TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Execução de Contratos de Locação em Tempo de Pandemia (COVID19) e o Projeto de Lei 1.179/20 do Senado

Por:   •  17/5/2020  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Execução de contratos de locação em tempo de pandemia (COVID19) e o projeto de lei 1.179/20 do Senado.

        Sabe-se que o locatário mesmo em tempo de pandemia não pode deixar de pagar o aluguel, ainda que esteja com dificuldades financeiras, seja consoante a legislação ou pelo próprio contrato que foi firmado com o locador. A possibilidade de deixar de pagar o aluguel chegou a integrar o projeto de lei 1.179/20, mas, o projeto não teve muito sucesso, repercutiu mal junto ao senado e foi suprimido o art 10º que falava justamente sobre as locações.

        Esse projeto fazia com que os alugueis mediante de uma notificação do locatário/locador ele pudesse suspender total ou parcialmente esses alugueis durante o período de março a outubro de 2020 no qual só passaria a pagar esses valores pendentes a partir de outubro, ocasionando um caos, pois os doutrinadores entenderam que desse modo, iria transferir o problema do locatário para o locador, acarretando em um acúmulo desses alugueis tornando ainda mais difícil posteriormente a quitação

        Dentro desse projeto de lei a parte que foi aprovada foi o art 9º que trata sobre os impedimentos dos despejos em relação a essa inadimplência, essas ações de despejo só passaria a ser distribuída no final de outubro tendo em vista que no texto adotado foi proibida a concessão de liminar para desocupação do imóvel até 31 de outubro de 2020. Mas o referido disposto do art. 10 do projeto foi suprimido, no qual consentia aos locatários residenciais suspender o pagamento dos aluguéis vencíveis a partir de 20 de março até 31 de outubro de 2020, cujo pagamento poderia ser parcelado. A retirada do art. 10 do projeto deixou os conflitos da relação locatícia para a livre negociação das partes.

        De certa forma, é transparente que a sociedade global, incluindo a brasileira, combate no momento uma situação enérgica com resultados até o momento incomuns em vários aspectos. Então em um primeiro momento o mais viável a se fazer seria primeiramente verificar ou pedir para que o locatário comprovasse realmente se houve essa perda de renda e tal dificuldade financeira por motivo da pandemia, seja por uma redução salário ou até mesmo uma perda de emprego. Sempre formalizando tudo por e-mail ou até mesmo por um aditivo para não ficar um acordo apenas de boca a boca.

        Muitos locatários buscam nessa situação um desconto no aluguel tanto por negociação extrajudicial como através também do judiciário e neste sentido temos decisões de tribunais, como por exemplo a decisão de locação comercial que saiu no tribunal de são Paulo, vejamos:

Locação comercial. Tutela de urgência. Pandemia por COVID19. Redução do valor do aluguem em face da proibição à abertura do estabelecimento comercial. Fato do príncipe que corresponde à figura da força maior. Artigo 317 do Código Civil que autoriza nesses casos a readequação do valor da contraprestação. Redução em 50% que se mostra razoável enquanto persistir aquela proibição. Recurso provido.(TJ-SP – AI 20817534720208260000 SP 2081753- 47.2020.826.0000, Relator Arantes Theodoro, Data de Julgamento: 06/05/2020, 36ª Câmara de Direito Privado, Data da Publicação: 06/05/2020).

        Insta que o judiciário deve ser a última possibilidade de buscar esses acordos, pois acredita-se que a parte de conciliação entre as partes deve ser a prévia de tentativa para que haja um equilíbrio, pois entende-se que de um lado temos o locatário sofrendo tal dificuldade e de outro temos o locador que busca compreender tal situação.

        Uma outra solução possível para que o locatário alcance uma solução diante da referida crise financeira e também para evitar que o problema se torne uma bola de neve seria buscar uma Novação, especificamente a novação objetiva, no qual permite uma nova negociação desses sujeitos locatário/locador para que eles celebrem uma nova obrigação (em se tratando do aluguel) a fim de substituir o valor do aluguel, extinguindo a obrigação de pagar o aluguel por aquele determinado valor previamente ajustado e substituindo aquela obrigação por uma nova que vai ser então estabelecida pelas partes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com