TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR: JOGOS

Por:   •  4/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA RURAL MUNICIPAL

ROSA

A MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR: JOGOS

                                         

                     

2017

 INTRODUÇÃO

         O presente trabalho tem como objetivo mostrar o lúdico como ferramenta de grande importância na influencia do processo de ensino e aprendizado, toda criança em formação necessita de brincadeiras e jogos para poder aprender a viver em sociedade.                                                                Jogar é inerente ao ser humano e estabelecer uma relação entre jogar e aprender pode tornar o processo de aprendizagem prazeroso. Por meio da participação em jogos, o aluno interage e se socializa com os outros. Os jogos são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento e o uso dos mesmos tem o objetivo de fazer com que os educandos gostem de aprender e possibilita aos que têm dificuldades ultrapassarem seus limites. Utilizá-los como ferramentas no cotidiano escolar possibilita a produção do conhecimento e o desenvolvimento da leitura, pois eles auxiliam na transposição entre a linguagem oral  e a escrita.

Para Vygotsky “o jogo é uma atividade muito importante, pois através dele a criança cria uma zona de desenvolvimento proximal, funções que ainda não amadurecem, mas que se encontra em processo de maturação, o que a criança ira encontrar em um futuro próximo. A escola deve ser rica de experiências para a exploração ativa, compartilhada por crianças e por adultos onde através das brincadeiras e jogos a criança exercita vários papeis com os quais interage no cotidiano”. (VIGOTSKY, 1994, p.67).

A brincadeira não significa só recrear, pois é uma forma complexa que a criança tem de interagir com os outros evoluindo de acordo com seus interesses conforme sua necessidade em relação à sociedade.

O professor no seu trabalho deve permitir a criança espaços para brincar, proporcionando interação que vem realmente ao encontro do que ela é, aliado as tentativas no sentido de compreendê-las, mostrando respeito e que saibam a importância do brincar no âmbito escolar.

JUSTIFICATIVA

  O lúdico promove uma alfabetização significativa na prática educacional, sendo de extrema importância o professor valorizar os jogos e as brincadeiras, pois são objetos indispensáveis para a aprendizagem da criança, assim eles aprendem brincando e se comunicando consigo mesmo e com outras crianças construindo conhecimentos múltiplos.                                Assim o jogo não pode ser visto apenas como divertimento. Através dele se processa a construção do conhecimento. O educando fica mais motivado para usar a inteligência, pois quer superar seus obstáculos. Com as atividades lúdicas de jogos como alfabeto móvel, adivinhas, dominó de letras e outros, espera-se que as crianças passem a ter um aprendizado positivo. Jogar é uma fonte de lazer, de conhecimento, o que nos leva a considerá-lo parte integrante da atividade educacional.

OBJETIVO GERAL

* Proporcionar às crianças a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos através de atividades lúdicas envolvendo jogos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •  Desenvolver o raciocínio lógico por meio de jogos, nas diversas modalidades de ensino como leitura e escrita;

  •  Ampliar as possibilidades de aprendizagem dos educandos;
  • Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos.

         Seja qual for o jogo, por mais simples que pareça, ajudará a criança no seu desenvolvimento visando sempre o processo de aprendizagem dando oportunidade para que isso ocorra de forma simples e espontânea.                         É importante saber que o bom jogo é aquele que atende as necessidades da criança e que propicia a ela uma maior harmonia com a ferramenta usada. Os mesmos podem e devem ser objetos de crescimento, possibilitando ao educando a exploração do mundo, descobrir-se, entender-se e posicionar-se em ralação a si e à sociedade.

             O jogo enriquece o desenvolvimento intelectual. Quando o professor recorre aos jogos ele está criando uma atmosfera de motivação que permite aos seus educandos participarem ativamente do processo ensino-aprendizagem, assimilando experiências e informações. Mas é preciso respeitar a bagagem de conhecimento de cada criança.

METODOLOGIA

         Com a prática de atividades ligadas ao jogo, podemos exercitar estimular e levar o educando a participar, interagir com os colegas, porque a dúvida de um pode ajudar a turma toda. Ao relacionar o jogo com alguma outra atividade as crianças passam a ter autoconfiança e prestam mais atenção aos seus erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com