TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 Gestão2

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

                                           AVALIAÇÃO A DISTANCIA –AD2- 2014-2

Disciplina: Gestão na Educação 2        Polo: Itaguaí                                  

Cara/o Estudante

Estamos buscando a consolidação da aprendizagem de temas da Gestão Escolar.  Para tanto, elaboramos questões reflexivas, de análise e síntese na prática dos profissionais de educação; como também para o aperfeiçoamento na pesquisa do campo profissional que irá atuar no seu município.Não deixe de participar!        

          Bom trabalho!

 

Proposta 1:

Abaixo, estão alguns casos relacionados aos temas estudados em nossa disciplina até aqui. Faça a analise dos casos em  diálogo com os autores que você leu. (6 pontos)

 

1ª Questão: No concurso para ORIENTADOR EDUCACIONAL do município de São Pedro de Aldeia, são descritas as atribuições do cargo como:

“compreende os cargos que têm como atribuição a realização, junto ao corpo docente, discente e direção escolar de atividades pedagógicas educacionais e legais direcionadas para o estabelecimento de diretrizes e para o cumprimento de metas e programas, bem como para o auxílio ao desenvolvimento de um ensino com qualidade, sedimentado numa prática de ensino  coerente com a realidade da Escola.”

Pelo que estudamos, podemos dizer que a municipalidade procura expressar o que se espera do/a orientador/a educacional no movimento das ideias pedagógicas e da legislação? Justifique sua resposta.

R: Sim. De acordo com a descrição das atribuições para o cargo de Orientador Educacional, está claro seu papel transformador, questionador e revolucionário baseado tanto na prática pedagógica, quanto na burocrática. Buscando sempre realizar atividades pedagógicas educacionais e legais junto à comunidade escolar, numa gestão participativa ao cumprimento das metas e programas em prol de um ensino de qualidade coerente com a realidade escolar. (1,5)

2ª Questão: Na escola Arco-Íris, a cada ano, a OE se surpreende com o diagnostico da comunidade escolar ao concluir sua pesquisa sobre os dados socio-economico-culturais dos/as alunos/as. É a partir desse diagnóstico que a equipe gestora e os/as docentes irão organizar seus planos de trabalho. Diante das suas constatações, percebe-se que algumas ações são necessárias com a comunidade referente à formação de leitores. Um desafio de toda a escola.

De acordo com o que foi estudado, analise a ação desta OE e proponha duas ações que ela pode desenvolver para contribuir com a formação de leitores em sua comunidade escolar.    

R: Com base no estudo proposto, a atitude da OE em fazer um levantamento do ambiente que o aluno vivencia em seu cotidiano dá uma margem para o sucesso na escolha das ações a serem tomadas pela equipe gestora e o corpo docente em prol de modificar esse quadro referente à formação de leitores na comunidade. Pois trabalhar o gosto pela leitura ajuda na construção de sujeitos críticos, reflexivos e participativos.

Como propostas de ações que possam ser desenvolvidas para contribuir com a formação de leitores na comunidade escolar, primeiramente, pode-se buscar a conhecer a história local, levando-os a entender que fazem parte dela despertando a curiosidade e o interesse, construindo um significado e a noção de pertencimento. Pesquisar a construção da praça, da igreja, da própria escola, leva-los a entrevistar moradores antigos que possam falar sobre tais acontecimentos, ter participado da criação do bairro. Num 2º momento, usar todo material pesquisado (entrevistas, fotos antigas, histórias do lugar) pedindo para que selecionem as que chamaram mais atenção, orientando-os a montar cartazes, livretos informativos, galeria de fotos, e depois fazer uma exposição aberta a comunidade colocando-os como monitores na apresentação dos trabalhos. E concluir pedindo que produzam um texto contando como foi e o que acharam da experiência.        (1,5)                                                                                                                                                                      

3ª Questão:  Uma Orientadora Educacional foi aprovada em uma entrevista para assumir o serviço de orientação educacional, de uma renomada Escola na  Zona Norte. Tratava-se de uma profissional experiente, pois tinha trabalhado durante 7 anos em uma escola de ponta na Zona Sul, com a mesma função. No entanto, ela está diante de uma realidade diferente: o S.O.E. seria composto somente por ela e suas atribuições eram deliberadas de acordo com as ordens e necessidades da direção da escola. Na verdade, as atividades designadas à orientadora eram: organizar festas para datas comemorativas, de acordo com o calendário escolar, conversar com os alunos indisciplinados e auxiliar a coordenação com atendimentos telefônicos, no que tange aos assuntos administrativos.

Analise as atribuições da OE nesta escola, à luz do que estudamos até aqui e proponha pelo menos uma alternativa para que ela busque junto à direção da instituição uma ressignificação da atuação do OE na escola.

R: As atribuições da OE nesta escola são muito limitadas e não levam em conta a experiência adquirida de outras atuações do profissional em questão, e poderiam agregar conhecimento, surtindo efeitos positivos no desenvolvimento e na criação de condições para que qualquer resultado seja de grande sucesso.

Para que a OE busque junto à direção uma ressignificação da sua atuação na escola, poderia apresentar propostas que destacassem a necessidade de acompanhamento e intervenção no processo ensino-aprendizagem e trabalhar atividades que despertem e desenvolvam o diálogo, a reflexão, debates, sentimento de responsabilidade e promovam a integração família-escola. (1,5)

4ª Questão:    A supervisão escolar da Escola Aprendente atende constantemente à Secretaria Municipal de Educação, respondendo sobre o baixo desempenho da turma do terceiro ano - 40% da turma não esta alfabetizada. Em resposta à solicitação da SME, buscou a docente da turma e a equipe de gestão. Elaboraram um plano de ação que envolve a docente e a equipe de gestão no projeto Mais Educação no reforço da leitura e escrita  em horário alternativo e a supervisão no diagnóstico das dificuldades do processo e o estudo de procedimentos de ação específicos para contribuir com o desenvolvimento das capacidades de ler e expressar-se pela escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (73.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com