TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relevancia das artes

Por:   •  29/4/2016  •  Dissertação  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A arte no desenvolvimento infantil visa a capacidade da criança de criar e produzir segundo suas habilidades e seu olhar do mundo, pois desenvolve uma conscientização e valorização do ser humano, não pelo seu valor econômico ou material mas sim como pessoa, capaz de criar e recriar, dando valor à sua existência, seu poder de estar e ser no mundo

Através da arte a criança é capaz de desenvolver a imaginação e sua percepção, desenvolver seu lado crítico, além de contribuir para que ocorra o estímulo, criando mundos possíveis, novas possibilidades de ser e sentir-se.

A arte leva a conhecer aquilo que várias vezes não se tem oportunidade de experiência da vida, experiências tais que podem ser vividas no teatro, cinema e outros.São ocasiões que envolvem sentimentos e que não são acessíveis no cotidiano, levando às bases para que se possa compreendê-las.

A ARTE E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Por volta dos dois anos de idade a criança começa a desenhar, pois neste período ela inicia as suas garatujas, ou seja, quando manifesta de forma escrita,corporal ou sonora o que conseguiu “pesquisar” no ambiente. A criança dá mais valor ao material utilizado e ao processo do que o resultado final. E ao fazer garatujas ela faz rabiscos, linhas verticais, horizontais e inclinados até notar que pode usar a linha curva para fazer círculos.

A criança deve ser muito encorajada e incentivada à garatujar pois é o primeiro passo de expressão gráfica para depois chegar a escrita. Pais e professores devem deixar a criança livre para se expressar e não ter comentários negativos e nem apressa-la para avançar do estágio das garatujas, pois quando a criança é reprimida fica com medo de se arriscar e de se expressar.

Entre os quatro e sete anos, a criança descobre que tudo tem um nome , um significado e um por quê, os desenhos e rabiscos vão tomando formas e tornando letras e aí ela descobre a diferença entre letras e números.

Um dos primeiros símbolos que inicia nesta fase é a figura humana e também não se preocupa em ter uma lógica no papel, os desenhos são dispostos de forma aleatória pois podem aparecer em qualquer lugar no papel, pois a criança faz desenhos da forma que ela compreende e não de acordo com a realidade e age desta forma com as cores também, ela pode pintar um gato de rosa ou azul, porque ela se importa com o afetivo que a cor proporciona e não com o aspecto visual.

Nesta fase as figuras humanas vão sendo enriquecidas com orelhas, olhos com cílios e com as massinhas de modelar e argila as crianças também mostrará evolução e as figuras vão deixando de ser apoiadas em superfícies e passará com o tempo a fazer figuras em pé, com largura, comprimento e altura.

Através das aulas de artes, o aluno poderá ser estimulado à inventar,investigar, explorar e mesmo com certos erros ele não terá medo de mostrar sua criatividade.

Quando está sendo alfabetizado por volta dos sete anos, que registrar tudo o que inventou e descobriu, “ as soluções gráficas que encontra, a invenção de novas relações, são algumas das peripécias criativas que a criança vai produzindo para registrar o que vê, sabe.intui e imagina” (Martins,Picosque e Guerra, 1998, p.110).

Por volta dos nove e dez anos a criança entra na fase do “eu não sei desenhar” e o professor precisa estar atendo com a autocrítica da criança e procurar mostrar outras maneiras de representação através de observação de obras ou figuras para enriquecer o seu repertório, podendo discutir individualmente ou em grupo outras formas de representação.

Nesta fase também começa a ter interesse por trabalhos em grupo, em todas as formas artísticas ( dança,musica teatro e artes visuais).

A cada fase a criança vai desenvolvendo mais sua autonomia e criatividade e deste modo mais facilidade de se expressar e se comunicar com o mundo.

Quando chega entre nove e doze anos começa a deixar de ser criança e começa a tornar-se adolescente, nesta fase sente a necessidade de estar em grupo, nota que faz parte da sociedade e está mais autônomo e crítico, e essa necessidade não deverá ser reprimida porque cada adolescente se expressa de uma forma particular e podemos dizer que nesta fase a autonomia do adolescente está sendo desenvolvida, a sua busca pela própria identidade e poética pessoal, se reflete diretamente em sua expressão artística.

A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE CÊNICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O trabalho com teatro em uma instituição escolar tem uma importância fundamental na educação: o aluno aprende a se socializar, improvisar, desenvolve a coordenação, criatividade, memorização, oralidade, leitura pesquisa, expressão corporal, vocabulário, habilidades para artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurinos e montagem de cenário), trabalha os sentimentos, emocional, cidadania, ética, religiosidade, interdisciplinariedade, propicia o contato com obras clássicas, reportagens, fábulas etc.E com tudo isso faz com que o professor perceba o desenvolvimento de cada aluno e suas dificuldades individual ou em grupo oportunizando o desenvolvimento pedagógico. Conforme Reverbel (1997) ” o objetivo da escola não é ter um aluno-ator,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com