TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFERENTES MANEIRAS DE ENSINAR MATEMÁTICA

Por:   •  2/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  7.274 Palavras (30 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ILDEBRANDO SALERNO DE OLIVEIRA JÚNIOR

PROJETO DE ENSINO:

AS DIFERENTES MANEIRAS DE ENSINAR MATEMÁTICA

Ruy Barbosa

2014

ILDEBRANDO SALERNO DE OLIVEIRA JÚNIOR

PROJETO DE ENSINO:

AS DIFERENTES MANEIRAS DE ENSINAR MATEMÁTICA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Prof.ª Sandra Vedoato, Vidotti, Okçana Battinii Carlos Eduardo Golçalves, Sandra Reis.

Ruy Barbosa-Ba

2014

“Nas questões matemáticas não se compreende a incerteza nem a dúvida, assim como tampouco se podem estabelecer distinções entre verdades médias e verdades de grau superior”.

Hilbert

JUNIOR, Ildebrando Salerno de Oliveira. As diferentes maneiras de ensinar matemática. 2014. 27 págs. Projeto de Ensino de Graduação em Licenciatura em Pedagogia. Universidade Norte do Paraná, Ruy Barbosa, BA, 2014.

RESUMO

O atual projeto de ensino se ofereceu a observar as diferentes formas de se ensinar matemática. Ele tem como objetivo geral identificar a importância do ensino da matemática para o desenvolvimento do aluno. A pesquisa também explana como objetivos específicos estimular o aprendizado da matemática na sala de aula, permitir a maior compreensão do assunto e promover o desenvolvimento, tanto do raciocínio lógico, quanto interpretativo gerando inúmeras possibilidades, bem como o papel do professor frente a essa problemática que atinge a maioria das crianças e abordada por diferentes autores e pesquisadores, onde ocorreu o questionamento que permeou este projeto: Como a matemática pode influenciar a vida das crianças e o que os professores podem fazer para facilitar essa relação? Portanto, o eixo integrador do projeto foi a “O Papel do Docente”. As atividades deverão ser promovidas de maneira interdisciplinar, objetivando o aluno como principal elemento de todo o processo de ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa revela um importante referencial teórico explanando questões históricas referentes à matemática e ao docente.

Palavras-chave: Matemática; Ensino; Dificuldades; Prática docente; Recursos didáticos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        8

2.1 OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA        8

2.2 O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ALUNO        12

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        21

3.1.TEMA E LINHA DE PESQUISA        21

3.2. JUSTIFICATIVA        21

3.3. PROBLEMATIZAÇÃO        21

3.4. OBJETIVOS        21

GERAL:        21

ESPECÍFICOS:        22

3.5. CONTEÚDOS        22

3.6. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO        22

3.7.TEMPO PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        23

3.8. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        23

3.9. AVALIAÇÃO        23

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        27

1 INTRODUÇÃO

O projeto de ensino a ser apresentado, relaciona o tema “As diferentes maneiras de ensinar Matemática”, com intuito de passar aos alunos um entendimento mais completo sobre o assunto. Seguindo esse raciocínio, a pesquisa do projeto foi o “O papel do docente”. Os trabalhos serão promovidos de maneira interdisciplinar, com a finalidade de que o aluno se torne apto em uma matéria tão desvalorizada injustamente por exigir um pouco mais de atenção. O mesmo se manteve atento para os métodos utilizados pelo professor no interior da sala de aula.

O padrão de ensino da matemática, que significa em ensinar de forma metódica que segura o aluno a um número de métodos e regras que depois são requeridos em testes e avaliações, tem uma conseqüência desastrosa no qual não há maneira para uma aprendizagem libertadora e criativa. A forma como se leciona a disciplina matemática necessita ser modificada; atualmente se comenta muito de transformações, mas isso realmente não existe, uma vez que a realidade é outra, o ensino pouco avançou, tanto nas universidades como nas escolas normais onde o docente é o possuidor do conhecimento e o aluno apenas observador. Outro atraso também é a discriminação, em que a matemática é taxada como sendo para poucos e somente os dotados de inteligência acima do normal é que conseguem compreendê-la.

Há diferentes formas de se lecionar e aprender matemática, no qual é necessário procurar entender de que modo ensinar para que todos tenham capacidade de compreender a disciplina, almejando à formação de um saber que qualifique e estimule os alunos a refletir e pensar sobre a realidade que os rodeiam.

A disciplina matemática utilizada no século XXI, conhecido como “mundo moderno” tem como finalidade capacitar cidadãos suscetíveis as transformações que sejam independentes, criativos e solidários com capacidades básicas, por meio de uma aprendizagem importante que permita conquistar muito mais do que o exercício de direitos e deveres.

Por meio deste projeto almeja-se proporcionar posicionamentos, maneiras e formas favoráveis indicando que por meio da contextualização do ensino da Matemática é possível permitir o ensino da mesma mais claro, objetivo e dinâmico, no qual o aluno reconhecerá a disciplina como uma criação humana, que aconteceu a partir da procura de recursos para solucionar problemas diários, de diversos povos e em períodos históricos diferentes, revelando que a matemática ensinada atualmente em sala de aula não apareceu finalizada como é demonstrada nos diversos livros didáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (341.5 Kb)   docx (119.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com