TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do livro didático de Ciências para o ensino fundamental

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade de Uberaba – UNIUBE

Análise do livro didático de Ciências para o Ensino Fundamental

       

Uberaba – novembro de 2014


Disciplina: 608082 – Prática Pedagógica IV

Livro adotado: Para Viver Juntos – Ciências – 9º Ano, Ana Luiza Petillo Nery, Gustavo Isaac Killner, Ismerindo Laube de Oliveira, 1ª Edição, 2008, Editora SM

Relatório

O livro escolhido, Para Viver Juntos, de Ciências da 8ª Série, ou 9º Ano, do Ensino Fundamental foi escolhido por se tratar de uma referência bem conceituada, cujos autores possuem formação bastante completa nas áreas de Química, Física, Ciências e Pedagogia. O volume escolhido corresponde à primeira edição de um livro que foi publicado em 2008 e, atualmente, já encontra-se na disponível na segunda edição desde 2011.

Em relação à proposta pedagógica, os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam o professor no sentido de aproximar os conteúdos programáticos ao cotidiano dos alunos. Os processos químicos acontecem em todos os momentos de nossa vida, ou seja, aprendemos química constantemente. Nesse diapasão, a proposta pedagógica do livro é ser um facilitador nesse processo, oferecer aos alunos uma primeira visão da Química (e Física) e fornecer amparo para prosseguirem em seus estudos. Seu objetivo é trazer os conceitos básicos, demonstrar a evolução da disciplina e a importância da compreensão de seus conteúdos e metodologia.

Quanto aos conhecimentos e conceitos, o livro apresenta a Química de maneira simples, como estudo da matéria, suas transformações e a energia envolvida nestes processos. Faz uma introdução ao estudo dessa ciência apresentando a evolução das teorias atômicas ao longo do tempo, a formação dos elementos e sua organização na Tabela Periódica, além de algumas reações químicas importantes. Apesar de ser um livro de 2008, seu conteúdo ainda é bem atual e a forma como os conteúdos são passados é objetivo e de fácil compreensão, aspectos importantes em se tratando de alunos do Ensino Fundamental. Em relação ao Português, os textos estão corretamente escritos, com poucos ou nenhum erro gramatical. Na maior parte, não há redundância, a não ser quando são tratados aspectos mais importantes e complicados, o que torna-se interessante para garantir o aprendizado. As referências bibliográficas utilizadas também são boas, por exemplo, Atkins, P., Jones, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. São Paulo: Bookman, 2006; Hawking, S. W., Thorne, K. S., Novikov, I. et al. O Futuro do Espaço-tempo. São Paulo: Cia das Letras, 2005; Russel, J. B. Química Geral. 2 Ed. São Paulo: Makron Books, 1994, v. 1 e 2, entre outros autores renomados na área.

Não há dúvidas de que a experimentação e a prática são imprescindíveis para facilitar a compreensão dos alunos dos conteúdos apresentados. A experimentação permite que o aluno reconheça os fenômenos científicos em seu cotidiano e torna o aprendizado mais dinâmico e agradável. Os experimentos propostos pelo livro são de fácil execução, todavia, os alunos encontrarão como empecilho a falta de materiais e de laboratórios nas escolas da rede pública. Assim, caberá ao professor tentar suprir a referida deficiência estrutural através de improvisos, debates e pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com