TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÚNCIOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Pedagogia

Disciplina: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Tutora a Distancia: Maria Clotilde Pires Bastos

Tutora Presencial: Elizangela Gomes Medeiros

Grupo

Danila Campelo RA   432065

Erica Cristina      RA  425929

Fabio Geony       RA  427231

Pedra Branca – CE

31 de Março de 2015

“Por trás da mão que pega o lápis, dois olhos que olham,                                                                           dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”.
Emília Ferrer.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho estão apontados pontos para ser entendido melhor a estrutura e o funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. O magistério e a sociedade atuando na aprendizagem do aluno. A criação de um mapa conceitual que mostra as atribuições do MEC e o seu sistema organizacional, discutindo se há vantagens ou desvantagens no Ensino fundamental de nove anos, e tentar entender o universo de uma criança, com base em vários autores e teorias, tais como de Henri Wallom, Jean Piaget e Lev Vygotsky, que se dedicaram ao processo de ensino-aprendizagem em todas as fases de desenvolvimento de uma criança, como principal sujeito.


AS ATRIBUIÇOES DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

              O Ministério da Educação (MEC) é responsável por gerir toda a educação escolar brasileira, da educação infantil à superior. O Ministério é responsável também por definir e executar políticas nacionais de educação e desenvolver sistemas de inclusão.
O Ministério da Educação foi criado em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Em 1953 o ministério passou a denominar-se Ministério da Educação e Cultura, daí a sigla MEC. Em 1995 o ministério passa a ser específico para cuidar apenas da educação.
A área de competência do Ministério da Educação é assim estabelecida desde o Decreto 4791 de 22/07/2003: política nacional de educação; educação infantil; educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar; avaliação, informação e pesquisa educacional; pesquisa e extensão universitária;
magistério; assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.
              O Ministério da Educação (MEC) se subdivide em diversos órgãos subordinados, como o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério (FUNDEB) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, conhecido como INEP.
O Ministério da Educação (MEC), e o Conselho Nacional de educação (CNE) – em nível Federal; em nível estadual, temos a Secretária Estadual de educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação. E, por fim nível municipal, existe a Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Conselho Municipal de Educação (CME).

VANTAGENS E DESVANTAGENS

               Criança mais cedo no primeiro ano e está assegurado a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade é a proposta do Ministério da Educação (MEC) com a implantação do ensino fundamental de nove anos. O programa prevê que aos seis anos de idade a criança esteja no 1º ano do ensino fundamental e termine esta primeira fase, ou seja, o 9º ano, aos 14 anos. A ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2003 e a ser implementada a partir de 2004.
               As escolas brasileiras tinham até 2010 para se adaptar ao novo formato do Ensino Fundamental, que agora passa há durar nove anos: a Pré-Escola será o novo 1.º ano. A medida busca minimizar diferenças entre o ensino público e o particular, além de diminuir a defasagem do sistema educacional brasileiro em relação a padrões internacionais. Educadores de todo o país perguntam-se: quais são as reais vantagens dessa mudança? Como aproveitar isso da melhor maneira possível?
È importante lembrar que quando se trata de crianças de sete anos ou mais de idade que nunca frequentaram a escola, essas já chegarão ao Ensino Fundamental de nove anos com uma significativa defasagem idade-série/ano. Assim, nos parece necessário analisar outras possibilidades de enturmação e, especialmente, criar programas de correção de fluxo escolar.                            No que se refere ao tempo escolar, pergunta-se: por que não organizar os anos escolares, principalmente os iniciais, em ciclos didáticos pedagógicos? Talvez tenha chegado o momento de os sistemas de ensino aprofundar os estudos sobre os ciclos de aprendizagem, diferenciados de séries ou anos de estudos. A implantação do Ensino Fundamental de nove anos supõe um período de transição para a necessária adequação às novas regras, o que, por sinal, está implícito na Lei nº 11.274/2006.
             A professora ressalta que dependendo do grau de exigência, a criança pode sentir que não está correspondendo ao que lhe é pedido, e vir a perder o amor pela aprendizagem. “Pais e professores têm que atentar para isso. Órgãos públicos e universidades têm que pensar primeiramente como é as nossas crianças para depois pensar que tipo de programa implantar”, diz.
Nelba explica que antecipando a idade de ingresso haverá uma diferença maior com relação ao aprendizado e esse fator tem que ser pensado do ponto de vista metodológico.  “Alguns vão aprender a ler e escrever com seis anos incompletos, outros não. Enquanto professores e pesquisadores precisaram ter a possibilidade de trabalhar com metodologias que atendam a diversidade da sala de aula. Cada vez mais, temos maior complexidade dentro da escola. É preciso atender as diferenças individuais, históricas e de potenciais dentro de um conjunto de fatores que ao mesmo tempo, garanta que todos tenham direitos iguais”.

ORGANIZAÇÃO AUXILIAR

Escola Privada de Ensino Infantil e Fundamental Duas Irmãs localizada na rua Padre João Epifânio – Centro no Município de Pedra Branca – Ce  é uma instituição conceituada
há mais de 20 anos, semeia valores e conhecimentos, na comunidade educacional, formando crianças e adolescentes para uma atuação plena na sociedade. Trabalha com a solidez e a brandura de uma instituição experiente na Educação Infantil e Ensino Fundamental  já na preparação para o Ensino Médio.
Na prática educacional são implementadas metodologias eficientes para uma educação de qualidade e referência.
É uma escola de meio período, que atende crianças de 2 anos até adolescentes de 15 anos (do Maternal II ao 9° ano do Ensino Fundamental).
A concepção que a instituição adota em relação à organização e gestão é democrático-participativa que visa á relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Onde busca a importância de objetivos comuns assumidos por todos e defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente, onde cada membro da equipe assume a sua parte no trabalho.
Toda a comunidade escolar tem por finalidade colaborar na assistência do educando, por meio da aproximação entre pais, alunos e professores, promovendo a integração: poderes públicos, comunidades, escola, família, arrecadadas espontâneas. O Colegiado deve colaborar com a direção da Escola para atingir os objetivos educacionais propostos, pode representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos junto à escola e também pode mobilizar os recursos humanos, materiais e financeiros da comunidade, para auxiliar a escola visando à melhoria do ensino; o desenvolvimento de atividades de assistência ao escolar (nas áreas socioeconômicas e de saúde); a conservação e manutenção do prédio, do equipamento e das instalações; a programação de atividades culturais e de lazer que envolva a participação conjunta de pais, professores e alunos.
Pode colaborar na programação do uso do prédio da escola pela comunidade, inclusive nos períodos ociosos, ampliando-se assim o conceito ensino. Favorecer o entrosamento entre pais e professores possibilitando aos pais, informações relativas tanto aos objetivos educacionais, métodos e processos de ensino, quanto ao aproveitamento escolar de seus filhos e aos professores, fornecendo maior visão das condições ambientais dos alunos e de sua vida no lar.
Suas atividades estão previstas em um Plano Anual de Trabalho que está integrado no Plano Escolar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com