TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/1/2018  •  Monografia  •  3.432 Palavras (14 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE OPET

PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

CURITIBA, 2017

ANGÉLICA GODOI DA SILVA

FERNANDA ABRUNHOZA MENDES

LILIANE MULAK GOMES

ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

        

CURITIBA, 2017

INTRODUÇAO.....................................................................................04

1. ALFABETIZALÇÃO NO ENSINO FUNDAMETAL...............................07

1.1 CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO...................................................07

1.2 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR....08

  1. ETAPAS EVOLUTIVAS NO PROCESSO DA ESCRITA................09

1.3.1 Pré-silábico................................................................................10

  1. Nível silábico.............................................................................10
  2. Nível silábico-alfabético.............................................................11

1.3.4 Nível alfabético...........................................................................11

  1. METODOS UTILIZADAS PARA ALFABETIZAR...........................12
  1. Método de Alfabetização “Boquinha”..........................................12
  2. Método Fônico de Alfabetização................................................14

REFERENCIAS....................................................................................16

INTRODUÇAO

O tema a ser dissertado é a alfabetização no ensino fundamental, a escolarização é um possesso em que o individuo adquire conhecimentos desenvolvidos pela humanidade e também desenvolve seu cognitivo e social, portanto para conquistar esse conhecimento é imprescindível conhecer a forma de escrita e leitura, já no início da inserção do aluno nesse meio.                              

Portanto este trabalho tem o intuito de tecer sobre o tema, levar a refletir sobre o processo de alfabetização também desenvolver um conceito através da pesquisa explicativa, para expor teorias e comentários a cerca desse processo do desenvolvimento cognitivo fundamental na formação do cidadão e ainda destacar métodos utilizados durante esta fase.

Alguns pontos vão ser analisados com mais profundidades, pois são considerados questões chaves neste processo, pontos esses como dar-se a o processo de aprendizagem do aluno e com ênfase em algumas questões principais como compreender teoricamente o processo de alfabetização e como o cérebro funciona mediante o aprendizado, explicitar as fases de evolução no processo de alfabetização e investigar como os encaminhamentos metodológicos contribuem para o processo de alfabetização. O mesmo se justifica, pois, a alfabetização é um processo de grande importância na vida escolar, pois oferece base para outros aprendizados, toda via sem o conhecimento da língua escrita indivíduos ficam privados de muitos atos sócias e até pessoais e que oferece impacto de grandes proporções na sociedade. Sendo assim esse conhecimento gerado através desta pesquisa contribui para a formação do acadêmico, ampliando a visão sobre um processo de suma importância e também disponibilizando para a sociedade um estudo aprofundado sobre esse tema. Segundo o pacto nacional pela alfabetização na idade certa comenta sobre esse processo:

Em um sentido stricto, alfabetização seria o processo de apropriação do sistema de escrita alfabético. Para que o indivíduo se torne autônomo nas atividades de leitura e escrita, ele precisa compreender os princípios que constituem o sistema alfabético, realizar reflexões acerca das relações sonoras e gráficas das palavras, reconhecer e automatizar as correspondências somgrafia. É certo, portanto, que, na alfabetização, a criança precisa dominar o sistema alfabético, o que demanda que o professor trabalhe explicitamente com as relações existentes entre grafemas e fonemas. No entanto, esse aprendizado não é suficiente. O aprendiz precisa avançar rumo a uma alfabetização em sentido lato, a qual supõe não somente a aprendizagem do sistema de escrita, mas também os conhecimentos sobre as práticas, usos e funções da leitura e da escrita, o que implica o trabalho com todas as áreas curriculares e em todo o processo do Ciclo de Alfabetização. Dessa forma, a alfabetização em sentido lato se relaciona ao processo de letramento envolvendo as vivências culturais mais amplas. (Brasil.MEC/SEB, 2012 p. 27).

Observou-se que o mesmo tem um peso relevante mediante ao cotidiano tanto do acadêmico quanto na sociedade.

Analisando também que a graduação tem o intuito de qualificar o acadêmico para si e para o mundo do trabalho, portanto a mesma necessita desenvolver temas que serão utilizados no cotidiano da vida profissional do individuo. O pedagogo pode trabalhar em várias áreas, porem como pedagogo, professor na educação infantil ou ensino fundamental anos inicias é imprescindível que o mesmo conheça profundamente sobre o tema alfabetização, pois em vários momentos terá que usar de seu conhecimento assim usando-o efetivamente.

Referente ao método, o mesmo utiliza da pesquisa explicativa, que tem o intuito de segundo Gil:

Identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Esse é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente.(GIL, 2002,p.42).

Trazendo a tona toda a teoria e integrando a prática, pois toda teoria é bem fundamentada e suas hipóteses testadas, assim trazendo melhoria para a prática.

Com abordagem de pesquisa básica que tem porte intelectual e o intuito de compreender sobre o fato. A respeito dos sujeitos a serem analisados, os mesmo consiste a alunos dos anos inicias do ensino fundamental crianças que iniciaram sua vida escolar, com a faixa etária média de seis anos.

A ferramenta utilizada para elaborar este trabalho é a pesquisa bibliográfica que proporciona exatidão nas informações e oferece teorias solidas para a dissertação e compreensão, segundo Gil:

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte dos estudos exploratórios pode ser definida como pesquisas. (GIL,2002, p. 44).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com