TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática psicomotora no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos

Por:   •  10/2/2020  •  Monografia  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]



AGRADECIMENTOS[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]


DEDICATÓRIA


RESUMO[pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16]

Este trabalho de conclusão tem por objetivo pesquisar as práticas psicomotoras que acontecem na educação infantil, mais precisamente no atendimento a crianças de 0 a 3 anos. Percebe-se atualmente que o trabalho psicomotor oferecido tem sido negligenciado muitas vezes por falta de formação adequada do profissional que atende. Uma hipótese que temos é que as práticas psicomotoras realizadas em algumas instituições sejam reducionistas e esvaziadas de intenção. Sabemos que a psicomotricidade tem uma importância fundamental no desenvolvimento infantil e para tanto é importante compreender o seu papel neste processo.


METODOLOGIA[pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20]

Para este trabalho utilizaremos a metodologia de pesquisa bibliográfica que constam em livros como A INFÂNCIA E A PSICOMOTRICIDADE de Fátima Alves, PSICOMOTRICIDADE CORPO AÇÃO E EMOÇÃO, COMO APLICAR A PSICOMOTRICIDADE também da mesma autora. Utilizaremos ainda livros de Celso Antunes EDUCAÇÃO INFANTIL: PRIORIDADE IMPRESCINDÍVEL, também analisaremos os estudos de WALLON acerca da afetividade e emoção.

Para compreender a relação entre o adulto e a criança estudaremos o livro de LA PIERRE.

Também será levado em consideração a experiência em sala de aula nos últimos dez anos, que contribuíram significativamente para a elaboração desta pesquisa.


SUMÁRIO

[pic 21]


INTRODUÇÃO        08

CAPÍTULO I

O que é psicomotricidade        11

CAPÍTULO II

A educação Infantil        22

CAPÍTULO III

Práticas psicomotoras no atendimento de 0 a 3 anos        29

CONCLUSÃO        36

BIBLIOGRAFIA        38

ÍNDICE                40

        


INTRODUÇÃO

O trabalho realizado na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento do aluno, portanto se faz necessário compreender que nesta etapa deve haver uma harmonização desta prática, nesse sentido atua a psicomotricidade, pois o corpo do aluno está ligado ao corpo da educadora ou educador.

Nota-se uma necessidade de buscar uma formação mais abrangente do profissional que atua na Educação Infantil, pois a psicomotricidade não é meramente atividades lúdicas, que apenas distraiam as crianças durante uma recreação, mas as atividades bem elaboradas e bem intencionadas são muito importantes para o desenvolvimento da criança.

Ao compreender o desenvolvimento da criança e de que maneira as atividades propostas podem contribuir para este desenvolvimento o profissional passa a adotar uma prática psicomotora promotora desse desenvolvimento.

Segundo Fátima Alves, a psicomotricidade é uma tríade o afetivo, cognitivo e motor estão intimamente ligados neste processo de desenvolvimento. Cabe ao educador buscar conhecimento afim de oferecer ao aluno um trabalho psicomotor que vá desenvolver esta tríade.

Nas palavras de Fátima Alves (2016) “a psicomotricidade é poder conscientizar-se dos movimentos corporais integrando a emoção e se expressando por meio dele”. (p.127) Nesse aspecto o desenvolvimento motor está ligado também ao emocional e a expressão desse corpo que se faz necessário através das atividades propostas pelo educador.

No primeiro capítulo deste trabalho pretendo discorrer sobre o que é psicomotricidade, sua importância na educação de crianças de 0 a 3 anos, as relações que se estabelecem entre educadores e educandos, os espaços de interações entre estes.

No segundo capítulo faz se necessário compreender o que é a Educação Infantil e qual a sua importância no processo educativo como um todo. Sabemos hoje que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, e, portanto de valor imprescindível na formação da criança. Precisamos compreender a relação entre psicomotricidade e Educação Infantil e qual o papel do educador nesse processo de aprendizagem e também no desenvolvimento psicomotor da criança.

No terceiro capítulo analisaremos as práticas psicomotoras que acontecem no atendimento de crianças de 0 a 3 anos. Percebe-se que atualmente existem escolas que ainda mantém o caráter mecanicista instalado na Educação Infantil, ignorando a Psicomotricidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental. (Alves, 145)

Compreende-se hoje que a psicomotricidade tem papel preponderante na formação plena da criança, é responsável pelo desenvolvimento pleno do ser em sua tríade (cognitivo, afetivo e motor), não existe o desenvolvimento de apenas um dos aspectos, mas dos aspectos em geral. Quando há uma falha neste processo, o todo fica comprometido.

Esta pesquisa tem a intenção de compreender as práticas psicomotoras que ocorrem e compreender também as relações entre psicomotricidade e desenvolvimento infantil.

 

CAPÍTULO I

O que é psicomotricidade

Segundo a definição do dicionário psicomotricidade é a integração das funções psíquicas e motoras em consequência da maturidade do sistema nervoso, no entanto podemos destacar outras definições mais abrangentes uma vez que a psicomotricidade pode ir além das funções psíquicas e motoras, precisamos também incluir as funções afetivas, que são muito importantes no funcionamento do corpo. Para Alves psicomotricidade é CORPO, AÇÃO E EMOÇÃO (2012).

Em seus estudos acerca da psicomotricidade Alves (2012) afirma que:

(...) é possível entender que a Psicomotricidade envolve toda a ação realizada pelo individuo que represente suas necessidades e permita sua relação como os demais. É a integração entre o psiquismo e a motricidade. (ALVES, 2012, p.18)

A psicomotricidade envolve não só o movimento propriamente dito, mas também a emoção trata-se de uma relação entre a criança e o educador, há um envolvimento entre eles, entre os corpos, além disso, percebemos que as emoções da criança vão contribuir diretamente no seu movimento, no seu motor e consequentemente no seu psiquismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com