TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  14/8/2017  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE CONCHAS – FACON

MASSUCO, Ana Elísia

Pedagogia  - Segunda Licenciatura

Análise do texto A gestão democrática na escola e o direito à educação.

No cenário educacional atual a gestão democrática tem sido objeto de diversas discussões, incansáveis debates e podemos até dizer algumas divagações. Somos todos sonhadores, sonhadores de uma educação crítica, educação esta que permita uma participação efetiva para o desenvolvimento de boas propostas e ações.

Estamos atravessando um momento em que a legislação que respalda a educação é sem dúvida de qualidade, temos leis, planos nacionais, municipais, indicações, enfim, documentos estes que nos desenham uma educação de qualidade, de respeito, porém ao olharmos para os nossos espaços escolares, sabemos que tudo o que lemos, não é colocado em prática, e como Cury ressalta: o direito a educação de qualidade deve estar inscrito no coração de nossas escolas, ou seja, a gestão democrática deve acontecer na prática.

Sabemos, porém que desenvolver ações que motivem de fato a democratização da gestão é uma tarefa árdua, e o gestor será o eixo articulador dessa construção coletiva, ele será o responsável pela execução de uma política que possibilite  a construção de uma escola pública de qualidade.

Sonhamos com uma educação igualitária, que respeite e cumpra verdadeiramente o que está previsto na legislação que é o direito de acesso, permanência e sucesso de seus cidadãos à educação escolar básica, nesse sentido o autor nos apresenta uma reflexão.

No que diz respeito ao acesso a educação deve buscar na prática, políticas publicas que possibilitem a Educação Integral já prevista em lei e pouco cumprida, a possibilidade de uma Educação de Jovens e Adultos efetiva.

 Sobre a permanência faz-se é necessário buscar meios através de financiamentos efetivos e também dar início ao processo de autonomia financeira  dada aos gestores que muitas vezes ficam dependentes de outros setores para conseguir resolver suas atuações.

Sabemos que  só teremos uma educação de qualidade quando conseguirmos fazer com que todos estejam com um olhar voltado para a transformação da educação que busca através de diversas lutas históricas uma educação participativa e democrática.

A gestão democrática é uma parte da luta por uma educação pública de qualidade, a educação é construída em uma inter-relação entre escola e comunidade que serão espaços  de construção de saberes e mediadora de relações humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com