TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DOS DISCENTES NA METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO

Por:   •  25/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.518 Palavras (11 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

CAMPUS DE ARIQUEMES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Jemima Querén Neves de Paula Mauricio

AS DIFICULDADES DOS DISCENTES NA METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO

Ariquemes, RO

2017

  1. INTRODUÇÃO

Os trabalhos acadêmicos são trabalhos de pesquisa ou tarefas exigidas pelas instituições de ensino superior e instituições de ensino em geral entre outros que têm por meta desenvolver nos estudantes universitários o espírito crítico e a capacidade intelectual. Segundo Freitas, (2012, p. 1) “[...] o trabalho acadêmico é a produção exigida na educação superior e que necessita habilidades para sua elaboração [...]”. A importância da metodologia cientifica é de ajudar, aprimorar e ampliar o conhecimento sobre as técnicas fundamentais para se fazer um trabalho acadêmico com excelência e primazia na estética estrutural. “E tem como meta a ser atingida pela Metodologia do Trabalho Acadêmico arte da leitura, da análise e da interpretação de textos para elaboração dos trabalhos acadêmicos” (QUADROS, 2007).

A disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, no mundo em que vivemos marcados pela agitação e falta de tempo, onde sempre se buscam os métodos mais fácies e práticos para resolver e minimizar os problemas, é de fundamental importância para a formação acadêmica, pois busca, sobretudo, a máxima eficiência na prática do aprender a ser. (ADREÃO et al.,2012,p. 2).

A maioria dos alunos universitários têm uma grande dificuldade em produzir trabalhos acadêmicos, por não conseguirem associar a produção dos mesmos com os afazeres da sua vida particular. Além disso, muitos se queixam da péssima qualidade do ensino fundamental e médio das escolas públicas, onde, disciplinas fundamentais como Língua Portuguesa, por exemplo, não são exigidas com o aprofundamento necessário e, alguns alunos, por sua vez, também não demonstram interesse em aprender. Esse fato acaba dificultando ainda mais a produção dos trabalhos, pois ortografia, leitura e interpretação de texto são requisitos de fundamental importância na hora de elaborar tais trabalhos. Outra reclamação bastante ouvida de quem está iniciando um curso superior, é que na escola não foram orientados como fazer trabalhos de metodologia científica.

Outro dado importante é o de que 40% dos acadêmicos questionados revelam ter dificuldades no entendimento das matérias da grade do ensino superior, apontando como causa principal a má qualidade do ensino fundamental e médio que cursaram, relatando que atividades como leitura, interpretação de textos, pesquisas, resenhas e muitas outras, transformam-

se em tarefas inéditas e difíceis de desempenhar. (LEMOS, 2006, p.52).

As consequências do não aprendizado dos alunos em relação às dificuldades para elaborar trabalhos científicos podem contribuir para a adoção, por parte dos alunos, de artimanhas tidas como mais vantajosas como a compra de trabalhos prontos, elaborados por terceiros bem como também o mau uso da internet no auxílio à pesquisa, pois, entende-se que muitos dos casos de plágio detectados nos trabalhos apresentados pelos acadêmicos são praticados através do uso dessa ferramenta. quando o intuito é obter o trabalho final do curso


  1. OBJETIVO

2.1 Geral

Investigar os problemas encontrados bem como criar propostas na tentativa de amenizar causas que levaram os alunos das instituições de ensino superior, já em fase de conclusão de curso, que apresentaram uma considerável dificuldade em relação à elaboração dos trabalhos acadêmicos e científicos.

2.2 Específicos

Investigar os problemas encontrados por alunos na construção dos TCCs.

 Compreender parte das dificuldades apresentadas pelos acadêmicos seja tanto no início ou no final do curso.

Criar propostas na tentativa de amenizar as dificuldades dos acadêmicos na elaboração dos trabalhos.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A metodologia científica tem uma grande importância para os discentes, principalmente no contexto universitário, pois muitos acadêmicos iniciantes e mesmo os que já estão em períodos mais avançados da graduação apresentam dificuldades significativas quando são solicitados a elaborar os trabalhos acadêmicos.

[...] os alunos do primeiro e segundo anos de graduação sentem dificuldades em elaborar seus trabalhos acadêmicos por não saberem pesquisar, nem organizar a redação dos dados coletados e nem as suas ideias, têm dificuldades em utilizar as técnicas e os métodos de pesquisa, embora reconheçam a importância da metodologia de pesquisa em todos os cursos de graduação para a elaboração de trabalhos acadêmicos. (SANTOS; REDYSON, 2009, p. 4).

Pode-se notar que as maiores dificuldades dos alunos estão relacionadas basicamente às atividades de pesquisa e a organização dos resultados obtidos. Quanto à tarefa do ato de pesquisar Pádua (2009, p.31) ressalta que:

Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações.

A abordagem da disciplina de Metodologia Científica referem-se as regras primordiais da produção científica dando aos acadêmicos um melhor entendimento sobre a natureza e os principais objetivos destas regras.

Segundo Leite (2009, p. 10):

Metodologia Científica não é um conteúdo a ser decorado pelo acadêmico, para ser verificado num dia de prova; trata-se de fornecer aos acadêmicos um instrumental indispensável para que sejam capazes de atingir os objetivos da Academia, que são o estudo e a pesquisa em qualquer área do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com