TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TRÊS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS EM JOGOS E BRINCADEIRAS

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  4.452 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ELISA CHARTOUNI SEGRE

R.A. 8021169 

AS TRÊS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS EM JOGOS E BRINCADEIRAS

PROFESSORA ARETHUSA ALMEIDA DE PAULA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP

2017

Para esta atividade será utilizado o jogo Dança das cadeiras, que pode ser ministrado em uma aula de educação física de 30 minutos até 50 minutos, para crianças do Ensino Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Pode ser desenvolvido ao ar livre ou dentro da sala de aula. Os materiais são cadeiras sendo uma a menos que o número de crianças participantes e um aparelho de áudio para tocar música.

As cadeiras são dispostas em fileiras aos pares, uma de costas para a outra. Conforme a música toca, os alunos contornam as cadeiras. Quando a música para todos devem sentar e o aluno que sobrar sai da brincadeira e é retirada uma cadeira, sucessivamente até sobrar um só participante.

Dimensão Conceitual

Com o nome original de Polstertanz - Sesseltanz - Stuhltanz, a dança da cadeira é uma dança folclórica alemã, dentre outras pesquisadas no Rio Grande do Sul até a década de 60, conforme relato de Heumann, 2016. Este jogo permite algumas variações, como:

- Dança das Cadeiras Cooperativas: “Quando a música para, todos devem sentar. Ninguém é eliminado, e quem sai é a cadeira. As pessoas devem sentar sobre os elementos existentes: cadeiras e colos. Cada vez que a música parar, uma cadeira deve ser eliminada. Então, à medida que o número de cadeiras diminui, os jogadores são levados a cooperar entre si, para que nenhum fique em pé. ” (SANTOS, 2016)

- Dança das cadeiras Alternativas: “Várias cadeiras serão espalhadas pelo local da atividade. Em cima de cada uma delas, haverá uma bexiga. Todos estarão vendados e uma música animada deverá ser iniciada. Quando a música parar, eles deverão procurar uma cadeira, sentar e estourar a bexiga que tiver na cadeira, sendo guiados pelos jogadores da equipe que não estão participando. Sempre haverá uma cadeira a menos. Quem sobrar, é eliminado. O jogo prossegue até surgir o campeão. ” (CUNHA, 2017)

Dimensão Procedimental

Este jogo tem como objetivo a atenção e agilidade. O professor desenvolve o jogo da maneira original e depois suas variações,

Pode-se aumentar a dificuldade diminuindo duas cadeiras a cada rodada, ao invés de uma só, distanciando o círculo de crianças das cadeiras, criando-se novas formas de jogar e assim aperfeiçoar a agilidade, atenção e percepção espacial dos alunos.

Dimensão Atitudinal

A dança das cadeiras é um jogo de disputa com vários jogadores, possuindo somente um vencedor. Nesta modalidade de jogo, o professor pode incentivar e ensinar alguns valores, atitudes e normas:

- Respeito: através da regra de não empurrar o colega no momento de sentar;

- Esportividade (fair play): aceitar o vencer e o perder;

- Honestidade: não permitindo e punindo o ato de “roubar para vencer”.

Já na modalidade cooperativa do jogo, pode-se estimular a cooperação, trabalho em equipe e relação interpessoal, de acordo com Santos, 2016.

É possível incluir crianças com deficiência visual no jogo da Dança das Cadeiras fazendo algumas adaptações ou variações, como por exemplo:

- Guiar a criança que possui deficiência visual com palavras de direção para que ela encontre a cadeira e se sente;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com