TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PARA A AVALIAÇÃO PRESENCIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  22/4/2017  •  Dissertação  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PARA A AVALIAÇÃO PRESENCIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Caro aluno, essa atividade deverá ser realizada e entregue aos cuidados do coordenador do seu curso conforme orientações no banner publicado.

1.“O uso individual da língua é designado Discurso ou Fala e é consequência da necessidade de comunicação. Na língua oral, há o contato direto entre os falantes, sem muita preocupação com as regras gramaticais ou um vocabulário rebuscado, além disso, pode-se fazer uso de alguns recursos extralinguísticos como gestos, posturas e expressões faciais diferenciadas que tornam a comunicação mais fácil ao expressar ideias e sentimentos e tem um caráter mais subjetivo. ” Analise o parágrafo acima sobre o uso oral da língua e explique porque a língua escrita demanda maior cuidado para que a comunicação se estabeleça a contento.

R: A comunicação escrita não há os recursos que usamos na forma designada discurso ou fala visto que não podemos se expressar e nem gesticular. Na comunicação escrita se faz necessário o uso e posicionamento gramatical para a perfeita compreensão da forma falada, utilizando um vocabulário mais preciso do acordo com as regras gramaticais ,objetiva e clara .

2 - Análise da frase : “Nas últimas décadas, os consumidores passaram a exigir, além das informações básicas sobre os produtos, referenciais das organizações, das instituições que os produzem. ”

R: A importância da comunicação empresarial nos tempos de hoje com esse avanço da maturidade do consumidor, se faz ainda mais necessário para que a informação chegue a todo conglomerado de clientes. Com o avanço da tecnologia resulta em novas forma de organização do trabalho e intensifica o precarização .

3.Observe a tabela.

FATORES LINGUÍSTICOS FATORES PRAGMÁTICOS

COESÃO

INTENCIONALIDADE

ACEITABILIDADE

COERÊNCIA

SITUACIONALIDADE

INFORMATIVIDADE

INTERTEXTUALIDADE

Descreva com suas palavras a relação que existe entre intencionalidade e aceitabilidade.

R: Intencionalidade está ligado ao fator de intenção, já aceitabilidade ao fator de aceitação. Quando se emprega os fatores linguísticos na mesma frase você cria um fator de intenção e aceitação

A aceitabilidade há uma relação entre a pessoa que escreve e a que lê, acontecendo entre eles uma cooperação de sentidos, pois o autor explora todos os elementos possíveis para dar coerência ao texto, fazendo com o que o leitor, através deles, ative os seus conhecimentos de mundo e estabeleça uma interpretação.

Intencionalidade quando autor constrói um texto de uma maneira objetiva e clara ,e tem do ser compatível com as intenções comunicativas de quem o produz.

4. A comunicação é um processo ligado à troca de mensagens e é eficaz quando atinge seu objetivo. A comunicação escrita apoia-se num tripé: produz resposta, torna o pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com