TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psicologia Pinóquio as Avessas Rubem Alves

Por:   •  14/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

APRESENTAÇÃO DO RESUMO DA OBRA

           No livro “Pinóquio ás avessas” do autor Ruben Alves, é contada a história baseada no famoso boneco de madeira que queria se transformar em humano. O objetivo desta obra nos traz uma reflexão e um aprendizado sobre as diversas formas de abordagem nas escolas. Abordagens essas que trazem motivos para articularmos e discutimos sobre tais abordagem que são bem explicitas no livro, O presente trabalho consiste nas abordagens pedagógicas de ensino, sendo tradicional, comportamental e humanista. A obra conta a história de Felipe, um garotinho sonhador e inteligente e muito curioso. Felipe era uma criança como outra qualquer que queria ser cuidador de pássaros quando crescesse, e tinha muitas perguntas sem respostas concretas. Sempre indagava seus pais sobre tudo e sempre obtinha a mesma resposta, de que na escola ele iria tirar todas as suas dúvidas. E quando o grande dia chegou que finalmente ia sanar todas as questões que rodeavam sua cabeça, ele se deparou com uma realidade bem diferente do que seus pais tinham colocado em sua mente.

            Desde o primeiro momento em sua trajetória na escola, nada do que ele sabia servia para alguma coisa. Sua inteligência naquele lugar que era para ser onde ele ia criar, ousar, pensar e realizar ficou sufocado dentro dele. Felipe tinha uma curiosidade especial por pássaros, principalmente o “pássaro azul que gostava de mamão”, mas ali não se podia fazer nada com aquele desejo incessante de conhecer mais sobre isso. Uma escola onde era adotada totalmente a abordagem tradicional e comportamental, onde cada passo dado pelo aluno era supervisionado e a sua criatividade era guardada para si mesmo e onde o sonho se perdia nas matérias de Português, Matemática, ciência etc. que o que valia mais era as suas boas notas para passar de ano. Mas Felipe não podia desperdiçar o esforço e a confiança que seus pais haviam depositado nele. Em uma cultura totalmente capitalista e onde os sonhos de muita gente é enterrado na esperança de ser bem-sucedido profissionalmente e financeiramente, deturpa a ideia de viver emocionalmente “feliz”.

CONCLUSÃO

            Concluímos e aprendemos através nesta obra do  livro “Pinóquio ás avessas” , que se  esclarece perfeitamente as principais características e possíveis consequências da abordagem do ensino tradicional, que a melhor forma de se ensinar e usando  vários tipos de   didática não apenas só um método de ensino mais sim vários,  pois existem diversos tipos de crianças  com aprendizados diferentes nenhum consegui evoluir da mesma  maneira do outro e todos  tem seus  valores e sonhos diferentes , e nem sempre o que nos traz satisfação e oque e ensinado nas escolas tradicionais. Podemos concluir nessa crítica que se possa ter escolas onde sejam consideradas a capacidade individual da criança e o seu potencial de criatividade.

             Deve-se ter um cuidado especial com cada criança, pois além de serem o futuro do nosso país, são os futuros adultos e que possam ser reflexivos através de uma educação baseada no conhecimento de cada um. Embora seja importante ressaltar que a ideia de uma abordagem tradicional seja necessária, o Autor nos leva a refletir que é de extrema importância que seja adotada também a abordagem construtivista, para que assim a individualidade do aluno seja respeitada, seguindo sim um roteiro de normas adotadas pela escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com