TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORAGENS DO ENSINO - PIQUINOQUI AS AVESSAS

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

PEDAGOGIA

TRABALHO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: TEORIAS DE APRENDIZAGEM

CAMPINAS – SP

2015

                       

TRABALHO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Trabalho reflexivo sobre o livro     Pinóquio as avessas com as abordagens: Tradicional, comportamental e Humanista, na Universidade Paulista-UNIP.

.......................................

Professor (a): Adriana Emília Heitmann Gonçalves Teixeira Fontes

CAMPINAS – SP

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Abordagem Tradicional
  3. Abordagem Comportamental
  4. Abordagem Humanista
  5. Considerações finais
  6. Referencias

INTRODUÇÃO

Discutir as diferentes abordagens do processo de ensino aprendizagem parece ser uma tarefa fácil, mas se engana quem pensa assim, pois conhecer é uma coisa, e outra coisa bem diferente é saber encaixar de forma adequada de modo que esses processos venham agir de forma positiva. Como diz Paulo Freire; “ensinar não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, ou seja, para ensinar algo não é somente necessário conhecer os conteúdos, mas ensiná-lo de forma que se construam conhecimentos para a vida.

Essas abordagens procuram compreender o processo de ensino e aprendizagem, elas são de extrema importância, pois auxilia o professor, a escola resumindo, o meio acadêmico em si. Ensinar e aprender deveriam ser uma regra estabelecida para ser cumprida, pois somente assim se ensinaria de acordo com o nível de aprendizagem de cada um.

O presente trabalho é um resumo do livro Pinóquio às avessas de Rubens Alves em conjunto com três abordagens do processo de ensino-aprendizagem: abordagem tradicional, abordagem comportamental e abordagem humanista, representadas respectivamente por George Sniders, Burrhus Frederic Skinner e Carl Rogers.

         O objetivo proposto é que através desses resumos venhamos a compreender de forma progressiva o ideal de cada abordagem em relação ao campo educacional e não somente isso, mas aprender de forma significativa, pois o que é aprendido dessa forma, formará também pessoas que ensinarão assim.

        Este trabalho está dividido em três partes todas apresentando o resumo do livro Pinóquio às avessas, na primeira parte com a abordagem tradicional, a segunda com a abordagem comportamental e a terceira com a abordagem humanista.

        Para a elaboração do trabalho foram utilizados: aulas, vídeos, filme e leitura de livros referentes ao assunto proposto e a leitura do livro Pinóquio às avessas.

ABORDAGEM TRADICIONAL

O Livro Pinóquio ás avessas conta a história de um garoto muito curioso, que queria conhecer tudo aquilo que era de seu interesse. Desde pequeno, muitas dúvidas e curiosidade o menino tinha e tudo perguntava aos pais, que sempre respondiam as perguntas da maneira que achavam mais coerentes, e o que não sabiam responder falavam para o garoto que ele aprenderia na escola. Mesmo pequeno o pai de Felipe já lhe orientava de como seria sua vida adulta, e como o menino devia proceder para que fosse ‘alguém na vida’.

Felipe entra para a escola e lá não é muito como o esperado por ele, mas com o tempo vai se adequando aos padrões que deve seguir.

O livro se dá na abordagem tradicional, tanto em relação aos pais do menino, quanto em relação á escola que Felipe estuda.

Esta abordagem de ensino tem como fundamento a transmissão de conhecimentos, é uma abordagem rígida e centrada no professor, o aluno é o sujeito passivo do processo de ensino aprendizagem, existem padrões de comportamentos que devem ser respeitados. O aluno é um adulto em miniatura, uma tabula rasa. O professor segue exatamente aquilo que lhe é ordenado sem sair do programa escolar, o aluno é o agente ouvinte: não questiona, não dá ideias, não faz interversões apenas ouve aquilo que lhe é passado pelo professor. O objetivo de ensino geralmente está relacionado aos valores culturais ao qual o sujeito está inserido, o sujeito não tem liberdade de criação, valoriza-se uma visão individualista do processo de educação.

E é desta forma que Felipe foi criado e que aprendeu todas as coisas. O menino cresce, entra para a faculdade, se torna um homem, bem sucedido, que sabe seguir muito bem as regras, sabe ouvir muito bem, sabe seguir aquilo que lhe é proposto sem questionar ou querer inovar, porém alguns sonhos e algumas dúvidas que tinha quando criança carrega consigo até o presente momento.

ABORDAGEM HUMANISTA

A Abordagem Humanista tem como centro o aluno. Ela dá a este aluno a liberdade da autodescoberta e da autodeterminação. Nesta abordagem, o professor deve aceitar o aluno como ele é, compreender seus sentimentos e considerar o conhecimento que o aluno traz dentro dele. Nela, o professor deve ter empatia, compreensão e estimular a confiança no aluno.

O livro "Pinóquio as Avessas" retrata de forma muito delicada e pertinente,
a vida de um garotinho chamado Felipe.
Felipe é uma criança muito esperta e cheia de curiosidades; mas que possui
pais que não estimulam o aprendizado livre nele. O pai dele acredita que o único
aprendizado que vale, é aquele adquirido na escola. Ele crê que a escola vai transformar
seu filho em alguém que entrará na universidade, que depois vai ser inserido no mercado de trabalho, que depois ficará rico e que finalmente "será alguém na vida". 
Felipe acaba entrando em uma escola de Abordagem Tradicional, escola esta que poda
sua curiosidade, seu interesse extraclasse. Onde os professores respondem apenas as perguntas que são relativas às matérias que dão aula. Quando Felipe pergunta qual o nome do pássaro azul e a professora lhe diz que "os nomes dos pássaros não estão no programa de português", certamente esta professora não aplicou uma Abordagem Humanista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com