TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 DE METODOLOGIA

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  2.991 Visualizações

Página 1 de 2

RASCUNHO DA AD1 DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Questão 1 [05 pontos]

Explique cada um dos cinco princípios apresentados por Tozoni-Reis (2010, p. 9) para que o conhecimento seja considerado científico.[Máximo de 03 linhas para cada um dos princípios

R: Para se fazer um trabalho científico, necessita elaborar uma teoria de que fundamenta os princípios a serem abordados na elaboração do estudo, relatando de forma sucinta, contribuindo para novas pesquisas.  

R: O conhecimento é concreto, baseada em fatos verídicos em suas pesquisas apresentam novos contextos que são confirmados pelas descobertas, tornando o trabalho autêntico e aberto a futuros pesquisadores.

R: O trabalho científico é informações agrupados  aleatoriamente, bem definidos Ele exige uma sistematização desses dados resultantes do uso de instrumentos específicos.

R:O uso de conceitos abstratos no trabalho científico atrai novos conceitos a serem observados e descobertos.

R: O trabalho científico requer a fundamentação teórica aos instrumentos de apoio intelectual, material e criativo, realizando uma síntese entre a ciência e a técnica.

Questão 2 [02 pontos]

Após a definição de Tozoni-Reis (2010 p. 9), com suas palavras, diga o que é metodologia da pesquisa? Como pode contribuir para seu projeto de monografia? [Máximo de 08 linhas].

R:É a prática exercida de uma determinada teoria ou pensamento avaliativo, englobando um conjunto de técnicas que possibilitam a construção criativa de uma realidade. Contribuindo como projeto, na elaboração de investigação de um tema, seja polêmico ou não, abordando um novo contexto teórico, com questionamentos atuais, originado novas reflexões, saberes, criando de novas referências vinculada à pesquisa de campo e ao conhecimento contínuo, na concretização de fatos até então não concluídos, tendo em vista a formulação de ideias, práticas que definem um novo conceito ideológico adquiridos no decorrer do processo da análise da pesquisa.

Questão 3 [0,5 ponto]

Qual é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma pesquisa? [Máximo de 01 linha].

R: É analisar criticamente o tema abordado,questionando-o com olhar investigativo.

Questão 4 [0,5 ponto]

O que caracteriza um problema como problema de pesquisa? (BRAGA, 2005). [Máximo de 05 linhas].

R: É necessário um processo de elaboração, ter um questionamento inicial sobre o tema, dividindo diferentes em fases, escrevendo tudo o que sabe sobre o tema; incluindo dados, experiências práticas e observadas, identificar em citações os autores, os livros onde foram implementadas as ideias: escrever perguntas utilizando as dúvidas mobilizando a criatividade.

Questão 5 [02 pontos]

Elenque as características da pesquisa qualitativa e da pesquisa quantitativa. [Máximo de 08 linhas]

R: Pesquisas qualitativas – enfatiza a interpretação da realidade a ser estudada, apresentando indicações práticas, através de um exercício elaborado em fases, na experimentação para descrever e explicar o fenômenos humanos que são complexos, verificar a relação com a realidade, obtendo várias interpretações de uma análise concreta do pesquisador. Pesquisas nas áreas das ciências humanas e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com