TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE: AS LÍNGUAS DE SINAIS: SUA IMPORTÂNCIA PARA OS SURDOS

Por:   •  31/1/2020  •  Seminário  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

LIBRAS – FCE

Unidade I

ATIVIDADE: AS LÍNGUAS DE SINAIS: SUA IMPORTÂNCIA PARA OS SURDOS


A língua de sinais é a língua usada pela maioria dos Surdos, na vida diária. É a principal força que une a comunidade Surda, o símbolo de identificação entre seus membros.

Pantomima> É uma forma de representação simbólica, mas não estruturada pela língua, um recurso utilizado na comunicação entre diferentes línguas de sinais. A pantomima consiste em usar o corpo e os gestos para se expressar.

As línguas de sinais são línguas naturais, ou seja, nasceram “naturalmente” nas comunidades Surdas. Uma vez que não se pode falar em comunidade universal, tampouco está correto falar em língua universal. Portanto, a cultura do país/região reflete na estrutura linguística estabelecida.

As línguas de sinais distinguem-se das línguas orais porque utilizam o canal visual-espacial em vez do oral-auditivo.

Aprendizagem da língua de sinais na escola

A aquisição da língua de sinais pelas crianças surdas filhas de pais ouvintes só poderá ocorrer na interação com adultos Surdos que as insiram no funcionamento linguístico da língua de sinais por meio de atividades discursivas que envolvam seu uso, como diálogos e relatos de histórias; isto é, em atividades semelhantes às vivenciadas por crianças ouvintes ou surdas filhas de pais Surdos na interação com os pais.

A interação com adultos Surdos será propiciada por uma escola que conte com professores e profissionais surdos usuários da língua de sinais e com professores ouvintes fluentes que a usem na comunicação e no desenvolvimento do conteúdo programático.

O aprendizado da língua majoritária na modalidade escrita se dará por meio da exposição, desde cedo, a textos escritos, uma vez que a leitura se constitui na principal fonte para o aprendizado da língua majoritária. Por meio da língua de sinais, o professor deve explicar à criança o conteúdo dos textos, bem como mostrar a ela semelhanças e diferenças entre as duas línguas (Pereira, 2005).

Uma perspectiva histórica sobre a surdez e a educação de surdos

Estudos de comparação sobre a Língua oral e Língua de sinais

A análise das propriedades formais da língua de sinais americana revelou que ela apresenta organização formal nos mesmos níveis encontrados nas línguas faladas, incluindo um nível sublexical de estruturação interna do sinal (análoga ao nível fonológico das línguas orais) e um nível gramatical, que especifica os modos como os sinais devem ser combinados para formarem frases e orações (Klima e Bellugi, 1979).

Mitos sobre a Língua de Sinais

Mito 1 — A língua de sinais é universal;

Mito 2 — A realidade deve basear-se na palavra

Mito 3 — Os sinais são gestos glorificados

Mito 4 — As línguas de sinais são icônicas

Mito 5 — As línguas de sinais só expressam conceitos concretos

Mito 6 — As línguas de sinais são agramaticais

Concepções de surdez e de surdos

Constatam-se, ao longo da história da educação de surdos, duas concepções de surdez que respondem por diferentes pontos de vista em relação ao sujeito surdo: a concepção clínico-patológica e a socioantropatológica.

Concepção clínico-patológica

A surdez é vista como patologia, como deficiência, e o surdo, como deficiente.

Sendo uma patologia, deve ser tratada, colocando-se aparelho de amplificação sonora individual ou fazendo-se implante coclear e procedendo-se a treinamento auditivo intensivo. Nessa concepção de surdez, a linguagem oral é vista como imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo-emocional e linguístico do surdo.

A educação converte-se em terapêutica (reparadora e corretiva), e o objetivo do currículo escolar passa a ser dar ao sujeito o que lhe falta — a audição — e sua consequência mais visível — a fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com