TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ALTERNATIVAS DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

Por:   •  30/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE MULTIVIX

PEDAGOGIA

DIANE SOUZA MENDES

ÉRIKA PAULA MERSCHER VALKE

FERNANDA BORGHARDT

JOSENICE DA SILVA PEREIRA

THAÍS FAZOLO DA SILVA

ALTERNATIVAS DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

UNIDADE 5: CAMPO BRASILEIRO: HISTÓRICO E OCUPAÇÃO

DOMINGOS MARTINS/ES

2020


DIANE SOUZA MENDES

ÉRIKA PAULA MERSCHER VALKE

FERNANDA BORGHARDT

JOSENICE DA SILVA PEREIRA

THAÍS FAZOLO DA SILVA

ALTERNATIVAS DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

UNIDADE 5: CAMPO BRASILEIRO: HISTÓRICO E OCUPAÇÃO

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de pedagogia, como requisito para aprovação na disciplina de alternativas de educação no campo.

Orientador: Monica Ribeiro.

DOMINGOS MARTINS/ES

2020

Estudando e se aprofundando mais na questão das escolas multisseriadas observamos que são mais vantagens do que desvantagens, e na verdade são mais desafios do que desvantagens. As vantagens do ensino multisseriadas se usado de forma correta, trará maravilhosos benefícios aos alunos.

ESCOLAS MULTISSERIADAS

VANTAGENS

DESVANTAGENS

  • Humanização do espaço escolar, bem como as intensificações, escola, família e comunidade;
  • Nas localidades que necessitam desenvolver o ensino multisseriado, muitas vezes o professor acaba precisando também desenvolver o papel da secretaria escolar, o que acaba não sendo bem uma desvantagem, mas sim um desafio maior do que somente ter de passar o ensino a várias turmas dentro de um só ambiente;
  • Momentos de interlocuções, diálogos e aprendizado;
  • Diversos olhares negativos, como se a escola multisseriada não fosse o ensino certo e de qualidade como nas escolas comuns;
  • Atividade em conjunto aonde acaba gerando uma integração muito grande, tornando assim o desenvolvimento bem melhor;
  • Pode acontecer também a desorganização do professor, o que ao invés de contribuir no ensino acabar atrasando ou bagunçando o ensino dos alunos;
  • Compartilhamento de conhecimentos entre os mesmos;
  • Quando tem muitos alunos na sala o ensino acaba sendo mais difícil, pois o professor não consegue fazer um atendimento especializado com tempo para cada aluno;
  • Trabalho colaborativo mesmo com várias faixas de idades;
  • Os livros didáticos são identificados por alguns professores como muito fracos de conteúdo. (tem os livros próprios para educação do campo.
  • Os alunos das series mais à frente acabam, de forma indireta recebendo uma retrospectiva das matérias já estudadas, assim sempre mantendo a matéria “fresca”, pois todos acabam recebendo um pouco da matéria de ambos os presentes na sala de aula.

Tendo assim sempre um reforço das matérias já estudadas anteriormente;

  • O ponto sócio histórico, onde um aprende com o outro, o sócio histórico funciona muito bem nas escolas multisseriadas.

 O professor precisa estar com o planejamento bem fixo para que quando ele entre na sala ele seja capaz de atingir a necessidade especifica de cada aluno, mas principalmente do grupo ali presente, sempre pondo em ponto a necessidade de agrupamento e acolhimento de uns aos outros. Na escola regular também encontramos bastante dificuldade, nenhuma escola, nenhuma turma costuma ser homogênea, então teremos diversos níveis dentro de uma turma mesmo em uma escola regular, logo na escola multisseriada essa dificuldade é que haverão de 3, 4 até 5 turmas diferentes e dentro dessas salas existirão estudantes com dificuldades, dessa maneira, ao mesmo tempo em que o professor precisa estar com planejamento  dele bem organizado para não se perder dentro desse processo ele também vai necessitar ser flexível, pois as vezes ele está planejando um material especifico para uma turma, mas a dificuldade do outro grupo demanda mais tempo ao professor. A agilidade do professor nas turmas multisseriadas é de suma importância para que ele haja de forma rápida e tenha o raciocínio rápido caso o aluno não chegue ao esperado pelo professor, assim sendo capaz de atender a necessidade de cada aluno sem que deixe nenhum sem o auxílio necessário para que o aprendizado ocorra de forma limpa e branda. Com base em todo o estudo, tomamos conhecimento que flexibilidade e sensibilidade são as palavras chaves para que a medição ocorra de forma boa dentro das escolas multisseriadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com