TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO E DA PRÁTICA DOCENTE DE CIÊNCIAS NO ENSINO NO 3º ANO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/1/2017  •  Artigo  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO E DA PRÁTICA DOCENTE DE CIÊNCIAS NO ENSINO NO 3º ANO FUNDAMENTAL

João Carneiro[1]

Orientador: Djalma Barbosa Enes Filho[2]

Resumo: O presente ensaio tem por objetivo observar, analisar o livro didático de Ciências do 3º ano do ensino fundamental, mediante a pratica docente em sala de aula, foram levantados alguns questionamentos durante a aula de ciências desenvolvida por professores da referida série. Essas atividades poderão ser entendidas ao analisar o livro didático como um instrumento de conceito cientifico e a sua importância para o ensino aprendizagem dos alunos, confrontando-se com a metodologia diante a pratica docente. Com base nas observações realizadas estabelecemos relatos sobre o livro didático e suas influencias frente aos conteúdos e conceitos, nas informações contidas sobre meio ambiente e os seres humanos.

PALAVRA - CHAVE: Livro didático, docência, Ciências.

INTRODUÇÃO
Com esse ensaio, efetuaremos uma análise sobre o livro didático de Ciências do 3º ano e a prática docente, tentando compreender a importância do livro didático como instrumento de conceito cientifico, destinados a orientar o docente nas trocas de informações, propostas pelos conteúdos incorporando aspectos teóricos e metodológico vivenciando em sala de aula. Ao iniciar sua vida escolar a criança traz consigo oriundas da família, de outros grupos de relação mais direta ou da mídia, conceitos relativos aos conteúdos propostos pelo livro de ciências como: saúde, alimentação, proteção contra acidentes e prevenção de doenças, considerado a educação como um dos fatores mais significativos para a promoção e a divulgação do livro didático. Neste sentido devemos ressaltar a importância do ensino de Ciências para a criança deste nível de ensino, valorizando a influência do professor diante de sua metodologia frente a sua prática docente. O livro didático foi elaborado pelo ser humano a partir de suas necessidades, estudos históricos e não só nos ajuda a explicar essas necessidades como nos fornece pistas para entender tais importâncias do mesmo.


O conhecimento de tais confluências no passado permitirá talvez discernir melhor os momentos no presente favorecendo opções potencialmente mais fecundas de resultados futuros. É possível também que algumas causas atuantes no passado na prática docente de Ciências, em sentido positivo, cuja atuação não esteja de todo extinta, possam ser revitalizadas; e outras, já inativas passam ser respostas em ação do ensino presente, com o fim de iniciar um ciclo ascendente no setor de ensino de Ciências focalizando na argumentação do livro didático. CARVALHO (1981, p.09)


Embora este conceito de Carvalho avance em relação aos demais estudos históricos sobre o livro didático, como um argumento concreto de existência das concepções de ciências que são fundamentadas na proposta que leva o indivíduo a construção do conhecimento cientifico como processo histórico contextualizado num tempo e espaço definidos; portanto, é suscetível a mudanças. Diante disso o aluno é submetido a expor sua opinião critica mediante ao incentivo do educador. As influências ideológicas inseridas no livro didático analisado se dão no processo de construção das ciências, em que o ser humano está preocupado com a melhoria da qualidade de vida; onde cada novo conhecimento gera conflito. Tal afirmação nos leva a perguntar: até que ponto se resolve um problema cuja solução cria novos problemas, às vezes com dimensões maiores? A ciência pode fazer afirmações exatas acerca do futuro, é o caso, por exemplo, de novas tecnologias que degradam o meio - ambiente e põe em risco a própria sobrevivência da espécie. Muitos livros didáticos não exploram a realidade do aluno, pois os mesmos apresentam temas e ilustrações que não condiz com o estado ou região da maioria dos discentes. Nesses termos torna-se difícil a adaptação, incorporando aspectos teóricos e metodológicos na pratica docente.  Sabemos que o Brasil é um país diversificado, rico em diversidade cultural, portanto, percebe-se que a realidade do Sul não é a do é a do Nordeste. Neste sentido o livro didático faz com que os educandos migrem para uma realidade que não é a sua, impossibilitando a construção do conhecimento, mediante a investigação significativa de suas experiências cotidianas. Com base nisso pode-se apontar um problema muito presente nos conteúdos abordados pelo livro didático de ciências, onde o mesmo mediado pela intervenção do professor que sugere uma notável ênfase na transmissão dos conteúdos programáticos sem a devida consideração da leitura implícita, levando o aluno a repetir apenas o que aprendeu, não desenvolvendo o gosto pela leitura e sua compreensão diante dos fatos. A leitura é um ato que deve ser valorizado pelo docente, pois, é a partir da dela o professor pode estar avaliando os conhecimentos já construídos pelos alunos, estimulando-os a busca de informações que reafirmam ou não esses conhecimentos para ampliá-los por meio da troca de ideias, tornando um espaço privilegiado para aluno observar, formular perguntas e suposições, problematizando a realidade vivenciada.

ANALISE O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS


Analisamos livro didático "Terra Planeta Vida" que do ponto de vista conceitual está dentro dos parâmetros legais, subtendido como correto. O mesmo tem uma concepção sócio interacionistas; os conteúdos estão fundamentados nas múltiplas inter-relações físicas, químicas e biológicas que ocorrem no ambiente, tendo como polo orientador a ação transformadora do ser humano que interfere na natureza.  Segundo Souza (1998, p. 40) enfatiza que: ” [...] a ciência está no cotidiano das crianças, de qualquer classe social, porque está na cultura, na tecnologia, no modo de pensar”. Sendo assim o desenvolvimento de conteúdos deriva do cotidiano do aluno, partindo do conhecido para o ainda não conhecido fazendo uma relação através de sua análise conceitual e transformando os interesses, os conhecimentos e as necessidades em objetos de investigação e pesquisa diante o livro citado. É importante, portanto, alicerçar o trabalho pedagógico sobre as concepções alternadas apresentando para o aluno visões pessoais do mundo e que fazem sentido do ponto de vista do indivíduo sem restringir a eles, uma vez que se parte do pressuposto de que todo bom ensino deve ultrapassar o nível de desenvolvimento já alcançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com