TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética, cidadania e meio ambiente

Por:   •  3/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 8

ÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Conscientização, Sociedade e Natureza.

RESUMO

Meu objetivo neste texto é estabelecer conexões entre a ética e a educação ambiental voltada na conscientização integrada na sociedade-natureza onde o meio que vivemos possa interagir com uma consciência mais ética, buscando sempre um equilíbrio com meio ambiente, onde a filosofia proporciona uma possibilidade de reflexão e de conscientização acerca da problemática existencial e ambiental. Ressaltando o ponto de vista da ética antropocêntrica e ética ecocêntrica, sendo necessário uma conscientização sobre os conceitos de ética, onde o princípio ambiental abranja parâmetros como um agir ético responsável.

Palavras-chave: Educação Ambiental, ética, conscientização.

ABSTRACT

My goal in this text is to establish connections between ethics and environmental education focused on integrated awareness in society-nature where the medium that we live can interact with a more ethical consciousness, always seeking a balance with the environment, where the philosophy provides a possibility of reflection and awareness about the existential and environmental problems. Underscoring the point of view of anthropocentric ethic and ethics, a common awareness of the concepts of ethics, where the environmental principle covers parameters such as an ethical act responsible.

Keywords: environmental education, ethics, awareness.


  1. INTRODUÇÃO

       A educação ambiental está presente na vida dos seres desde o início de sua existência na Terra, pois, para sua sobrevivência era imprescindível o homem saber relacionar-se com o meio ambiente. De acordo com Donella Meadows (1996) “desde o primeiro o momento em que os seres humanos começaram a interagir com o mundo ao seu redor, e ensinaram seus filhos a fazerem o mesmo, estava havendo educação e educação ambiental”. Educação Ambiental um eixo transversal, pois deve ser trabalhado de modo multi, inter, ou até transdisciplinar, pois o meio ambiente engloba a vida e tudo o que gira em seu entorno. Em tempos atuais é preciso de uma ética mais formal sobre a conscientização da população quanto aos danos sofridos pela natureza. Toda estrutura de uma sociedade depende da natureza e o homem moderno tem consciência disso, apesar das suas ações não condizerem com seus conhecimentos. Para que essa conscientização ocorra é preciso uma melhor integração sociedade-natureza voltada para uma ética moral onde o meio que vivemos possa interagir com uma consciência mais ética.

       É fundamental e urgente analisarmos a relação do homem com a natureza no seu processo histórico, bem como sua relação ética com o meio em que vivemos. A Filosofia além de possibilitar argumentos necessários, proporciona uma possibilidade de reflexão e de conscientização acerca da problemática existencial e ambiental. A questão considerada essencial nesse momento seria por uma ética que repense os princípios e os problemas de nosso tempo, uma ética de responsabilidade no qual tenha um fator decisivo para a nossa mudança de pensamento e atitude perante as necessidades emergentes.

       É importantíssimo que nós enquanto pessoa pare e pense sobre e a reflexão de (JONAS, 1995, p.17), que diz: O quanto a ética tem a ver com atos que têm um alcance causal incomparável em direção ao futuro, e que são acompanhados de um saber de previsão que, independentemente do seu caráter incompleto, vai muito além, ele também, do que se conhecia antigamente. É preciso acrescentar à simples ordem de grandeza das ações a longo termo, frequentemente a sua irreversibilidade. Tudo isso coloca a responsabilidade no centro da ética, inclusive os horizontes de espaço e tempo que correspondem aos das ações.

       Vale ressaltar aqui que não podemos nos esquecer de que o homem “é natureza e não apenas parte dela” (GUIMARÃES, 1995, p. 53). É preciso que o homem compreenda seu lugar dentro do meio ambiente para que possa efetivamente construir um conceito real de Educação Ambiental, sem incorrer no erro de achar que é superior à natureza – ou ter uma visão pessimista de que a existência do ser humano acabará por destruí-lo (GUIMARÃES, 1995).

       Devemos ter em mente que a Educação Ambiental é aquela que articula a discursão da relação entre o ser humano e a natureza, e aquela que nos propicia um pensamento que promove as mudanças na sociedade, promovendo o desenvolvimento de hábitos e atitudes sadios de conservação, preservando e respeitando a natureza melhorando a qualidade de vida do ambiente.

  1. DESENVOLVIMENTO

       A educação Ambiental vem contribuir em um processo interativo participativo e crítico para o surgimento de uma nova ética, e está vinculada e condicionada à mudança de valores, atitudes e práticas individuais e coletivas. Para que possamos viver e sentir a construção deste processo, é preciso que a sociedade resgate o pressuposto fundamental da Educação Ambiental: integração entre as partes, formando um todo, em interação constante Homem-Ambiente (DIAS, 2003).

       A partir daí nós precisamos estar atentos aos Princípios Básicos em Educação Ambiental (baseado e adaptado de Brasil, 1999 e Dias, 2003).

• Constituir um Processo contínuo e permanente, através de todas as fases do ensino formal e não formal;

• Examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional, de modo que os educandos se identifiquem com as condições ambientais de outras regiões geográficas;

• Utilizar diversos ambientes educativos e uma ampla gama de métodos para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, acentuando devidamente as atividades prática e as experiências pessoais.

       Segundo Tristão (2005), a Ética Ambiental não se sustenta em uma Ética Antropocêntrica e Individualista decorrente de uma concepção dissociativa de sujeito e objeto, de natureza e cultura e outras tantas dualidades que impregnam os campos do sentido do pensamento moderno. Esse movimento de ideias que vem se expressando em práticas sociais, tentando criar novas sensibilidades e racionalidades, manifesta-se em uma outra ética e em algumas tendências do Ambientalismo que, desde os anos de 1970, exerceram influências diretas sobre a Educação Ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com