TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Artes Visuais Na Educação Infantil

Por:   •  19/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.159 Palavras (21 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 21

AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Acadêmicos:  Matheus Gabriel dos Santos Cunha

Sthefannie Maria da Silva Ribeiro

Suzany Roberta Alves de Araújo

Aline Gomes Nogueira

Tutor Externo: Keyla Ramos Lopes

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo dissertar acerca das importância das artes visuais na educação infantil, tendo em vista que essa forma de ensino é de fundamental importância no desenvolvimento da aprendizagem da criança, além disso, tal modalidade torna-se grande atrativo para elas uma vez que ela apresenta grande ludicidade, o que faz com que as crianças tenham bastante atenção e entusiasmo para executá-las, e com isso, trabalham a independência, a criatividade, o coletivo, logo, vários aspectos de seu desenvolvimento. Além disso, vale salientar todos os processos pelos quais a educação visual efetiva-se dentro das instituições de ensino e as formas que essa efetivação pode acontecer e, de fato, acontece, levando em consideração as especificidades das escolas, dos alunos, tendo em vista a pluralidade social e econômica, além de encarar os desafios da docência em garantir uma efetivação consistente, tendo em vista, que é papel do professor garantir uma boa e efetiva aprendizagem do aluno, mesmo que o mesmo não possua aptidão ou interesse na disciplina proposta, cabendo ao professor decidir a melhor didática para que todas as crianças apresentem um bom desempenho e interesse na elaboração das atividades propostas, para isso, criando atividades que sejam atrativas, utilizando-se de materiais e métodos criativos, que sejam peça fundamental para capturar a atenção e interesse dessas crianças.

Palavras-chave: Artes Visuais, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem

1. INTRODUÇÃO

           Queremos aqui  retratar e apresentar aos leitores uma breve pesquisa da importância das artes visuais na educação infantil, levar todos a uma reflexão sobre o tema aqui abordado, como podemos observar ao longo da história a arte têm suas formas descritas de inúmeras maneiras, devemos pensar como ela sendo tão importante pode nos auxiliar nas práticas docentes, partindo desse pensamento devemos levar em consideração como e quando devemos inserir tal prática no nosso Projeto político pedagógico.    

           A educação infantil é sem dúvidas uma das melhores fases para trazer a arte para as suas vidas, podemos estimular toda a sua expressividade como por exemplo: suas emoções, expressões, convívio a forma como elas conseguem ver o mundo e se sentir parte dele através das suas experimentações através da arte visual.

           A primeira forma que a humanidade utilizou para se comunicar foi através das artes visuais, as pinturas rupestres do período Paleolítico representam a forma como o primata vê o mundo. Da pré-história a contemporaneidade, a arte visual evolui, sem perder o seu objetivo de constituir-se como uma linguagem.

A arte como meio de comunicação é ainda mais significativa na escola. Na educação infantil a arte visual representa a linguagem da criança e a sua forma de ver e se comunicar com o mundo. Quando o vocabulário, ainda primário, não é suficiente, o desenho, a representação artística visual mais presente neste período da infância, substitui as palavras.

Nessa tapa da escolaridade a arte visual não só tem a função de linguagem para expressar o modo como criança vê o mundo, ela também representa o modo como esta apropria-se de suas interações. As cores, formas e traços traduzem a forma como a criança absorve a sua troca com o externo através dos sentimentos e sentidos. Os desenhos singulares evidenciam essa interpretação.

        Na educação infantil a arte visual deve contribuir para o surgimento de um sujeito crítico e reflexivo, que possui uma linguagem própria de como se vê e como vê o outro. Por isso a importância de apresentar a arte de forma livre, como experiência lúdica, possibilitando a vivência da criança nesse espaço de formação do eu.

          O Ensino de Artes Visuais fomenta a ampliação da aquisição de conhecimentos e potencialidades por parte do aluno. Através da Arte a criança pode se expressar, expor seus sentimentos e ideias, ampliar sua relação com o mundo ao seu redor. Assim sendo, ele utiliza as Artes Visuais como uma forma de

expressão, adquire sensibilidade e competência para lidar com formas, cores, imagens, gestos, sons e demais expressões.

As Artes Visuais e o conhecimento da imagem são de grande importância na Educação Infantil, se tornam fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e perceptivo da criança. É importante utilizar a Arte como um recurso que auxilia na formação da criança, trabalhando-a não como passatempo ou um recurso decorativo, mas sim como uma forma de aprendizagem, cheia de objetivos importantes no desenvolvimento do aluno.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É comum a ideia de que as crianças nascem com aptidões para o mundo da arte. A ideia da liberdade de criação como pressuposto para embasar a arte como função de linguagem, é muito presente nesta nova etapa de aprendizagem. Observar a liberdade na criação permite ao professor conhecer a criança e como ela se desenvolverá no seu contato com ‘novas práticas’.

A ideia do aprendizado de novas práticas na educação infantil é confrontada com a perspectiva de que: ‘esta ação já vem sendo realizada por inúmeras pessoas ao longo do tempo’ Stein (2019). O importante, segundo o autor é atentar-se para a forma singular que essas novas práticas são realizadas por essas crianças.

[...]a atividade da criança, embora seja criadora do ponto de vista singular, deva ser valorizada pelo seu caráter reconstituidor ou reprodutor, pois ainda que seja um ato novo em sua trajetória, essencialmente está reproduzindo ou reconstituindo um gesto que vem sendo realizado há muito tempo por diferentes sujeitos. (STEIN, 2019, p.36)

        O modo de fazer, e a apropriação individual da criança o torna sujeito criador. Entretanto, embora a criança realize a ação de forma única é valorizada pelo seu caráter reconstituidor ou reprodutor, pois tenta se aproximar a um padrão. A criança na educação infantil é estimulada progressivamente a alcançar o domínio de uma técnica para a execução de determinada tarefa, como pintar ou desenhar utilizando formas e traços já existentes em determinada figura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (274.3 Kb)   docx (81.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com