TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MULHERES QUE INSPIRAM

Por:   •  5/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE NOVO HORIZONTE

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MULHERES QUE INSPIRAM

Ipojuca/PE

2021

Irislayne Lima Leite da Silva

Priscila Marcelino dos Santos

MULHERES QUE INSPIRAM

Trabalho apresentado para a disciplina Gestão de Serviços, no curso de Administração da Faculdade Novo Horizonte.

Professora: Adrielle Souza.

Ipojuca/PE

2021

INTRODUÇÃO

O que podemos falar sobre mulheres que inspiram? Temos diversos exemplos de mulheres que não se conformaram em viver em uma pequena caixinha onde a sociedade ditava o que devia ou não ser feito, enfrentaram diversas discriminações só pelo fato de ser mulher, mas isso não as diminui, pelo contrário as impulsionam a serem mais fortes, muitas dessas batalhas densas, centenas de mulheres deixaram sua marca na história, marca de superação, de garra, de disciplina, de empatia, de solidariedade, dentre tantas qualidades que sobrepõe essas mulheres extraordinárias.

Foram e são mulheres relevantes, mais o que vem a ser relevante? Ser relevante é deixar um marco em alguém, e ser importante para alguém, no final da sua partida alguém sinta a sua falta, ser relevante é compreender que somos passageiros nessa terra mais que podemos fazer o diferente na vida de alguém, podemos fazer a diferença com atitudes tão simples, um simples bom dia alegra a pessoa que a ouve, um sorriso ilumina a vida de quem estava triste.

Somos mulheres empoderadas, somos capazes de conquistar aquilo que diariamente lutamos, temos dentro de nós uma força incrível, um poder de resiliência.

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas mulheres que inspiram e que marcaram uma geração dentre tantas que deixaram um impacto na vida de alguém, que foram relevantes de forma a qual vieram impactar o mundo, várias e várias mulheres deixaram o seu legado por onde passaram e o espaço seria pouco para mencionar todas as suas trajetórias de garra e conquistas, sem contar com a que está bem ao nosso lado e a nós mesmo.

MULHERES

No filme “Estrelas além do tempo” do cineasta Theodore Melfi a qual retrata a luta de três mulheres negras que lutam em um tempo aonde a segregação social era forte, aonde lugar de mulher era em casa cuidando das crianças e do lar, elas nos ensinam que lugar de mulher é aonde ela quiser. Cientista com papeis importante na NASA Katherine G. Jonhson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson nos inspiram a nunca desistir dos nossos sonhos que enfrentaremos luta árdua, que algumas vezes vamos querer entrar embaixo de uma coberta e não querer sair de lá, mais a força que em nós habita nos faz ressurgir como a fênix entre as cinzas.

Katherine G. Jonhson sempre foi uma criança diferente, suas habilidades em fazer cálculos super-rápido e precisos a diferenciava das outras crianças, quando começou a trabalhar na NASA desempenhava a função que eles a chamavam de computador, porém enfrentaram vários desafios, os cálculos só eram repassados pra ela aquilo que os homens não achavam perigosos, ainda enfrentava um longo percurso para ir ao banheiro, pois havia separação entre negros e brancos, com isso ela descobriu uma forma de ver os números que eles encobriam colocando o papel contra a luz, foi descriminada pela cor, por ser mulher, mais superou, ela era a responsável pelos cálculos de lançamento do homem à lua.

Dorothy Vaughan que teve que superar diversos desafios lutou para que sua equipe não fosse substituída ensinando a elas a mexer com as novas máquinas tecnológicas e ganhando o respeito e admiração de sua supervisora.

Mary Jackson enfrentou a resistência em querer ser engenheira da NASA, lutou para poder estudar em uma faculdade de brancos, viu em si em potencial que não podia desperdiçar, estudou e se tornou a primeira engenheira da NASA.

Não significa que a vida vai ser fácil e que nunca iremos encontrar desafios, todas essas mulheres enfrentaram diversas batalhas mais deixaram um legado de inspiração, marcaram a sua história como cientistas brilhantes e que merecia o respeito de todos independentes de sua cor de pele, classe social ou sexo.

Rosa Parks conhecida como “mãe dos movimentos pelos direitos civis” nos Estados Unidos, Rosa Park fazia parte do movimento Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP). Mais a sua atitude no dia 01 de dezembro de 1955 não estava ligada ao movimento mais a indignação de ser uma voz calada por tanto tempo, foram densos os desafios enfrentado por Rosa Parks, os dias em que passaram na prisão não foram esquecidos, as ameaças de mortes, tentativa de assassinato tudo isso porque ousou em ser uma voz e não se conforma com aquilo que a sociedade dita como regra de vida, dentre tantos conflitos ela teve que deixar a sua cidade, mas isso não significa que a sua luta deveria se parada ao contrário lutou fortemente defendendo os direitos civis contra o racismo nos Estados Unidos.

Em junho de 1999, Rosa Parks foi condecorada com uma medalha de ouro no congresso Norte-Americano pelo atual presidente em exercício no tempo Bill Clinton. Desde a sua decisão em não se levantar do assento para que um homem branco pudesse sentar, e toda a pressão sofrida por Rosa e pela sua família, a comunidade negra vendo o sofrimento organizou um boicote nos ônibus aonde a frota dos ônibus era ocupado por 75% de pessoas negras, muitos desses negros chegava a caminhar 30 km a pé, com isso muitos brancos ofendiam os negros, mas eles não reagiam buscaram fazer um boicote pacífico foram muitas as adversidades sofridas por Rosa Parks e família mais uma lição é deixada, que temos voz e podemos lutar pelos nossos direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (431.2 Kb)   docx (362.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com