TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA UMA POSSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  30/11/2019  •  Seminário  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS – FACHO

CURSO DE PEDAGOGIA – 4º PERÍODO NOITE

Disciplina: Metodologia das Ciências no ensino Fundamental 1

Professora: Ana Paula Befort

Ana C. A. Lima

Maria Helena

Juliana M. Bezerra

Veridiana de Almeida

Viviane Gomes

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA POSSIBILIDADE PARA

A INCLUSÃO SOCIAL

PARTE I

OLINDA

2019

A PROCURA DE UM CENÁRIO: A ESCOLA

Nesse tempo de globalização a autora afirma que – mesmo sendo de uma maneira geral, o olhar para a escola – deve –se na acepção de instituição que faz ensino formal, em qualquer nível de escolarização. Não temos duvidas do quanto ela confere novas realidades à educação. Para facilitar podemos dirigir nosso olhar para duas direções ,sendo  a  primeira, as diferenças de múltiplas entradas do mundo exterior na sala de aula e a outra direção,  quanto essa sala de aula se exterioriza. Existem situações em que os docentes se recusam em utilizar a tecnologia como instrumento do aprendizado, tornando ele muito menos atrativos para os discentes, já que eles possuem grande intimidade com a tecnologia. Desta forma a globalização vem fazendo uma  inversão no fluxo do conhecimento, se antes o sentido era da escola para a comunidade, hoje, é o mundo exterior que invade a escola. Mediante esta situação, deve- se reivindicar  que a escola tenha um papel mais atuante na disseminação do conhecimento.

A CIÊNCIA COMO UM SABER ESCOLAR

O  Ensino de Ciência para ser eficiente, fundamental e ser capaz de atingir  os objetivos, é preciso observar os seguintes aspectos:

  • Estimular o aluno. Provocá-lo. E para isso acontecer, vincular o que está ensinando ao cotidiano, a vida dele. Entender que isto tem um significado, que não é uma exigência acadêmica;
  • Experimentar. As aulas práticas provêm aos alunos que nenhuma outra oportunidade  

    pode igualar, que é de encontrar o inesperado. O importante de uma aula prática não é  

   o que dá o resultado esperado, na verdade é quando não dá. Há três tipos de ensino de

   Ciências:

  1. EXERCÍCIOS - muitas vezes são puras receitas, mesmo nas aulas práticas, o sujeito segue como se fosse uma receita de cozinha. Este tem papel importante para ensinar certos conceitos , mas também tem restrições;
  2. INVESTIGAÇÕES  - dá um problema e o aluno tenta resolver, ele mesmo procura saber quais são as possibilidades;
  3. PROJETOS -  a partir do aluno desenvolve uma pesquisa, com maior liberdade, não só fazer as perguntas, como pensar que dados pra responder, fazer hipóteses sobre o que ele espera  que aconteça e finalmente chegar a uma interpretação dos resultados que ele obteve.

Não há  um único método científico, que todas as coisas que foram produzidas em ciências foram produzidos a partir  da observação da realidade e da experimentação   porque há diversos métodos científicos.

Há grandes teorias, como por exemplo, a teoria da relatividade, que ela foi formulada e foi aceita pela comunidade científica da época, sem ter nenhuma evidência empírica ( experiência sensorial) , quinze anos depois vieram as primeiras evidências empíricas. Então, é preciso convencer, especialmente, ao professor  que há diferentes maneiras de se produzir ciências e não essa maneira mais clássica que é observar a realidade, definir variáveis para serem controladas, fazer um experimento e a partir do experimento extrair resultados. Pode-se a partir do experimento extrair informações sobre conhecimentos, lembrando que qualquer método de produzir informações, pode ser utilizado dentro da ciência. Um debate entre diferentes pontos de vista, como existe um debate na academia, nas universidades, nos encontros científicos. Desses debates pode sair novos conhecimentos científicos. Nesse sentido, o debate que se faz na sala de aula também pode favorecer. Quando a professora procura introduzir na educação infantil a tendência de agrupamentos, que critérios são usados para agrupar, é possível no futuro,  ser utilizado por um outro professor de ciências.  Os cientistas se agrupavam de maneiras  diferentes. A criança vai percebendo que  a forma como atuou quando era criança na educação infantil é muito parecida com a forma como o cientista atua. Há diferentes maneiras de se trabalhar, por exemplo, classificações, isso envolvem procedimentos científicos  e as crianças vão adquirindo novos conhecimentos. Depois um animal chamou muito atenção tem um texto de literatura infantil, que fala daquele animal, das características daquele animal,  o próprio texto literário, é hora de trazer o texto para ser lido em voz alta, comentar, então isto vai trazendo a perspectiva interdisciplinar e trazendo mais informações para as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com