TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA PARA O ARTIGO

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Autor (es) /RA

Alessandra Rios/2329405552

Elisângela Ferreira/ 2320376102

Kelly Gomes/ 2336428917

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Trabalho de conclusão I do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

Brasília/DF

2013


ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA PARA O ARTIGO

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

BIBLIOGRAFIA

JUSTIFICATIVA

BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira, Temas e Situações.

A proposta do autor neste livro é repensar situações e práticas do cotidiano simbólico brasileiro, respeitando, em primeiro lugar, o seu carácter plural. No livro estão presentes alguns ensaios que desenham perfis particulares da cultura brasileira: o poeta, o músico, o romancista, o jogador de futebol, o crente, o agente de pastoral, o programador de rádio e de televisão, o antropólogo, o preservador oficial da cultura, o historiador, o militante, entre outros. Este livro será de grande utilidade, pois analisaremos a influência da cultura e da música na educação e suas contribuições.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil.

A intenção da autora é a de aproximar educadores, música e crianças, compartilhando experiências e informações, estimulando a reflexão e o questionamento, apontando caminhos e possibilidades para o desenvolvimento de um trabalho com música, sem a pretensão de determinar cursos ou delimitar territórios, pois acima de tudo, considera-se que o percurso que cada educador deve percorrer, junto com as crianças, tem de ser único, significativo, verdadeiro e possível. O conteúdo desta obra contribui para a explorarmos a contribuição da música no desenvolvimento das crianças na educação.

GAINZA, Violeta Hemsy de.  Estudos de psicopedagogia musical.

No livro a autora coloca que o objetivo específico da educação musical é musicalizar para tornar o homem sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, com isso, a música traria para o homem várias modificações internas ligadas a comunicação e rompendo barreiras de todos os tipos, sejam de expressão ou até mesmo a nível psicofísico. Gainza comenta a importância histórica de vários pedagogos musicais de diferentes países da Europa e América do Norte que utilizaram a educação musical com crianças através de atividades e experiências musicais para modificar e aprimorar os métodos de educação. Este livro contribuirá para a análise da importância da música na educação.

GIRARDI, Geovana. Música para aprender e se divertir. Nova Escola

A autora expõe a relação entre a música e as áreas do cérebro e seus estímulos. Incentiva os professores a transporem as barreiras em relação ao ensino da música na educação brasileira. Esse material trará a importância da música no desenvolvimento do cérebro e a importância da música no ensino, que nos permitirá repensar e analisar para o artigo final.

LÓPEZ, Anna Lúcia Leão. A influência das músicas infantis no desenvolvimento psicomotor da criança. Revista Brasileira de Musicoterapia.

Esta produção demonstra o aprofundamento da teoria e prática musicoterápica em todo o país. Traz a influência das músicas infantis no desenvolvimento psicomotor da criança. Este conteúdo é de grande importância para expormos de forma teórica a importância da música na educação.

MIGNONE, Liddy Chiaffarelli. Guia para o professor de recreação e iniciação musical.

A educadora tem o objetivo de refletir sobre o circuito de sociabilidade musical que estava

Inserida, a forma e o convívio que manteve com intelectuais e músicos de seu tempo que se reflete neste trabalho em relação à Educação Musical. Este material é de grande importância para o estudo e análise a respeito da formação dos educadores e a influência musical na educação.

SUZIGAN, Geraldo de Oliveira; SUZIGAN, Maria Lúcia Cruz. Educação Musical: um fator preponderante na construção do ser.

Neste trabalho o autor tem como objetivo colocar em discussão não somente "o que?", mas "quem?", "como?" e principalmente "por quê?" e "a partir de quando?" deve ser iniciada a Educação Musical. Traz-nos um embasamento para colocarmos em questão o início da musicalidade na educação e sua contribuição quando realizada adequadamente.

YOGI, Chizuko. Aprendendo e brincando com a música.

O autor apresenta músicas inéditas, de rotina, de roda, para festas escolares, datas comemorativas, que trabalham os animais, matemática, ciências, esquema corporal, alimentação, higiene, coordenação motora, expressão facial, tempo, boas maneiras, autoestima, amizade, companheirismo, noção espacial, trânsito, ginástica historiada, e muito mais. Esse volume traz ainda o diferencial de estarem todas as músicas acompanhadas de coreografias e atividades lúdicas. Esta obra é importante para mostrar exemplos de músicas e noção de como aplica-las e determinadas situações, vem contribuir para enriquecer o artigo final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com