TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A reciclagem no meio ambiente

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 9

A reciclagem no meio ambiente

*O que pretendemos conseguir com a cartilha?

Levar as pessoas a conhecer os processos e a importância da reciclagem para o meio ambiente e a população, pois os consumos desenfreados geraram no planeta uma mudança de mentalidade. É preciso cuidar do meio ambiente e o reaproveitamento se torna uma das formas de evitar danos mais severos. Sendo necessário pensar em alternativas e a reciclagem foi uma das saídas para evitar maiores problemas.

        Entre as vantagens de reciclagem podemos destacar: a redução de fontes naturais, que por muitas vezes não são renováveis, e a minimização de práticas nocivas no meio como a incineração ou aterros de produtos.

Órgãos responsáveis pela coleta e reciclagem de produtos.

A logística reserva, prevista na política nacional de resíduos sólidos (12.305/10) e em algumas resoluções CONAMA, também é importante e deve ser cobrado. Como? Faça seu papel de cidadão, ligando para os SACs ou associações dos produtos (Pneus Reciclanip, pet abinet, Papel abtcp, Vidro abvidro. E pergunte sobre a destinação correta das embalagens e dos produtos a serem descartados.

        O Conselho nacional do meio ambiente – CONAMA é o órgão consultivo e deliberativo do sistema nacional do meio ambiente – SISNAMA foi instituído pela lei 6.938/81, que dispõe sobre política nacional de meio ambiente, regulamentada pelo decreto 99.274/90.

O conselho é um colegiado representativo formado por cinco setores: órgãos federais, estaduais e municipais, setor empresarial e sociedade civil.

Compõem o plenário:

*O ministro de estado do meio ambiente, que presidirá;

*O secretário executivo do ministério do meio ambiente, que será o seu secretário executivo;

*Um representante do IBAMA;

*Um representante de cada região geográfica de cada País.

Qual a finalidade dar à:

  1. Papéis
  2. Vidros
  3. Plásticos
  4. Metal
  5. Pneu
  6. Óleo de cozinha;

Papéis

A reciclagem do papel apresenta muitas vantagens, como a preservação de recursos naturais, economia de água e energia e menor custo da matéria-prima. A manutenção das florestas naturais, com a redução de áreas reservadas ao plantio de espécies próprias para a produção de papel é um importante fator de manutenção do equilíbrio ecológico do planeta e redução dos poluentes atmosféricos. Por outro lado, a qualidade do papel produzido com aparas é inferior à do material produzido com matéria-prima virgem, desvantagem que tem sido paulatinamente solucionada, por conta das inovações tecnológicas.

Vidros

Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem do vidro, sem nenhuma perda de material. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e emitem resíduos menos particulados, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana, e aumentando a vida útil dos aterros sanitários. Além de geração de empregos e viabilidade econômica.

Plásticos

A reciclagem deste material acontece em três etapas básicas.

1 Recuperação- esta se inicia no momento do descarte e termina com a confecção do fardo, que se torna sucata propicia ao comércio.

2 Revalorização- esta etapa se inicia a partir da compra da sucata e fardos e finaliza na produção de matéria-prima reciclada.

3 Transformação- considerado final do processo de reciclagem, é a utilização da matéria-prima vinda das garrafas pet, após o consumo para a fabricação de inúmeras.

Pneus

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar sendo utilizado em veículos, ele deve ser deixado em um local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um ponto de coleta de pneus da prefeitura municipal.

        Neste processo de coleta a Reciclanip é responsável pelo o transporte de pneus a partir dos pontos de coleta até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final.

        Os mesmos são destinados à: fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras, pisos industriais, tapetes para automóveis, artefatos de borracha e asfalto de borracha.

Conclusão

Ao longo deste trabalho compreendemos que a reciclagem consiste na recuperação e transformação de qualquer desperdício.

O papel pode ser transformado em polpa e reprocessado em papel reciclado, cartões e outros produtos. O vidro pode ser triturado e utilizado para substituir a areia na construção civil, no betão ou no asfalto, ou pode ser refundido e utilizado no fabrico de novos materiais de vidro. Determinados plásticos podem ser refundidos e com eles fabricarem-se placas sintéticas. Estas placas, não sendo biodegradáveis, podem utilizar-se em vedações, sinalizações, estaleiros, etc. Os metais podem ser refundidos e reutilizados. Reciclar o alumínio pode poupar cerca de 90% da energia gasta para fazer o mesmo objeto com alumínio proveniente da blenda (minério de alumínio). Restos de alimentos e desperdícios caseiros (gorduras, folhas, etc.) podem ser transformados por compostagem para produzir adubos. Os produtos têxteis podem ser reciclados em adubos para utilizar na agricultura. Pneus velhos podem ser fundidos ou triturados e transformados em numerosos produtos.

Com a crescente consciência ecológica das populações, este sistema está a ganhar a adesão de muitas comunidades, onde são distribuídos contentores para plástico, metal, vidro, papel, etc. O abandono conjunto destes materiais implica uma prévia seleção antes da sua distribuição às diferentes indústrias.

Devemos ter o senso de uma boa educação ambiental, cuidar do nosso planeta mantendo ele limpo e sabendo como reciclar esses produtos que mais agridem a natureza aprendo com essa cartilha um pouco sobre cada e como é prejudicial, esperamos obter um resultado de melhoria a nossa volta que não só uma, mas varias pessoas se conscientize e faça o melhor para que no futuro tenhamos ainda um planeta habitável que se possa conseguir progredir e não destruir mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com