TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática do planejamento figura nossa história desde muito cedo

Por:   •  23/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 5

1.Introdução

A prática do planejamento figura nossa história desde muito cedo. Todos os dias, nos deparamos com situações que exigem o ato de planejar, porém alguns fatores nos desconectam da necessidade eminente de praticá-lo já que fazem parte de nossa rotina. Porém, quando precisamos realizar atividades que não fazem parte da nossa rotina diária usamos fatores racionais para alcançar o que aspiramos.

O ato de planejar é uma pratica frequente no âmbito educacional, aquele que planeja livra-se de improvisações e estabelece parâmetros que tem como foco leva-lo a concretização de objetivos e conclusões mais sérias e definidas em relação à ação educativa e, consegue avaliar, com o decorrer de seu plano, se o procedimento está em conformidade ou não como previsto. “Planejar e avaliar andam de mãos dadas” (LIBÂNEO, 1992, p.221).

Partindo do destes princípios, o presente trabalho tem como foco estabelecer um Plano de Ação Pedagógica, considerando o resultado do desemprenho dos alunos na avaliação infantil – Provinha Brasil.

A produção de um plano não pode ser inerte, assim sendo, algumas alterações poderão ser realizadas no transcorrer do projeto, instigando a os envolvidos na comunidade escolar, dessa forma pode-se ser necessário promover espaços para discussões que viabilizem a construção em grupo do projeto educativo, bem como, conceber e equilibrar a atmosfera para que ela contribua para esse envolvimento. Dessa maneira, podemos inferir que o efeito prevalecente do plano de ação, não contrapõe possibilidades de retificações quando necessário, para edificar uma proposta dinâmica, eficaz e coerente.

2. Desenvolvimento

2.1. Avaliações externas em articulação com o trabalho pedagógico e a gestão do ensino

Podemos considerar a avaliação marco inicial que nos faz reconsiderar e melhor construir a ação pedagógica e a gestão educacional. As avaliações externas podem nos guarnecer de indicadores relevantes para repensarmos a cerca de promoção do oficio educativo dentro das escolas. É importante que os profissionais da instituição educadora entendam os dados sugeridos nos resultados em questão e possam refletir sobre eles, e que essa reflexão possa ir além e desmistifiquem o conceito de que é somente um método de controle, ou que sua incumbência é traçar rotas comparativas entre escolas e determinar a promoção ou retenção de alunos.

Essas avaliações pontuam em relação os resultados educativos de escolas com base no desempenho dos educandos em provas padronizadas que investigam se estes absorveram o que deveriam ter aprendido, permitindo hipóteses em relação ao trabalho educativo das unidades de ensino.

2.2. Perfil das condições socioeconômicas, culturais e ambientais da esola

Com base no questionário sugerido em nosso desafio fizemos o seguinte levantamento:

1- Condição socioeconômica dos estudantes.

a) Qual a escolaridade de seus pais?

Do total de 90 entrevistados uma parte considerável respondeu ter completado apenas o ensino médio, 45, destes 15 deles possuíam ensino superior, 30 não concluíram o ensino médio e 5 deles concluíram apenas o ensino fundamental.

b) Quais os bens que você possui em seu domicilio?

Do total de entrevistados 60 deles possuem casa própria, 15 residem na zona rurais sendo suas famílias proprietárias de pequena quantidade de terras ou são empregados, 20 não possuem casa própria e moram de aluguel ou com algum familiar. Apenas 40 deles possuem veículo automotor.

c) Quais os serviços públicos que atendem seu domicílio?

Estima-se que 98% da população echaporaense tenha acesso as a tratamento de esgoto e agua encanada, sendo assim pudemos inferir que todos os entrevistados tem acesso a este serviço básico, além dos serviços oferecidos pela rede pública de saúde, como Prorama de Saúde da Família entre outros.

3. Questionário do estudante.

Clima escolar e Práticas Pedagógicas

a) Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações:

Clima escolar

b) Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações:

Práticas Pedagógicas

3.1 Questionário do professor

Clima escolar, Gestão Democrática e Práticas Pedagógicas.

Em relação aos questionamentos com o corpo docente, todos os entrevistados foram enfáticos em concordar plenamente em todas as questões.

Relacionado ao clima escolar as perguntas foram:

a) Gosto de fazer parte da equipe desta escola.

b) O diretor é zeloso e exigente no cumprimento das regras.

c) Brigas e confusões, quando acontecem, são resolvidas na própria escola.

Quando nos referimos a gestão democrática indagamos aos entrevistados:

a) O planejamento anual das atividades é feito coletivamente.

b) O diretor desta escola tem por hábito consultar o Colegiado da Escola e ouvir as pessoas interessadas pelas questões da escola.

c) A equipe gestora informa e incentiva a informação aos pais sobre o desempenho dos estudantes.

Sobre as práticas pedagógicas:

a) Utilizo os resultados da avaliação para melhorar o que faço.

b) Atenho-me ao que está programado independente da turma.

c) Eu utilizo os resultados das avaliações para rever minha prática pedagógica.

3.2. Questionário do Diretor

Clima escolar e Gestão Democrática.

Em relação ao questionamento da Diretora, foi enfática em concordar muito quando questionada se os professores trabalham juntos e cooperam uns com os outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com