TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOCIOPOLÍTICO CULTURAL NA COMUNIDADE 

Por:   •  25/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS – LINGUA PORTUGUESA E LIBRAS

ALESSANDRA BEZERRA LEAL DE SOUZA

Observação e Análise Sociopolítico cultural existentes na comunidade local

Identificação do modo que ocorre a relação ambiente, cultura e sociedade na vida pessoal como cidadã e na da comunidade.

Itarema - Ce.

2021

SUMÁRIO

1 ANÁLISE SOCIOPOLÍTICO CULTURAL NA COMUNIDADE LOCAL        03

1.1 introdução        03

1.2 desenvolvimento        03

1.3 conclusão        04

2 REFERÊNCIAS        05

1 ANÁLISE SOCIOPOLÍTICO CULTURAL NA COMUNIDADE LOCAL

INTRODUÇÃO

      A desigualdade socioeconômica é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade e é um problema social que está presente em todos os países do mundo, mas é mais observado em países menos desenvolvidos.

Decorre principalmente da má distribuição de renda e da falta de investimentos na área social, como por exemplo, na educação e saúde.

Já a diferença social e cultural é o choque entre sociedades, duas ou mais, que possuem costumes, crenças e valores diferentes.

      Nesse trabalho iremos observar atentamente o entorno geográfico, sociopolítico cultural da cidade de Itarema localizada no Estado do Ceará, para identificar de que modo ocorre a relação ambiente, cultura e sociedade na vida pessoal do cidadão e na comunidade.

        

   

DESENVOLVIMENTO

     O município de Itarema fica localizado no noroeste Cearense, no litoral da cidade de Acaraú, a 204Km da capital Fortaleza. Foi fundado em Setembro de 1890 e teve sua emancipação política em 1985.

     A cidade era habitada pelos índios Tremembé, antes da chegada dos franceses e portugueses. As missões religiosas portuguesas, que tinham como intuito a catequização dos indígenas, influenciaram na cultura do município que possui como principal evento a Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima (12 e 13 de Outubro), a Torem (Festa Indígena da safra do caju que acontece no período de Outubro/Novembro) e o Festival de Cultura do município que acontece também em Outubro.

     Com área de 720.668 Km² e população estimada de 41.826 habitantes (IBGE 2019), sua economia é baseada na agricultura, com a produção de Algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão. E na aquicultura, com destaque para peixe, camarão e lagosta, (estes são exportados em grande escala para outros continentes como o europeu e asiático, e para a América do norte), além do comércio varejista e do artesanato.

     Tendo como maior parte habitada a zona rural, os maiores problemas sociais enfrentados é a falta de saneamento básico e a alta evasão escolar, já que muitos jovens precisam ajudar suas famílias trabalhando no comércio local ou em suas terras no regime de economia familiar, aumentando assim a desigualdade escolar, pois as dificuldades enfrentadas para o acesso a educação aumentam a diferença no resultado da aprendizagem, confirmando a máxima de que há uma forte relação entre origem social do aluno e seu sucesso escolar, outros fatores que também influenciam são a localização das escolas, a precariedade dos equipamentos e instalações e o nível dos professores.

“O que é muito difícil é você vencer a injustiça secular que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos.” (Ariano Suassuna, escritor, poeta e professor brasileiro).

PONCE (2005) diz que com o fim da chamada sociedade primitiva, a sociedade se estruturou em classes sociais antagônicas, constituindo o sistema educacional, onde as classes dominantes, de acordo com seus interesses e necessidades, passaram a delimitar o campo da educação servindo para a dominação social de poucos sobre muitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com