TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  10/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO

A escola de hoje vem sendo estruturada para preparar pessoas de acordo com exigências de formação de indivíduos profissionais e cidadãos.

Na realidade as novas tecnologias da informação estão desafiando a educação a explorar outras habilidades, possibilidades e estratégias no processo de construção de conhecimento.

A utilização de tecnologias de multimídia nas salas de aula vem ganhando importância no processo de ensino-aprendizagem, pois oferecem ferramentas que auxiliam o planejamento de aulas mais produtivas e mais competentes, além disso, estimulam aprendizagens significativas de forma criativa, atraente e inovadora.

Quando o assunto é educação, todo esforço que vise facilitar o processo de transferência de conhecimento seja por meio de um facilitador ou mesmo de maneira autodidata, torna-se mais atraente e eficiente quando são empregados recursos de multimídias.

“Aprender com a tecnologia é quando o aluno aprende usando-as como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.” (JONASSEN 1996).

DESENVOLVIMENTO

A multimídia na educação pode ser definida como uma ferramenta de extrema utilidade no planejamento de uma aula. Trata-se de uma ferramenta útil em função de contribuir para tornar a aula mais significativa e eficiente em seu objetivo. Outra característica do emprego de recursos multimídia é a sua contribuição no que diz respeito a tornar a aula mais atrativa, uma vez que o professor passa a contar com fortes aliados no preparo e aplicação da aula, pois o quadro negro deixa de ser o “único recurso”. Agora todos os sentidos podem ser estimulados através dos recursos multimídias (.A multimídia pode ser entendida com a combinação de dois ou mais recursos de texto, áudio, vídeo, imagem e animação. O texto, imagem, som e vídeo, são tipos básicos de objetos multimídia, e são os mais utilizados no ambiente escolar).

Como exemplo, podemos citar uma aula de Ciências onde mais do que mostrar a figura do aparelho respiratório, pode-se projetá-lo de maneira tridimensional, com cortes ou mesmo mostrar um vídeo ou utilizar um aplicativo que possibilite interação total com o objeto de estudo. Tal fato se deve em função da facilidade de tais ferramentas atraírem a atenção dos alunos.

Figura 01

Outro efeito do emprego de multimídias na educação consiste no fato de que torna todo o processo de aprendizagem, algo mais significativo uma vez que a forma de transferência de conhecimento conforme mencionado acima, é mais atraente, pois o emprego de recursos criativos é facilitado, o que torna a aula altamente inovadora. Outro ganho no emprego destas ferramentas são as inúmeras possibilidades de produzir socialização na sala de aula, uma vez que as atividades podem ser construídas conjuntamente, o que facilita muito a aprendizagem. O professor é apenas um facilitador, não o detentor do saber.

Figura 02 e 03

Outro diferencial para o ensino/aprendizagem são os jogos educativos multimídia, que é um grande atrativo para os alunos, e através deles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com