musical para a Pré-Escola. Editora Ática, 1990. 33 ROSA, Nereide Shilaro Santa. Educação Musical para 1ª a 4ª série. Editora Ática, 1990.  

“Identifica a música como “uma linguagem expressiva e as canções são veículos de emoções e sentimentos, e podem fazer com que a criança reconheça nelas seu próprio sentir”. Assim também é com os adultos. Quantas vezes ouvimos músicas e recordamos do passado? Quantas vezes tivemos vontade que alguém que marcou nossa história de vida de alguma forma, pudesse ouvir uma determinada canção ao mesmo tempo em que ouvimos. E a autora continua, nas sociedades primitivas, música e dança expressavam alegrias, tristezas, inquietações e animosidades da comunidade. As pessoas cantavam e dançavam, exteriorizando emoções...

ROSA, Nereide Shilaro Santa. Educação Musical para a Pré-Escola. Editora Ática, 1990. 33 ROSA, Nereide Shilaro Santa. Educação Musical para 1ª a 4ª série. Editora Ática, 1990.  

“O ambiente sonoro, assim como presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês, e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Adultos cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com rimas parlendas, reconhecendo o fascínio que tais jogos exercem”. (Brasil, 1998. p.51)

 

Ao utilizar a música dentro da sala de aula, temos que levar em consideração os conhecimentos anteriores da criança sobre música e o professor deve utilizar isso como ponto de início, incentivando a criança a mostrar o que ela já entende ou conhece sobre esse assunto, deve ter uma postura de aceitação em relação à cultura que a criança traz.

A inserção da música na vida das crianças, acontece desde muito cedo. Essa presença desenvolve nelas conhecimentos novos, como vocabulário, socialização e autonomia.

Durante as atividades realizadas no estágio obrigatório na educação infantil, foi possível notar o distanciamento da música como atividade pedagógica. Presenciamos que a música vem sendo usada pelas professoras de forma descontextualizada, reproduzindo canções e gestos sem que se explicasse o porquê de tais atividades.

As músicas são cantadas de maneira repetitiva, diariamente na chegada dos alunos, nas orações e antes do lanche. Ao cantarem essas músicas repetitivas, estão fazendo de forma mecânica, reproduzindo a canção, o que não agrega conhecimento algum a criança.

Utilizar a música tem a ver com a percepção e sensibilidade do professor em sentir como ela pode ajudar em sua aula, considerando o que as crianças precisam e o que o professor planejou. Propor atividades e coordená-las, de forma que as crianças participem também.

Como prevê o RCNEI, além de explorar as múltiplas possibilidades que a música tem em seu ensino, como explica Loureiro (2003, p.141):

 

Atenção especial deveria ser dispensada ao ensino de música no nível da educação básica, principalmente na educação infantil e no ensino fundamental, pois é nessa etapa que o indivíduo estabelece e pode ser assegurada sua relação com o conhecimento, operando-o no nível cognitivo, de sensibilidade e de formação da personalidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com