TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As abordagens do ensino: pinoquio as avessas

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

AS ABORDAGENS DO ENSINO: PINÓQUIO AS AVESSAS

Jundiaí - SP

2019

AS ABORDAGENS DO ENSINO: PINOQUIO AS AVESSAS

Trabalho apresentada como requisito para complementar nota do semestre, Curso de Pedagogia, da UNIP, aos cuidados da Prof. Ana

JUNDIAÍ - SP

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

2. RESUMO5

3. ABORDAGEM DO ENSINO 7

3.1 ABORDAGEM TRADICIONAL7

3.2 ABORDAGEM HUMANISTA        7

        3.3 ABORDAGEM COMPORTAMENTAL8

4. CONCLUSÃO10

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. INTRODUÇÃO

O livro Pinóquio as avessas apesar de ter como alvo o publico infantil, apresenta determinadas características das abordagens do ensino que podem ajudar os pais e professores a refletirem sobre o ensino das crianças.

O autor começa sua obra com a apresentação da historia do boneco Pinóquio muito conhecido pelas crianças, ele apresenta o fato de que quando o boneco troca a escola por brincadeiras acaba se transformando em um burro, de acordo com o texto as crianças só se tornam “pessoas de verdade” se forem a escola.

Após algumas explicações sobre o que é a escola Rubem Alves apresenta uma pequena critica aos pais que quando não sabem tirar as duvidas de seus filhos  simplesmente jogam essa “responsabilidade” aos professores e a escola, e como as escolas trabalham com conteúdos pré-estabelecidos nem sempre as crianças tem suas duvidas respondidas .

Portanto, muitas vezes as perguntas das crianças não estão ligadas aos conteúdos e assim não são respondidas, e os alunos acabam se decepcionando .

2. RESUMO

O autor traz a historia de um garoto chamado Felipe, todas as noites antes de dormir seu pai o contava historia e numa noite contou ao garoto sobre Pinóquio, o boneco de madeira que trocou a escola por brincadeiras e acabou se tornando um burrinho. O pai explica a Felipe que para se tornar um “menino de verdade” é necessário ir a escolas e garantir boas notas .

        Felipe começa a questionar o pai sobre algumas coisas  e quando o pai não sabia a resposta dizia ao filho que na escola ele aprenderia sobre tudo, o garoto apresentava muitas duvidas sobre como era a escola e como alguém poderia avaliar seus conhecimentos ,já que o mesmo apresentava tantos conhecimentos como brincadeiras, atividades diárias, pássaros, etc. O pai do menino o explicou que na escola eles possuíam alguns conhecimentos pré-estabelecidos que as crianças precisariam ter para assim ser considerados aptos e passarem de ano. O garoto entende que precisa entrar na escola para se tornar “menino de verdade” e que precisa tirar as melhores notas para ser o que tanto almeja

        Após algum tempo o garoto entra para a escola ,durante uma aula de português Felipe traz uma questão para a professora : “Ao vir para a escola, vi um pássaro azul que come mamão. Mas não sei o nome dele, a senhora, que ensina nomes, poderia me dizer qual é o nome dele ?” A professora diz ao menino que aquela não era a hora de pensar em pássaros e o deixa bastante decepcionado pois segundo seu pai, os professores teriam todas as respostas.

        Conforme os dias passavam Felipe notava que os conhecimentos que eram passados só eram uteis porque iriam cair nas provas e aprendia que os professores só tinham respostas para as perguntas que o sistemas propunha.  Alguns professores notaram que o garoto não prestava atenção nas aulas e o encaminharam para a psicóloga que o diagnosticou com distúrbio de atenção, seus pais ficaram muito tristes e conversaram com o garoto, pois se não prestasse atenção não aprenderia e depois da conversa Felipe se tornou o melhor aluno, prestava atenção em tudo, esqueceu de sua paixão pelos pássaros e focou em armazenar as informações e conteúdos que seus professores passavam.

        Felipe entrou para a universidade e conseguiu uma profissão, se formou e conseguiu o diploma, se tornou um homem de sucesso porém não se sentia realizado e todo dia tinha o mesmo sonho com o pássaro azul o qual ele tanto observava na infância .

3. ABORDAGENS DO ENSINO : ABORDAGEM TRADICIONAL

A historia de Rubem Alves (Pinóquio as avessas) traz a sala de aula como um lugar onde os professores transmitem todo o conhecimento e os alunos precisam apenas armazenar essas informações . Os conteúdos são determinados pelo ministério da educação, podemos observar as falas da professoras com características da abordagem tradicional.

        Nessa abordagem somos moldados a seguir um determinado padrão. Durante o inicio da historia podemos perceber a forte influencia dos pais de Felipe para que ele tire boas notas, pois só assim ele poderá se tornar um adulto realizado. Segundo Gôngora (1958, p.23)

O caminho cultural em direção ao saber é o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar as dificuldades e conquistar um lugar junto aos mais capazes. Caso não consigam, devem procurar um ensina mais profissionalizante.

        Os conteúdos trabalhos na escola durante a historia são passados como necessários para se tornar uma “pessoa de verdade”, o aluno não pode desejar algo que esta fora dos conteúdos determinados, pois todos os alunos devem ter os mesmos conhecimentos padronizados.

        Na abordagem tradicional ser inteligente é ser capaz de armazenar as informações da mesma maneira que elas foram passadas, para assim ir bem nas avaliações e tirar boas notas. Nessa abordagem o individuo precisa ir bem em todas as avalições para ser um bom profissional.

3.1.  ABORDAGENS DO ENSINO : ABORDAGEM HUMANISTA

         Na historia é possível notar que Felipe tem um pensamento humanista sobre a escola, nessa abordagem o ensino é centrado no aluno, o garoto pensava que quando entrasse na escola suas duvidas sobre os assuntos que faziam parte do seu interesse (pássaros) seriam respondidas.

        

Durante uma conversa com a professora o garoto se questiona sobre como os “inteligentes do governo” podem saber o que ele quer  aprender e  como todos os alunos podem aprender na mesma velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com