TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II - Alfabetização e letramento

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de licenciatura em pedagogia EAD

Universidade Cruzeiro do Sul

AP II - Alfabetização e letramento

Atividade: Paulo Freire foi um dos grandes educadores e é muito conhecido por seu trabalho de alfabetização de jovens e adultos, e em relação à alfabetização, ele afirma que:

“A alfabetização implica não uma memorização visual e mecânica de sentenças, de palavras, de sílabas, desgarradas de um universo existencial, mas uma atitude de criação e recriação. Implica uma auto formação de que possa resultar uma postura interferente sobre seu contexto.” (apud VALE, M. J. Paulo Freire para transformar: almanaque histórico. São Paulo: Mercado Cultural, 2005, p.29).

Após ler a citação, reflita a respeito do processo de alfabetização e faça uma síntese de oito a dez linhas exemplificando os conceitos de alfabetização e letramento.

Resposta: Segundo o vídeo alfabetizar é ensinar a ler e escrever. A leitura e a escrita estão vinculadas nesse processo. O ponto crucial é ensinar o aluno a decifrar a escrita e a aplicar esse conhecimento para produzir sua própria escrita no dia a dia.

O letramento é um fenômeno distinto do denominado alfabetização, ser letrado é mais do que saber ler e escrever, é ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita em seu cotidiano, em sua vida. É preciso integrar esses processos sem perder de vista suas especificidades, reconhecendo a diversidade de métodos.

Cabe ao professor incentivar a criança a ler e escrever textos e não palavras isoladas, soltas, mostrando o funcionamento da linguagem, privilegiando situações de aprendizagens significativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com