TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA ARTE

Por:   •  25/2/2020  •  Artigo  •  4.486 Palavras (18 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 18

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

                                                                               

VINICIUS BORGES JARDIM

A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA ARTE

CRUZ ALTA / RS

2020


GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

VINICIUS BORGES JARDIM

A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA ARTE

[pic 2]

     

                                       

CRUZ ALTA/ RS

2020

A RELEVÂNCIA DO ENSINO DA ARTE

Vinicius Borges Jardim[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO – A educação é uma poderosa ferramenta que contribui para a construção, para a formação e para a transformação do indivíduo. A arte, em suas mais variadas formas, reflete de modo ilustre no contexto social e educacional, permitindo que o indivíduo veja e sinta coisas que sem a referida disciplina, não seria possível. O presente estudo tem por finalidade apresentar a relevância do ensino da arte e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada em consultas a livros, artigos publicados e legislação acerca da temática abordada. Constatou-se que embora o avanço ocorrido ainda são necessárias ações que venham evidenciar a relevância e a necessidade do ensino de arte para os alunos, de modo a enfatizar sua relevância para a formação de um bom cidadão.

PALAVRAS-CHAVE: Arte. Ensino. Aprendizagem. Educação.  


  1. INTRODUÇÃO

 

A terminologia “arte” vem ganhando novas modificações com o passar do tempo, por meio das formas perceptíveis e prazerosas que se pode compreendê-la. A arte é caracterizada como um conjunto de sensações que possibilita maior interação sociocultural, introduzindo novos comportamentos, relações e ideias no seio da sociedade.

Através da Lei de Diretrizes e Bases Educacionais – Lei nº 5.692/71, o ensino da arte tornou-se obrigatório, sendo denominado como Educação Artística na Educação Básica, conforme a nomenclatura da própria lei, sendo que sua obrigatoriedade se dá no primeiro e no segundo grau de ensino. O marco histórico no processo de conquista da relevância da arte na educação se deu somente no ano de 1996, com a LDB do mesmo ano, que manifestou diversos avanços principalmente para os profissionais da área educacional.

Cabe ressaltar que a arte é uma ferramenta de diálogo com a realidade e a transformação do cotidiano. O mundo encontra-se cheio de imagens, as quais são utilizadas em diferentes contextos com diversos objetivos e sentidos. Cabe a arte o papel de ensinar aos indivíduos como interpretar e utilizar essas ferramentas, bem como, compreender em sua essência.

A arte tem uma função educativa, pois permite ao aluno apreciar a beleza do mundo, promovendo confianças em suas próprias habilidades, bem como contribui para o seu desenvolvimento pleno como cidadão, despertando o diálogo e possibilitando a construção de ideias.

Sendo assim, o presente trabalho tem como finalidade demonstrar a importância do ensino da arte, demonstrando seu processo histórico até os dias atuais e suas principais finalidades na vida do indivíduo. A revisão bibliográfica permitiu o alcance do objetivo, mediante a consulta em livros, artigos e legislação acerca da temática abordada.

  1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS ACERCA DA ARTE

A palavra “arte” é utilizada de forma ampla em face dos mais diversos sentidos e objetivos. A sociedade pós-moderna tem utilizado-a de forma exagerada, colocando a arte em um pedestal, como sendo a “arte de viver”, a “arte de ser feliz”, haja vista que a arte em casos como esses, representa algo quase que inatingível, de difícil realização, dependendo de certa técnica e de um pouco de sorte, vinda de um talento individual. Ocorre que, essa mesma sociedade valoriza e coloca a arte em um espaço privilegiado, como sendo a arte para poucos e algo raro, afogado pela lógica de uma sociedade de consumo e pelas normativas do mercado. Em contrapartida, de certa forma, as pessoas em geral não valorizam a arte como sendo algo essencial para a sobrevivência ou à vida humana, e tais elementos são escancarados na realidade escolar. No âmbito escolar, a arte é muitas das vezes deixada como elemento secundário, menos favorecido que as demais disciplinas. (PAREYSON, 1989)

Para Coli (1998), a arte é a atividade relacionada com manifestações de ordem estética, realizada por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o intuito de estimular o interesse de consciência em um ou mais espectadores, e ressaltar que cada obra de arte possui um determinado significado único e diferente.

De acordo com Justino (2000), há certa dificuldade em se obter um consenso acerca da definição de arte, e várias definições foram e são constantemente criadas acompanhando as mudanças da sociedade e suas inovações quanto a concepção de homem e de mundo. Há ainda outro elemento importante: a arte deve ser compreendida como arte do seu tempo, dentro de um determinado contexto e fazendo parte das possibilidades e situações tornadas reais em razão dos elementos que a moldam em determinado momento. Um exemplo disso é o fato de que não há como separar a arte da tecnologia, uma vez que afirma-se que a arte foi influenciada pela descoberta dos processos fotográficos de imagens, descoberta essa que causou grande revolução no campo da arte, nos seus sentidos e em seus paradigmas, pois ao invés de deixar as pessoas a horas posando a fio, passou-se em instantes obter o retrato fiel da realidade através da fotografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (268.7 Kb)   docx (166.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com