TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGUA ESSENCIAL PARA TODOS

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este texto tem por objetivo, fazer uma breve reflexão sobre a importância da água, como elemento essencial a todos os seres vivos, bem como da necessidade de conservação e conscientização sobre seu uso. Para além, dessas questões envolvendo o uso, desenvolver projeto com alunos do 4º ano na promoção do consumo racional e sustentável.

Desenvolvimento

Um dos fatores que possibilitaram o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água. Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta.

Estudiosos prevêem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. Entre os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo. Mas também os brasileiros, que sempre se consideraram dotados de fontes inesgotáveis, vêem algumas de suas cidades sofrerem falta de água. A distribuição desigual é causa maior de problemas.

O caso da cidade de São Paulo, que, embora nascida na confluência de vários rios, viu a poluição tornar imprestáveis para consumo as fontes próximas e tem de captar água de bacias distantes, alterando cursos de rios e a distribuição natural da água na região. Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporção de água sem tratamento (de 3,9% para 7,2%). De toda água ofertada pelo sistema público, 45% é desperdiçada.

Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, a falta de planejamento urbano, gestão pública ao desperdício e à urbanização descontrolada que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora do rio ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária,o descontrole de uso na irrigação, os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água gerando a sua escassez.

Uma possível solução é a dessalinização da água salgada para o consumo, começou a ser implantada na década de 1970 e hoje está presente em vários países, incluindo o Brasil. Apesar de ser uma solução para um consumo abundante, a dessalinização possui métodos muito caro e há muitas discursões sobre o impacto para o meio ambiente. No Brasil, existe um programa do governo federal que prevê a dessalinização de águas salobras no Nordeste brasileiro, fornecendo água potável para famílias que sofrem com a seca da região.

Nesse sentido, a água é importantíssima para a vida, pois o homem tem necessidade de água com qualidade adequada. Este elemento é essencial para a vida de todas as espécies. Porém, a água é um recurso que pode acabar e, por isso, deve-se prever cuidados em relação à quantidade de consumo, a qualidade, nascentes, distribuição irregular pelo mundo, além de programa e custeio de tratamento, de amparo e proteção.

Apesar de o Brasil ser um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, ultimamente encara uma crise.

O problema da escassez de água vem comprometendo o país. Nos últimos anos, principalmente em 2014, os níveis de precipitação ficaram muito abaixo do aguardado, por isso, os reservatórios em todo país trouxeram baixas históricas.

Vejas alguns estados brasileiros mais afetados pela seca.

Gráfico: consumo de água potável per cápita por dia.

Projeto

Indentificação: Alunos de 4º ano, EMEF Chumbado

Tema: Consumo consciente de água.

Conteúdo: Texto escrito e impresso, leitura, interpretação, leitura cartografica, confecção de cartazes, vídeos, análise escrita e registro.

Introdução

Este projeto visa ajudar os alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida .

Justificativa:

O trabalho com o tema “Consumo consciente de água” que se propõe aqui, deverá apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. Este projeto visa proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Objetivos:

Levar os alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluíção e a falta de água. Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social. Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica. Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com