TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1-Ciências e educação

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Avaliação à Distância 1

Disciplina: Ciência e Educação 1

Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos

Data de entrega limite: 
11/08/2015

Aluno : XXXXX

Matrícula : 13212080272

Polo : Belford Roxo

QUESTÕES

1-O conhecimento denominado Saber Popular tende a ser mais respeitado ultimamente. Como o referido conhecimento pode ser transformado em Conhecimento Científico?

R: O Saber Popular é o conhecimento adquirido através de ações não planejadas, ou seja, de forma espontânea ( empírica ) e obtidos ao acaso na experiência dos antepassados. Já o Conhecimento Científico está baseado na metodologia científica e parte do conhecimento racional, neste é necessário a pesquisa dos fatos, fazendo uso de métodos para obtê-lo. Um exemplo prático de como se dão esses conhecimentos está na observação do meio ambiente pelo homem que possui o conhecimento cotidiano ( Popular ), sendo assim, após este verificar através de observações que a natureza se comportava de maneira diferente de anos anteriores, as pesquisas e experimentações começam a ser feitas, culminado desta maneira com o conhecimento científico, já que por intermédio do Saber Popular pode-se eleborar então um modelo teórico. É uma amostra direta da transformação de conhecimento cotidiano em conhecimento científico e a prova de que através da vivência que surgem as dúvidas que levam os indivíduos à experimentação para então o conhecimento tornar-se ou não científico. Ainda que sejam formas completamente distintas de conhecimento no tocante às suas características, um incita o outro.

2- Comente três (03) avanços da Ciência e Tecnologia nas áreas de alimentos, transporte e segurança que contribuíram para satisfazer algumas necessidades básicas do homem no século XX.

R: Refrigerador – Antes da invenção do refrigerador, o sal e os condimentos ( cravo, canela e noz moscada) faziam a função de conservação dos alimentos. A habilidade do homem de produzir frio para conservar alimentos foi uma revolução no século XX e se tornou indispensável. Há décadas o refrigerador é um equipamento fundamental para a sociedade moderna, servindo como indicador da qualidade de vida.

    Avião – Meio de transporte pelo qual proporciona deslocamento veloz e seguro de pessoas , de um extremo a outro do planeta. Realizam também um papel importante no transporte interno de países de grande extensão territorial, em especial dos chamados países continentais.

    Airbag - É um componente de segurança dos veículos automotores que provê a garantia de locomoção mais segura, de modo a salvaguardar a vida das pessoas. Este funciona quando o veículo sofre um grande impacto, ajudando a reduzir o risco de lesões graves, distribuindo as forças da batida mais uniformemente ao longo do corpo do ocupante, visando dessa forma a integridade física dos passageiros. Um estudo recente concluiu que cerca de 6.000 vidas já foram salvas graças aos airbags.

3-Discuta a importância da Cadeia Alimentar para a sobrevivência de espécies animais e vegetais.

 

R:    A primeira peça da cadeia alimentar é composta pelos vegetais, que se utilizam da luz solar, na fotossíntese, para gerar energia. Por serem os primeiros a receber a energia do sol, única fonte externa de energia em nosso planeta e a transformá-la, os vegetais recebem o nome de produtores. As peças subsequentes dessa cadeia alimentar são formados pelos consumidores, ou seja, seres vivos que, incapazes de produzir o próprio alimento, adquirem este através da caça de outros seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com