TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR QUE A OBRA DE BISPO É TÃO SIGNIFICATIVA NA VANGUARDA DA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Por:   •  5/11/2016  •  Dissertação  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

POR QUE A OBRA DE BISPO É TÃO SIGNIFICATIVA NA VANGUARDA DA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA?

“De que cor você vê a minha aura? ”

Arthur Bispo do Rosário

Essa pergunta nunca foi escrita em nenhuma de seus trabalhos, ela era uma espécie de senha para que o indivíduo pudesse ter acesso ao quarto de Bispo e, logo por conseguinte, acesso às suas obras

Bispo foi um artista plástico que perambulou em uma linha cheia de devaneios, linha essa que dividia a realidade e o delírio. Nordestino, de família pobre, começou a trabalhar ainda jovem e, aos 29 anos, teve uma grande reviravolta em sua vida. Ao andar pelas ruas do Rio de Janeiro, foi questionado se ele seria o Cristo, em resposta a isso, Bispo disse:

“Não, eu sou o filho do Cristo!”,

... horas depois Bispo seria diagnosticado com esquizofrenia paranoide na Colônia Juliano Moreira.

Foi aí então que um nome da arte brasileira começaria a ser formado. Já algum tempo no manicômio, Bispo alegou ter ouvido uma voz que dizia: “Jesus filho, tranque-se em um quarto e comece a reconstruir o mundo.”. E foi o que o mesmo fez, durante 7 anos Bispo se trancou em um quarto e só saiu de lá quando a voz disse: “A obra está concluída!”.

Foi aí, durante estes 7 anos trancafiado em seu quarto que Bispo desenvolveu toda a sua arte. Arte, feita com tecidos que seriam descartados e na falta destes até com fios do próprio uniforme. Qualquer elemento da rotina manicomial ganhava um sentido sob sua lógica. Eram objetos de plástico, aço, ferro e outros materiais, reunidos conforme o senso plástico de Bispo. Reciclava refugos e produzia. Chegou a compor uma assemblage que reúne ícones do candomblé. Não sabia que tudo isto tinha nome e classificação no mercado de arte. Signos manicomiais ganhavam novo sentido e valor estético nessa ousada desconstrução do poder no hospício.

A importância da arte de Bispo é encontrada na história dos materiais utilizados em suas obras e como eram utilizados. Bispo encontrava na arte uma forma de registrar a vida cotidiana com uma estética que desperta os olhares mais curiosos, uma arte onde o observador precisa esquecer o seu mundo e adentrar no mundo de Bispo para ver/entender a real importância de tal arte.

Arthur Bispo do Rosário, brasileiro, sergipano e esquizofrênico mas, acima de tudo artista plástico. Artista que inventou, confeccionou e bordou o seu mundo, um novo e belo mundo, constituído de materiais que carregam um valor histórico sofrido e cruel mas que se transformaram em peças chave para um novo Gênesis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com