TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização

Por:   •  19/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.744 Palavras (23 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 23

                                                 [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

AGENDA DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO - MACAÚBAS

Encontro De Formação De Professores Alfabetizadores – 1º círculo- 2017                  

Referente:

8h de Língua Portuguesa “Proposta Didática Para Alfabetizar Letrando” e “A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização”

  • 8h de Matemática “Proposta Didática Alfabetização em Matemática” 

Carga horária: 16h

MUNICÍPIO- MACAÚBAS            NTE 12             POLO                                                     DATA:14 e 21 julho de 2017

COORDENADOR PEDAGÓGICO- Givanildo Sousa de Oliveira                  NÚMEROS DE COORDENADORES E ALFABETIZADORES:

1º Dia - Proposta Didática Para Alfabetizar Letrando

2º Dia - Proposta Didática Alfabetização em Matemática

OBJETIVO GERAL:

  • Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico no processo de ensino aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética, considerando o planejamento da Rotina e dos Tempos Didáticos, bem como de intervenções sistemáticas e planejadas referentes à apropriação da leitura e da escrita alfabética e ortográfica.
  • Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico no processo de ensino aprendizagem da Matemática, considerando o planejamento da Rotina e dos Tempos Didáticos, bem como de intervenções sistemáticas e planejadas referentes à apropriação de conceitos numéricos e geométricos.
  • Refletir sobre os desafios da gestão municipal na “implementação” de políticas públicas, com foco na Política do Pacto Estadual, promovendo debates que orientem os gestores locais na adoção de medidas que favoreçam à continuidade e à consolidação das diretrizes desta política no Ciclo de Alfabetização do Sistema Municipal de Ensino.
  • Aprofundar discussões sobre os principais pressupostos teórico-metodológicos relacionados à Organização do Trabalho Pedagógico e recursos didáticos do processo de alfabetização.
  • Definir orientações para qualificação das ações de acompanhamento.
  • Orientar sobre a efetividade do diagnóstico de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática nas classes de alfabetização bem como, o planejamento de intervenções.
  • Aprofundar discussões sobre os Direitos de Aprendizagem em consonância com o PDAM e PDAL, ampliando para o 2º e 3º anos.
  • Compreender diferentes necessidades e elementos essenciais para a organização do ensino na alfabetização;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Dialogar sobre o histórico dos Métodos de Alfabetização, possibilitando a compreensão de algumas de suas especificidades.
  • Contribuir para a elaboração de estratégias de intervenções pedagógicas visando a aquisição significativa da escrita.
  • Compreender a importância da organização do trabalho pedagógico para o processo de ensino aprendizagem.
  • Refletir sobre a importância do planejamento e sistematização das atividades voltadas para o ensino de Geometria nos anos iniciais, bem como prover os professores de possibilidades de trabalho com esse campo da Matemática.
  • Conhecer a situação atual do Programa Pacto nos municípios, a partir das mudanças de governos locais, visando conhecer a continuidade/descontinuidade existente e encaminhar os processos formativos segundo demandas apresentadas.
  • Socializar as fichas de diagnóstico e de acompanhamento de Matemática e Língua Portuguesa, fazendo o estudo junto aos Direitos e Objetivos de Aprendizagem.
  • Elaborar estratégias formativas que contemple a elaboração de atividades voltadas para realização do diagnóstico da rede.
  • Revisar os tempos didáticos aplicados ao 1º, 2º e 3º anos, com planejamento da rotina e socialização dialogada/comentada.
  • Analisar e elencar critérios para a seleção e utilização de livros didáticos.

1º DIA - PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO

HORÁRIO

CONTEÚDO

ATIVIDADE

METODOLOGIA

RECUROS

7:30h

Aspectos interpessoais

Acolhimento de boas vindas aos professores alfabetizadores

O coordenador pedagógico entregará para cada alfabetizador um mimo com uma mensagem RECOMECE SEMPRE... Impresso em papel cartão com um chocolate.

Mensagem (Cartão impresso) e chocolate

7:45h

Dinâmica de reflexão

Relação interpessoal

Para que o dia comece com mais entusiasmo os coordenadores escolares e professores participaram de uma dinâmica: “O grande encontro das mãos”, primeiramente cada um receberá mãos recortados em papel cartão com cores diferenciadas: azuis, pretas, amarelas, brancas, vermelhas, verdes e rosas para simbolizar as cores das mãos depois em slide o coordenador irá narrar o texto “O grande encontro das mãos”, e os professores irão obedecendo aos comandos de acordo com o que for pedido na narração em relação cores das mãos.

Vídeo, fitas coloridas, musica “Roberto Carlos”

8:05h

Combinados

Diálogo com os professores alfabetizadores de algumas regras básicos para garantir as formações.

Conversar com os professores sobre a importância de seguir algumas regras, pedindo que faça sugestões de algumas ideias para não comprometer os encontros de formação. Em seguida expor algumas delas no cartaz de combinados.

Papel madeira o papel branco, piloto, etc

8:20

Visitas em sala de aula;

- Rede de experiência

O coordenador pedagógico comentará sobre a rede de experiências, de como será realizadas as visitas nas escolas, ressaltando alguns aspectos relevantes durante os acompanhamentos em sala de aula, avisando que para os próximos encontros serão convidados dois alfabetizadores ou um coordenador escolar para relatar suas vivências em sala de aula, através de fotos, vídeos, murais e trabalhos desenvolvidos no momento da rotina didática em sala de aula.

Slide com fotos

Data show

8:40h

Avaliação do encontro

 

Relato oral

O coordenador pedagógico mostrará que a cada encontro terá a devolutiva em slide das avaliações do encontro anterior feita por eles.

Data show

8:50h

Leitura Deleite

Leitura do texto “Ou isto ou aquilo”  de Cecilia Meireles

 

O coordenador pedagógico pedirá para algum dos professores ou coordenadores escolares para fazer a leitura deleite em slide com história “Ou isto ou aquilo”  de Cecilia Meireles

Data show

Slides com a história

9:05

Fundamentação  Teórica “Alfabetização e Letramento”

Apresentação em slide da  CONCEPÇÃO  DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos coordenadores escolares e professores alfabetizadores sobre concepção de alfabetização e letramento, o contexto histórico e apresentação do vídeo (salto para o futuro “Alfabetizar Letrando”) explorando e discutido sobre os dois conceitos: Alfabetizar/letrar: O que é alfabetizar?  O que é letrar? Fazendo uma abordagem sobre esses dois conceitos  através de slides com citações de teóricos que embasam o conteúdo;

Discutir sobre os objetivos para trabalhar com o letramento na sala de aula e práticas para o professor alfabetizar letrando;

Vídeo: Métodos de alfabetização Magda Soares Entrevista Canal Futura.

Data show

Vídeos

10:00

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

10:15

Organização Didática (Rotina Didática)

  • Tempo para gostar de ler
  • Roda de leitura e oralidade
  • Lendo e compreendendo
  • Aquisição da escrita
  • Escrevendo do seu jeito

Proposta Didática (apresentação do material)

Apresentação da em slide , usando a “Proposta Alfabetizar Letrando”

Apresentação do material do 1º ano (Proposta Didática para Alfabetizar Letrando PDAL, caderno de atividades do aluno, caderno de fichas, cartazes etc.).  Exploração feita pelo coordenador pedagógico em slide explicando passo a passo como acontece a organização didática dos cinco tempos para alfabetizar letrando (PDAL);

  • Tempo para gostar de ler- leitura de uma história Maria vai com as outrasSilvia Orthof
  • Roda de leitura e oralidade- apresentação do texto “Vombate, o bicho fofo que faz coco em cubos” com leitura coletiva fazendo questionamentos provocando discussões e a oralidade (comentário sobre como poderia ser trabalho esse tempo em sala de aula).  
  • Lendo e compreendendo- leitura e exploração do texto “Vombate, o bicho fofo que faz coco em cubos” com questões: Qual o nome do animal simpático que aparece no texto? Qual o animal que você gosta? Em que lugar ele vive? O que é mesmo ser fofo? Você  conhece alguém que é simpático? De que ele se alimenta? Etc, onde as perguntas deverá contribuir para a compreensão da leitura como prática social.
  • Aquisição da escrita- retirar do texto asa palavras VOMBATE –NATUREZA –CUBOS sugerir ao professor que levem aos alunos refletirem sobre: nome que tem mais letras. Quantas letras há em cada nome? A ordem das letras das palavras pode ser mudadas? Palavras diferentes podem compartilhar as mesmas letras? Depois fazer analise fonológica e estruturantes das mesmas palavras e de outras que surgirem.
  • Escrevendo do seu jeito- sugestão para o professor pedir aos alunos na sala de aula para preencher o texto lacunado ou escrever partes do texto que o aluno gostou;

Livro da proposta didática para  “alfabetizar letrando”

Data Show

Cartaz

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Livro do Professor  “ Proposta Didática para alfabetizar letrando”

11:00

Aprofundamento Teórico “A Consciência Fonológica e aprendizagem de leitura e escrita, em crianças em fase de alfabetização.”

Apresentação em slide  “ A Consciência Fonológica e aprendizagem de leitura e escrita, em crianças em fase de alfabetização.”

Levantamento prévio junto aos alfabetizadores, fazendo alguns questionamentos: O que vocês sabem sobre a Consciência Fonológica? Que atividades vocês trabalham na sala de aula para desenvolver a Consciência Fonológica? Por que é importante trabalhar a Consciência Fonológica? Fazendo a discussão coletivamente. Em seguida o coordenador fará exposição dialogada em slides sobre a importância da consciência fonológica no processo de construção da leitura e da escrita;

Entrega do texto sobre A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA e estudo do mesmo em grupo;

Socialização em plenária, sistematizando os pontos significativos;

Vídeo- “O  A B C do Sertão.” De Luiz Gonzaga.

Texto: A Consciência Fonológica

Livro da proposta didática para  “alfabetizar letrando”

Data Show

Cartaz

Fichas

12:00

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

13:00

-Aprofundamento Teórico “A aprendizagem de sistema da escrita alfabética.”

- Apresentação em slide   do módulo Ano 1 unidade 3  Sistema de Escrita Alfabética de Artur Gomes de Morais”.

Levantamento prévio junto aos alfabetizadores, fazendo alguns questionamentos: O SEA é um código ou um sistema notacional? Por que a escrita alfabética é um sistema notacional e não um código? Como trabalhar para o aluno apropriar do sistema de escrita alfabética?

Entrega de dois textos em forma de código e pedir para os professores analisarem, fazendo a seguinte pergunta: O que precisamos para realizar a leitura desses dois textos? Descobrir os códigos? Como?

Entrega do texto (do módulo Sistema de Escrita Alfabética e outra parte do livro de Artur Gomes de Morais “ A teoria da psicogênese da escrita: a escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo”.

Em grupo os alfabetizadores irão sinalizar os pontos significantes para discussão;

Socialização em plenária, sistematizando os pontos significativos;

Em seguida o orientador fará exposição dialogada em slides sobre PROPRIEDADES DE SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA QUE O APRENDIZ PRECISA RECONSTRUIR PARA SE TORNAR ALFABETIZADO.

Aprofundamento Teórico “A aprendizagem de sistema da escrita alfabética.”

14:00

Fundamentação  Teórica “HIPÓTESES DE ESCRITA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO E ANA TEREROSKY

Apresentação em slide da  HIPÓTESES DE ESCRITA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY

Analisar as contribuições da teoria da psicogênese da escrita para compreensão do processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética;

Levantamento dos conhecimentos prévios dos participantes sobre a psicogênese da língua escrita fazendo questionamento: O que se sabe sobre a psicogênese da língua escrita? E você consegue identificar em que nível da escrita os seus alunos estão? Fazendo a discussão coletivamente. Em seguida o coordenado pedagógico fará exposição dialogada de slides sobre as hipóteses de escrita e  de como fazer o teste da psicogênese com os alunos em sala de aula, onde o mesmo entregará um formulário para o professor com cada nível da escrita, onde eles farão o registro da aplicação do teste de cada aluno;

Entrega do texto sobre a hipóteses de escrita segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky e estudo do mesmo em grupo, identificando a mostra de escrita de crianças, enfatizando  a importância  dos agrupamentos coletivos dos alunos em sala de aula.

Oficina em 04 grupos: Análise das escritas: Exemplo de escrita de crianças, cada grupo irá analisar as diferentes produções escritas das crianças, considerando os níveis psicogenéticos (pré-silábico 1 e 2, silábico quantitativo e qualitativo, silábico-alfabético e Alfabético). Depois irão observar os jogos propostos pelo ceel e as marcas da atividade dos sujeitos na produção da linguagem escrita, por exemplo, estratégias de organização do texto em cadeia de letras; estratégias de utilização de palavras: estratégias de utilização do  alor somoro do nome da letra;observar atentamente a fase alfabética para propor intervenções relacionadas no contexto fonológico considerando os fonemas e as letras finalizando os membros do grupo irá sistematizar as possibilidades de intervenções nas escritas da crianças  

Socialização dos dados

Vídeo: Alfabetização - apropriação do sistema alfabético   Parte 1 (CEEL) com Artur Gomes de Morais , discussão e socialização do mesmo.

Fundamentação  Teórica “HIPÓTESES DE ESCRITA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO E ANA TEREROSKY

15:00

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

15:15

Consciência Fonológica

Analisar diferentes alternativas didáticas para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética com uso do livro didático de diferentes materiais distribuídos pelo MEC, identificando os objetivos a elas associados.

Será entre para o professor Analisar um texto “consciência Fonológica” onde eles com o livro didático e o PCN de língua portuguesa, farão analises das atividades de alfabetização do livro didático (PNLD), identificando os objetivos das atividades que possibilitem o desenvolvimento de habilidades fonológicas e se contempla os direitos de aprendizagem e quais?

Vídeo: Alfabetização - apropriação do sistema alfabético (CEEL) Parte 3, discussão e socialização do mesmo.

15:45 Até 16:30

Fichas diagnósticas de língua portuguesa

 

Estudos e análise das fichas

O orientador apresentará e Socializará as fichas de diagnóstico e de acompanhamento de Língua Portuguesa, para os alfabetizadores fazerem o estudo e análises junto aos Direitos e Objetivos de Aprendizagem. Depois os professores farão a divisão dos grupos para o planejamento da atividade para realizar o diagnóstico em sala de aula, na sequencia apresentarão esse diagnóstico onde o orientador irá digitar e enviar para os emails dos professores.

Apostilas com os direitos de aprendizagem e fichas diagnóstica.

2º Dia – PROPOSTA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAÇÃO EM MATEMÁTICA

HORÁRIO

CONTEÚDO

ATIVIDADE

METODOLOGIA

RECUROS

7:30h

Aspectos interpessoais

Acolhimento de boas vindas aos professores alfabetizadores

O coordenador pedagógico entregará para cada alfabetizador um mimo com a frase: RECOMEÇAR”.

Mensagem (Cartão impresso)

7:45

Vídeo motivacional

Assistir ao vídeo “Uma lição para a vida”

Será apresentado o vídeo “Uma lição para vida” para que todos reflitam e se sintam motivados para começarmos o dia com mais entusiasmo e força.

Data show

8:05h

Combinados

Diálogo com os professores alfabetizadores de algumas regras básicos para garantir as formações.

Retomar com os professores sobre a importância de seguir algumas regras, pedindo outras sugestões de algumas ideias para não comprometer os encontros de formação. Em seguida expor algumas delas no cartaz de combinados.

Papel madeira o papel branco, piloto, etc

8;20

Visitas em sala de aula;

- Rede de experiência

- O coordenador pedagógico fará uma breve retomada sobre a rede de experiências de como foi as visitas realizadas nas escolas, ressaltando alguns aspectos relevantes durante os acompanhamentos em sala de aula, lembrando que a cada encontro será convidado dois alfabetizadores para relatar suas vivências em sala de aula, através de fotos, vídeos, murais e trabalhos desenvolvidos no momento da rotina didática em sala de aula para o próximo encontro de formação, e que hoje será os(as) professores(as) que foi escolhida no encontro anterior.

Slide com fotos

Data show

8:40h

Avaliação do encontro

Relato oral

O coordenador pedagógico mostrará em slide uma síntese das avaliações do encontro do dia 14 de julho, feita pelos professores alfabetizadores e coordenadores escolares.

Data show

8:50

Propostas Didáticas alfabetizar em matemática (Planejamento) 

-Planejamento das rotinas

Planejar  um plano do 1º,  2º e 3º ano

Será apresentado aos coordenadores e professores o material da PDAM da proposta didática alfabetização em matemática, será entregue também uma ficha com os tempos didáticos aplicados ao 1º, 2º e 3º anos, com planejamento da rotina, todo material será explanado e discutido em slide entre todos os participantes.

Depois os membros serão dividido em grupos para planejamento da rotina do PDAM dentro dos tempos didáticos de acordo com o ano em que o professor atua com o livro didático.

-Livro didático  e PEDAM Proposta didática  

9:30

Reflexões Teóricas e Metodológicas

- Exposição dialogada e em slide da proposta do PDAM

 - Exposição dialogada da Proposta Didática da Alfabetização Matemática

Orientação aos coordenadores e professores: Com base no texto de apresentação que consta no Manual do Professor, suscitar questões, dúvidas e reflexões sobre a Proposta Didática da Alfabetização Matemática, a exemplo de:

- Vocês compreenderam a ideia da rotina semanal da “Proposta Didática da Alfabetização Matemática”?

- E o foco conceitual para cada dia?

- Quais os eixos de conhecimento matemático que se desenvolve a “Proposta Didática da Alfabetização Matemática”?

- Qual é a perspectiva do trabalho com o conceito de número a Proposta apresenta?

- Como a Proposta engloba os blocos de conteúdos dos PCN?

- Qual embasamento teórico é utilizado na Proposta?

Destacar: Como ocorreram os primeiros movimentos de implantação do Programa Alfabetização Matemática no Programa Pacto Estadual; A necessidade de planejamento do professor, a sensibilização sobre a necessidade de reflexão sobre o processo pedagógico e didático do ensino e da aprendizagem de conceitos matemáticos; Apresentação do kit do material com os cinco conjuntos de materiais (Manual do professor, Caderno do professor: jogos, fichas e montagens; Caderno de atividades do aluno; Caderno do aluno: jogos fichas e montagens; Cartazes).

- Manusear o material destacando algumas fichas do caderno para compreender como usá-lo em sala de aula. 

- Letramento matemático/blocos de conteúdos (números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma, tratamento da informação)

  • Slides
  • Manual do professor
  • Caderno de atividade do aluno
  • Caderno de fichas, cartelas e jogos do Professor e do Aluno
  • Kit do material 

10:00

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

10:15

- Leitura de deleite: “As três partes”.

- Leitura com  entonação

- A orientador fará a leitura em slides do texto - “Mário Marinheiro.” com música de fundo Caetano Veloso “Marinheiro”  os professores receberão um folha branca onde  irão fazendo dobraduras de acordo com o que vai acontecendo  na leitura. Em seguida discussão de como trabalhar essa história na sala de aula, dando outras leituras deleite como ideia, “As três partes” onde os professores com as figuras geométricas irão montar as gravuras de acordo com o texto. 

  • Data show

- Levantamento de hipóteses acerca da Geometria.

- Estudo dos textos  – Geometria

- Questionário em slide

- Estudo dos textos:

  • A Geometria e o Ciclo

De Alfabetização

  • Primeiros Elementos da Geometria

 Levantamento dos conhecimentos prévios:

  • O que significa Geometria para você?
  • Como você vivenciou a Geometria na escola?
  • Que Geometria você aprendeu?
  • Qual o papel da Geometria para você?
  • Como vocês trabalham com as crianças a geometria?

- Explanação dos objetivos dos textos que serão estudados feitos pelo orientador, elencando os pontos que norteará a discussão dos temas.

O orientador irá organizar 5 grupos para estudos dos textos: Dimensão, Semelhança e Forma; A Geometria E O Ciclo De Alfabetização e Primeiros Elementos Da Geometria

  • 1º grupo: A Geometria e o Ciclo De Alfabetização
  • 2º grupo: continuação, A Geometria e O Ciclo De Alfabetização
  • 3º grupo: Primeiros Elementos da Geometria
  • 4º grupo continuação Primeiros Elementos Da Geometria

Os professores se organizarão para socialização em plenária dos estudos

  • Data show

12:00

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

13:00

Direitos de Aprendizagem; PCN e PDAM

 

- Analise dos Direitos da Aprendizagem com a proposta PDAM

- Os professores irão fazer uma análise entre os direitos de aprendizagem em relação a geometria (contempla)  e onde os mesmos estão sendo garantidos na proposta Didática Alfabetização Matemática (PDAM)

  • Texto com todos os direitos de aprendizagem 1º, 2º e 3º ano
  • PDAM

14:00

Fichas diagnósticas de matemática

 

Estudos e análise das fichas

O coordenador pedagógico apresentará e Socializará as fichas de diagnóstico e de acompanhamento de Matemática, para os alfabetizadores fazerem o estudo e análises junto aos Direitos e Objetivos de Aprendizagem. Depois os professores farão a divisão dos grupos para o planejamento da atividade para realizar o diagnóstico em sala de aula, na sequencia apresentarão esse diagnóstico, onde o orientador irá digitar e enviar para os emails dos professores.

Apostilas com os direitos de aprendizagem e fichas diagnóstica.

15:00

Intervalo

Intervalo

Intervalo

Intervalo

15:15

- Texto: “o conceito de número”

Dinâmica

 

Levantamento prévio do conceito de número com dinâmica-

 - Distribuir o texto para cada alfabetizador , um papel que tenha escrito uma das palavras: medir, ordenar, quantificar, codificar, localizar. Depois de acomodar todos, solicite que se agrupem segundo a palavra que está escrita no papel que recebeu;

- Depois dê um tempo de 20 minutos para uma breve leitura do Texto 1, pelos alfabetizadores

- Em seguida solicite que cada grupo registre através de desenhos e palavras o que entendeu do sentido do número trabalhado na equipe e, na sequência, apresente para todos;

- Para finalizar a discussão apresentar os slides suscitando uma discussão sobre os diferentes sentidos do número;

Evidenciar os diferentes sentidos do número as quais se aponta o material da Alfabetização Matemática para desenvolver todo o trabalho;

Orientação ao alfabetizador: Leitura e discussão do Texto 1: “O Conceito de Número” – Fernanda Taxa (para casa)

-Socializar os pontos importantes do texto na próxima formação.

Texto: “o conceito de número” – desafios e conquistas para crianças e professores da Educação Infantil – Fernanda Taxa.

Tarjas com as palavras (medir, ordenar, quantificar, codificar, localizar)

16:20

Avaliação

Distribuição do instrumento de avaliação aos professores  alfabetizadores.

Preenchimento das perguntas atribuindo nota para aos itens.

  • Instrumento de avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (330.2 Kb)   docx (152.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com