TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Visuais na Educacao Infantil

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  13.527 Palavras (55 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 55

INTRODUÇÃO

Sabemos que, há bem pouco tempo, a Educação Infantil não fazia parte do Ensino Básico, porém a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 permitiu que esta etapa fosse reconhecida com a sua função e importância na formação das crianças. E diante desta mudança a disciplina de Artes apareceu com maior ênfase, já que tem uma tarefa importante nesta etapa educacional, pois engloba os fatores do conhecimento, da sensibilidade e da cultura.

Na fase da educação infantil a criança está em formação, e o desenvolvimento dos sentidos antecede o das atividades superiores intelectuais. Portanto, ao ensinar Artes na Educação Infantil o foco dever ser no processo de criar, onde o aluno pode elaborar seus próprios sentidos em relação ao mundo que o cerca. A arte, para a criança, pode favorecer um equilíbrio importante entre o intelecto e as emoções.

O trabalho com as Artes em sala de aula, vem favorecer o desenvolvimento de diferentes leituras do mundo para os educandos. A escola oferece esse espaço, onde é possível intermediar essa cultura, já que funciona como um ponto de interseção e convergência para a reprodução cultural, a crítica e a construção da cidadania, onde o objetivo principal não é o produto final do trabalho criativo, mas sim o processo de crescimento, ou seja, o pensamento, sentimento, percepções que vivenciadas.

Toda criança é curiosa e está sempre apta a explorar. Assim sendo, na escola, os alunos precisam vivenciar situações que estimulem e despertem ainda mais essa curiosidade, para que possam revelar as suas características, externar as suas dificuldades, os seus sentimentos, os seus talentos e expressões próprias.

Para Gullar (2006), o mundo que o artista cria parte das suas experiências, daquilo que ele consegue enxergar no mundo, na sua cultura. Desta forma, a arte parte sempre de dentro do indivíduo, com sentimentos, interesses, valores e conhecimentos. Portanto, o ensino de artes é essencial para o desenvolvimento educacional e social de crianças.

E neste trabalho buscamos salientar que a arte tem um papel importante no processo de educação da criança por incorporar sentidos, valores, expressão, movimento, linguagem e conhecimento de mundo, em seu aprendizado. A arte se manifesta em várias linguagens, ou seja, pela dança, música, pinturas, esculturas, teatro, entre outras. E em todas, a arte sempre expressa ideias e sentimentos.

Esta pesquisa traz uma reflexão sobre o ensino de Artes na Educação Infantil, através de uma pesquisa bibliográfica. Pois a Arte e suas linguagens são importantes para o desenvolvimento e a formação da criança. Já que é através do imaginário e do fazer artístico que a criança demonstra suas emoções e sentimentos.

O Capitulo I traz um breve panorama histórico do ensino de Artes no Brasil. E posteriormente no capítulo II uma reflexão da Arte e o seu significado para as crianças.

O professor apresenta à criança o mundo das artes, mediando suas ações segundo suas leituras de mundo, a apropriação da realidade e suas expressões pessoais registradas, sejam em pinturas, música, teatro, desenho e suas infinitas possibilidades de criatividade. A vivência artística influenciará no modo como a criança aprende,como ela se comunica e como faz a história no seu contexto.

CAPÍTULO I

UM BREVE PANORAMA HISTORICO DO ENSINO DE ARTES NO BRASIL

Para um melhor entendimento sobre o ensino de Artes e suas linguagens, é interessante conhecermos mais sobre o panorama histórico do mesmo aqui no Brasil.

Com o objetivo de formar uma Escola de Arte, em 1816, D. João VI trouxe a Missão Francesa, que efetivamente começou a trabalhar apenas 10 anos depois, porém devido do alto custo, poucos tinham a oportunidade de estudar Arte.

Já na década de 1870, período de grandes transformações culturais, o ensino de Arte foi voltado para a formação de desenhistas. E, posteriormente entre 1890 e 1920 foi predominante, aqui no Brasil, a cópia de quadros e o desenho geométrico.

Em 1920, a Arte passa a ser incluída no currículo escolar como atividade integrativa, apoiando o aprendizado de outras disciplinas, porém, os exercícios de cópia são mantidos.

Mas em 1922, com a Semana de Arte Moderna, a Arte-Educação no Brasil teve um grande avanço, com os conceitos de livre expressão e influências de Mário de Andrade e Anita Malfatti, ambos concordavam que a Arte tinha como finalidade principal permitir que a criança expressasse seus sentimentos e também traziam a concepção de que a Arte não é ensinada, mas, expressada.

O artista plástico Augusto Rodrigues, em 1948 resolveu criar a Escolinha de Arte valorizando a capacidade criadora, após saber que uma mostra de arte infantil foi excluída por ter interferência adulta e alguns clichês.

E a partir dos anos 50 o currículo escolar em Artes era composto pelas seguintes matérias: Desenho, Música, Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais, mantendo o caráter e a metodologia do ensino artístico anterior.

Na Pedagogia Tradicional e Tecnicista, o foco do ensino era a transmissão de conteúdos para reprodução, sem preocupação com a realidade social ou com as diferenças individuais dos alunos. E neste período, nas aulas de Artes, os professores focavam uma construção pautada nos aspectos técnicos e no uso de diversos materiais, ou seja, traziam poucos conhecimentos das linguagens artísticas.

Neste período, ensino de arte no Brasil foi baseado na concepção de arte como técnica. Conclui-se que a orientação de ensino de arte como técnica parte basicamente de dois princípios:

  • a efetivação do processo de aprendizagem da arte através do ensino de técnicas artísticas, para uma formação meramente propedêutica, que visa, como por exemplo, à preparação para a vida no trabalho;
  • e na utilização da arte como ferramenta didático-pedagógica para o ensino das disciplinas mais importantes do currículo escolar, tais, como Matemática e Língua Portuguesa;

Assim sendo, o ensino de arte na educação escolar não trazia um fundamento em si mesmo, apenas servia como meio para se alcançar objetivos que não relacionados com o ensino de arte de fato.

Em 1914, começa a surgir a Tendência Modernista, através da influência da pedagogia experimental. Nesse ideário, a concepção de ensino de arte como o desenvolvimento da expressão e da criatividade tem as suas bases conceituais e metodológicas ligadas ao Movimento Escolinhas de Arte (MEA). O MEA foi o primeiro importante movimento que possibilitou o processo de transformação filosófica e metodológica de nossa Arte/Educação (AZEVEDO, 2000). Outro dado importante, é o MEA, por mais de 20 anos, o mesmo foi responsável pela formação inicial e continuada dos arte/educadores de diferentes regiões brasileiras, conforme os estudos de Varela (1986).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91.1 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com