TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ABORDAGENS DE ENSINO RELACIONADAS COM “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

INTRODUÇÃO

METODOLOGIAS

1. Abordagem Tradicional

2. Abordagem Comportamentalista

3. Abordagem Humanista

AS ABORDAGENS DE ENSINO RELACIONADAS COM “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”.

1. Abordagem Tradicional

2. Abordagem Comportamentalista

3. Abordagem Humanista

CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

O livro “Pinóquio às Avessas”, de Rubem Alves, narra a estória de Felipe, um garoto alegre, e muito curioso, cheio de perguntas sobre os mais diversos assuntos. No livro o pai de Felipe conta o conto de Pinóquio, onde Gepeto fabrica um boneco de madeira que precisa ir à escola para ser um menino de verdade, senão lhe cresceriam orelhas e rabo de burro, ele explica a Felipe que é preciso ir à escola para ser gente de verdade, o menino se sente ansioso para ir à escola pois acredita que os professores terão respostas para suas perguntas.

Porém, no livro, o que acontece é o inverso, pois no começo o menino é uma criança “de verdade”, curiosa, com muitos interesses, mas aos poucos vai se tornando “de madeira”, pode-se entender isso na parte em que o protagonista sonha com o frigorífico, com longas esteiras onde se encontravam crianças, a esteira entrava num túnel e as mesmas saíam do outro lado, todas iguais, formadas, profissionais, preparadas para o mercado de trabalho.

Pode-se verificar na estória, a abordagem tradicional, tanto pelos pais do menino como pelos professores e também pela escola, onde a finalidade é preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, deixando de lado sua formação humana, cidadã.

Nesse trabalho iremos fazer uma análise de três formas de ensino, a abordagem tradicional, comportamentalista e humanista, com base em situações que acontecem no decorrer do livro, mostrando como poderia ser a educação do menino e como foi através dessas abordagens.

METODOLOGIAS

1. Abordagem Tradicional.

A abordagem tradicional se baseia em um cenário onde o professor detém todo o conhecimento e é responsável por transmiti-lo aos alunos de forma verbal, padronizada e formal, onde a criança é uma espécie de tábula rasa, na qual são impressas as informações fornecidas pelo ambiente, e tem a função de ouvir, memorizar, assimilar, tudo que lhe é informado mesmo que a matéria não seja de seu interesse.

O objetivo dessa abordagem é sempre a quantidade de informação armazenada pelo educando, e os modelos imitados. O ensino se caracteriza por se preocupar mais com variedade e quantidade de conceitos, do que com a formação do pensamento reflexivo. A relação professor-aluno é vertical, o professor detém o poder decisório e o dever de conduzir seus alunos em direção a objetivos externos por serem decididos e escolhidos pela sociedade em que vive, pela escola, governo, e não pelos sujeitos do processo. Segundo Paulo Freire (1975c) esse sistema de ensino é baseado na educação bancária, onde o professor “deposita” no aluno informações, conhecimentos, fatos, e através das avaliações “saca” o conteúdo memorizado pelo aluno.

A avaliação visa a exatidão da reprodução de conteúdo através de exercícios, exames, chamadas orais, provas. As notas funcionam como nível de aquisição do patrimônio cultural, a reprovação torna-se necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa etária não é atingido, sendo assim, num contexto social, o diploma pode ser visto como instrumento de hierarquização dos indivíduos.

2. Abordagem Comportamentalista

3. Abordagem Humanista

A abordagem humanista se preocupa com o desenvolvimento do indivíduo como um todo, tanto o intelectual quanto emocional, para que se torne uma pessoa de iniciativa, de discernimento, responsabilidade, autoridade, que saiba resolver problemas, com flexibilidade para se adaptar à novas situações, ter espírito livre, criatividade e saiba colaborar com outros. Tudo que favorecer o crescimento pessoal, interpessoal ou intergrupal é educação.

O ensino é centrado no aluno, há uma preocupação com o autoconceito, com o desenvolvimento de uma visão autêntica de si mesmo. A pessoa é um processo contínuo de descoberta de seu próprio ser, a experiência pessoal é a forma como o conhecimento abstrato é construído, o homem é um ser em transformação e transformador, está em um constante processo de atualização e se atualiza no mundo. O ambiente é uma das condições necessárias para o desenvolvimento, a medida em que o homem exeperiencia o mundo, os elementos experienciados adquirem significados para o indivíduo e a escola deve oferecer condições que possibilitem a autonomia do aluno.

O professor é tido como facilitador, e precisa de três características para obter resultados: ser compreensivo, sua competência básica consiste na habilidade de compreender-se e de compreender os outros; autêntico, implica que o professor deve aceitar o aluno tal como ele é compreendendo os sentimentos que ele possui; e empático fazendo de tudo para criar um clima favorável de aprendizagem.

AS ABORDAGENS DE ENSINOS RELACIONADAS CO O LIVRO “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”.

1. Abordagem Tradicional

Foi visto que no livro a abordagem usada na vida e escola de Felipe, é tradicional, pois seu pai conta a estória de Pinóquio com a visão tradicionalista de que ...as crianças nascem de pau e só depois de passarem pela escola ficam crianças de verdade (pag. 8), e quando os pais não tinham respostas às suas perguntas diziam que na escola ele aprenderia tudo, isso fez com que menino ficasse ansioso para ir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com