TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTO DESENVOVLIMENTO

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

NOME

Maria Caroline dos Santos

RA

6621348836

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Gislaine Trazzi Canteras

Anhanguera Educacional

2015

LEITURA NA EDUCAÇÃO

Perguntas bases para o texto:

  • Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.
  • Análise sobre a formação do leitor e do escritor.
  • Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura.
  • Reflexão sobre a importância do ensino de estratégias que favoreçam a compreensão do texto que se lê.

        Sabemos que a linguagem é muito importante na vida de todo ser humano, pois ela é uma das formas de comunicação. Seu desenvolvimento é fundamental na infância, porque nessa fase a criança está aperfeiçoando a oralidade a partir da convivência, por isso, deve ser priorizada.

        A oralidade deve ser trabalhada com as crianças desde as séries iniciais e diariamente. Segundo Phillipe Perrenoud (2001) “uma escola ativa não passa a maior parte do tempo aprendendo de cor textos, regras, listas de palavras e sim tenta envolver as crianças em atividades globais que farão funcionar a língua e o raciocínio em todas as suas dimensões”, partindo disso, cabe ao professor ensinar o aluno a usar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, ou seja, é preciso elaborar estratégias que alcancem todas as fases do desenvolvimento.

        Aprendemos a ler e escrever vendo outra pessoa lendo e escrevendo, por isso, o papel do professor é essencial nos conhecimentos da leitura e escrita. O aluno ao ver seu professor lendo de forma prazerosa encontrará motivação e curiosidade em procurar a leitura das diversas formas das quais ela é usada.

        Para a formação, é preciso saber selecionar o gênero textual no qual seu texto se realizará e fazer escolhas corretas para atender a seus objetivos e situações propostas.

        Sabendo que as histórias apresentam diversas contribuições para as crianças dentro e fora do ambiente escolar, desenvolve-se a formação de leitores desde a infância e estimula-se a escrita, também a imaginação, criatividade e interpretação da realidade.

        O professor deve preparar um ambiente agradável e com diversos recursos favorecendo a necessidade de sua turma de forma criativa e dinâmica, algo que chame a atenção delas. No momento da leitura das histórias, o educador deve se preocupar com a organização do espaço físico, para que isso tudo, estimule a curiosidade e vontade de ler, na criança.

        De acordo com Solé, a compreensão daquilo que se lê e inicial produto para três condições:

  • Clareza e coerência do conteúdo familiaridade com as estruturas do texto.
  • Conhecimentos prévios do leitor
  • Estratégias utilizadas pelo leitor

        O educador tem papel fundamental na compreensão da leitura, pois deve intermediar e proporcionar diferentes experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (164.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com