TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS – RUBEM ALVES”

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

REFLEXÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS – RUBEM ALVES”

LIMEIRA / SP

2017


BEATRIZ SALMISTRARO RA: D32AHI0

GABRIELA CRISTINA RA: D200HJ9

ROSE LAURA DA SILVA MIRANDA RA: D47BBI4

THAIS LOPES TIRAPELLI RA: D282433

VANESSA SERTORIO RA:

REFLEXÃO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS – RUBEM ALVES”

Trabalho apresentado a disciplina

 de Psicologia do Desenvolvimento e

Teorias da Aprendizagem

 para complementação da avaliação

 do segundo semestre.

                                                   

Orientadora: Prof.ª Liliane Inglez.

LIMEIRA / SP

2017

SUMÁRIO

  1. Introdução...........................................................................................1
  2. Resenha do livro (Pinóquio às avessas) ............................................2
  3. Reflexão do livro e das abordagens humanista, comportamental e humanista............................................................................................3
  4. Conclusão...........................................................................................4
  5. Referências bibliográficas...................................................................5

EPÍGRAFE

“Sou o intervalo do meu desejo e daquilo que os desejos dos outros fizeram de mim” (Fernando Pessoa).

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se do livro Pinóquio ás avessas do autor brasileiro Rubem Alves. A proposta deste trabalho é relacionar o livro aos estudos de abordagens que obtivemos em sala, sendo eles: Tradicional, Comportamental e humanista, dirigida pela Prof.ª Liliane Inglez.

O livro conta a estória “avessa” do clássico Pinóquio que é um boneco de madeira que ganha a vida, mais o seu sonho é se tornar um menino. Rubem Alves tem o propósito de criar essa aversão, pois entende-se que as crianças, só viram meninos/ meninas de verdade depois de irem para a escola. E se não forem para a escola serão jumentos, com rabos e orelhas de burro

1

  1. RESENHA DO LIVRO

Felipe é uma criança que adora pássaros, cheia de dúvidas e com uma vontade de saber as repostas para todas elas. E seus pais forçavam a ideia de que ir para escola seria a solução e todas as suas perguntas seriam respondias, e mais, que quem não fosse a escola se tornaria burro como diz a história do Pinóquio.

E que todos os ensinamentos que ele teve antes da escola não seria de utilidade, pois só quando ele começasse a frequentar e escola seria o momento de obter conhecimentos e suas notas deveriam ser boas, para que ele se tornasse alguém na vida.

Quando chegou o momento do menino Felipe ir para a escola, ele se deparou com um “mundo” totalmente diferente de seus sonhos, na escola ele não podia falar, não podia correr e muito menos brincar.

Felipe cresce, e se torna um adulto bem-sucedido, mais leva com ele a dúvida de saber o nome do pássaro azul, o qual ele sempre quis saber desde quando era pequeno, e em um sonho uma fada fala o nome do pássaro, e então já na velhice ele consegue ser feliz.

2

  1. REFLEXÃO DO LIVRO E AS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA.

O livro conta a história de um menino chamado Felipe, que é muito inteligente e curioso, e tinha um sonho de ser cuidador de pássaros.

O autor fez uma crítica do livro a forma de educar uma criança, tanto pelos pais quanto pela escola. Alves, defende a ideia de que os professores dentro das escolas devem causar em seus alunos o espanto, provocar a curiosidade deles, que faça com que eles façam perguntas e não se cale com elas.

No livro notamos, que os pais do menino dizem que na escola ele seria gente grande verdade, e que todas as suas dúvidas seriam tiradas finalmente, foi quando Felipe cria muitas expectativas em relação a escola. Ao analisar as propostas pedagógicas, na maioria das escolas tradicionais, transformam crianças de “carne e osso” em “pre fabricados”, que significa seguir uma grande grade estudantil, mais não devem sonhar e terem ideias expostas, pois a grade deve ser seguida sem nenhuma intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com