TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS PEDAGOGICAS E A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DO ALUNO

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  682 Visualizações

Página 1 de 3

AS  PRÁTICAS PEDAGOGICAS E A EMANCIPAÇÃO SOCIAL DO ALUNO

Nos últimos anos foi constatado um crescimento da atenção de alunos envolvendo a prática pedagógica e as diferenças culturais. A prática pedagógica pode ser considerada uma transmissão de informações e cada dia se torna mais importante nas escolas, pois a mesma tem a oportunidade do professor se aperfeiçoar diante de problemas ou dificuldade apresentado a ele através dos alunos, assim os professores ficam preparados a desenvolver seus conhecimentos e oferecer uma educação inovadora e obtendo resultados melhores.

Uma das práticas pedagógicas mais usadas são as brincadeiras, pois é nesta prática que o professor fica melhor capacitado para perceber as dificuldades do aluno. As brincadeiras foram introduzidas nas escolas com intuito de fazer a criança brincar com prazer e ao mesmo tempo aprendendo. O brincar proporciona a criança um introdução na sua interação com mundo onde estará expondo suas idéias e seus valores para que seja ouvido e respeitado dentro do seu espaço.

A prática pedagógica apresentada na escola regular está centrada no pré-suposto  e o importante a ser apresentado ao aluno é o conteúdo especificado pelo currículo , o que vem a inibir toda a importância real da escola na vida do aluno, sendo que esta é a responsável em parte por uma formação cidadã eficiente e critica na vida do educando. O papel da escola é proporcionar ao aluno oportunidades de testar suas capacidades e de descobrir por seus próprios esforços uma nação bem definida de mundo englobando todos os aspectos necessários a satisfação do seu ego.

Por meio da brincadeira a criança ou ate mesmo os jovens e adultos realizam sua interação social. As brincadeiras são aprendidas nas ruas, pelas famílias e nas escolas, e em todas as brincadeiras existem regras que às vezes variam dentro de cada cultura mas o conteúdo não. E ai entra o outro projeto importante que é a emancipação social do aluno que faz com que os mesmos gerem confiança nos outros, faz com que eles superem contradições oprimindo ou sendo opressor e principalmente faz com que eles não se sintam descriminados pela cor, cabelo, brinquedos e outros...

Este processo pode começar em casa, nas relações de pais e filhos na escola ou no trabalho, o professor tem que mostrar e fazer o aluno compreender que existe a igualdade mostrar que o diferente também é bom. O professor tem que criar alternativas para lidar com diferentes níveis de conhecimento e de ritmos de aprendizagem e a principal arma que o professor tem é a sua atitude em frente às dificuldades apresentados a ele através dos alunos. Essa atitude em frente à resistência e ao medo do aluno os motiva a participar da aula os ajudando a superarem suas dificuldades e assim o professor contribui para a emancipação de cada um ,ou seja onde apenas uma pessoa tome as decisões muitos podem conseguir também, fazendo assim mostrando a eles as possibilidades que o aluno tem de aprender.

O texto “a pipoca “ de  Rubem Alves mostra que uma simples mudança faz com que haja idéias , pensamentos, duvidas  e curiosidades ,mostrando as possibilidades que a mudança traz , fazendo que o leitor entenda que a pipoca é um meio de transformação, mostrando ainda que as mudanças podem ser boas basta apenas coragem para fazer acontecer. Essa transformação cabe somente a cada um fazer, pois todos devemos nos transformar para então transformar o mundo em um mundo melhor.

ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAS CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU SUA CONSTRUÇÃO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com