TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO E NUMERAMENTO

Por:   •  29/10/2017  •  Artigo  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 9

Juliana Rodrigues Martins

Ana Lucia Goulart

ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO E NUMERAMENTO

Alegrete

2017

RESUMO

O contemporâneo estudo tem por finalidade fazer uma sondagem como nossos docentes estão elencando na comunidade escolar o tema em Alfabetização letramento e numeramento. Pois nosso foco é identificar estratégias de leituras vivenciadas pelos alunos através de leituras diversificadas, sendo um recurso pedagógico de aprendizado, e trazer jogos matemáticos onde intregassem esses dois componentes.

Pois através da Leitura em artigos e livros sobre esse tema começamos em numeramento resgatamos aos valores, culturais e sociais, a partir desse processo constatamos que os professores acharam pertinente conteúdos voltados a Alfabetização Letramento e Numeramento. Para que nosso trabalho se concretizasse foi realização um projeto para que fossemos realizar as intervenções em uma turma de 3°ano na Escola Municipal Luiza de Freitas Valle Aranha, zona Leste da cidade de Alegrete Rio Grande do Sul.Posteriormente em nos debruçarmos em Leituras que envolvesse nosso tema, e a construção de Planos de intervenção, destacamos que foi muito significativo pois os alunos participaram positivamente das atividades elencadas, sendo uma turma ativa.

Palavras chave: Alfabetização Numeramento, numeramento.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem por finalidade analisar que maneira podemos trazer a leitura em sala de aula no ato de Alfabetização não só isso, mas o que a leitura representa para cada indivíduo e o numeramento, mas como o tema se faz presente mundo contemporâneo de cada aluno obteve atividades interdisciplinares objetivo analisar estratégias pedagógicas de leituras diversificadas nas práticas de Letramento.

De imediato esse trabalho foi abordado uma pesquisa qualitativa método de pesquisa intervenção será abordado em partes o que trabalhamos com leitura em gêneros textuais, procurando verificar táticas de leituras em textos, poemas, livros de histórias, e temas que vinham sendo trabalhados em sala de aula.

Exploramos o conhecimento do aluno, com intuito de valorizar a opinião de cada um com resultados significativos, pois cada tempo que passava relatamos avanços notáveis dos mesmos particularmente potencializando suas especificidades.

REFERENCIAL TEÓRICO

E de grande conhecimento em nossas escolas em nos depararmos com dificuldades relacionadas à Alfabetização letramento e numeramento, pois estamos em contato às informações tecnológicas sendo presente, em nossas escolas pois buscamos trazer os conteúdos da nossa realidade com intuito de formar cidadãos críticos e reflexivos. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Procuramos trazer nosso tema em práticas, ou seja,intervenções a matemática esta inserida na abordagem, interdisciplinar em ferramentas de nosso dia a dia num encarte de super mercado, um texto, em um jornal enfocando reportagens, livros didáticos como dicionário, pois os significados das palavras e fundamental para o saber de cada aluno, pois esses artefatos no começo de sua vida escolar e de grande valia para haver uma educação com qualidade.

.

Contudo são existentes grandes anseios entre professor e aluno, em alfabetização e Letramento contudo para obter uma educação de qualidade temos que alcançar aos objetivos propostos para ter o conhecimento significativo segundo Ausubel ( aprendizagem significativa em Revista 25.46, 2011) valoriza aquilo que o aluno já conhece e ainda afirma que o professor deve trazer e basear seus ensinamentos ou seja valorizar as vivencias de seu aluno para se tornar significativo com estruturas psicológicas ocasionando que aluno tem de conhecimento.

Ao longo desse artigo pretendemos refletir em poucas palavras a alfabetização a partir das mudanças da sociedade, econômico política e social, tornando a educação gratuita com impacto inicial a revolução franscesa no século XVIII sendo a educação com força potente,com intuito do mestre ensinar aos alunos .Entretanto escola republicana, foi concretizado a leitura e a escrita, com aprendizagem através das relações(BARBOSA,1994 p.16)

Em meados do século XIX que houve de ambos a compreensão e a serem trabalhadas com coerência nas escolas ,Com a proclamação da Republica neste período a Escola, obteve um papel importante de qualificar, o sujeito a uma indústria, na metade do século XX nosso Brasil, passava por grandes avanços com surgimento de renovação com direito a todos a uma educação gratuita e de qualidade, sendo uma escola Laica com voz e direitos em liberdade de expressão em uma sociedade inserida, tornando um cidadão critico e reflexivo.

Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita (SOARES, 1998, p. 40).

Em sua citação Soares nos mostra que não é valido só ser alfabetizado mas letrado a pessoa que aprende a cada dia com suas vivencias, com que usa essa potencialidade em seu meio social, sendo um artefato primordial na vida do individuo.

Pois letramento começa em nossa infância, com nossos familiares a criança vai se familiarizando a sons palavras, através da escuta,já a alfabetização inicia quando a criança socializa na escola com intuito de ser alfabetizada com a interligação de palavras que no letramento com resultado em nossa prática através das relações pois o aluno e constituído através de signos, e associações.

A através da interação com outro, a troca de pensamentos para que isso se torne uma realidade compartilhamos nossas diferenças vivenciadas em sala de aula, sendo uma ferramenta de contato social e uma tática que interação com o outro para potencializarmos nosso aprendizado. Segundo Vygotski pensamento e linguagem (pg 140 ano) com sua teoria psicologia sócio interacionista que aborda que através dos pensamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com