TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SEMI PRESENCIAL ARTIGO ESPECTROSCOPIA INFRAVERMELHO

Por:   •  19/5/2022  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL

[pic 1]

ATIVIDADE SEMI PRESENCIAL ARTIGO ESPECTROSCOPIA INFRAVERMELHO

A técnica de espectroscopia na região do infravermelho (IV) é considerada de grande importância na análise orgânica qualitativa, sendo utilizada nas mais diversas áreas da química. Essa técnica, juntamente com outros meios de espectroscopia, constituem hoje os principais recursos para a identificação estrutural de substâncias orgânicas. O uso dessa técnica traz inúmeras vantagens, em especifico a redução no tempo de análise, diminuição substancial nas quantidades de amostra, ampliação da capacidade de identificar ou caracterizar estruturas complexas, não destruição da amostra (exceto EM) e a possibilidade de acoplamento com métodos modernos de separação.

Essa técnica exige ainda uma certa dificuldade de interpretação, frente as inúmeras informações obtidas no processo de análise. Sendo necessário interpretar um espectro na região do infravermelho e propor uma possível estrutura molecular. Com a finalidade de orientar a análise e interpretação de espectros de infravermelho já foram publicados alguns artigos na literatura que servem como principal suporte dos estudantes iniciantes. Ainda assim, esse meio de consulta é, em muitas vezes, bastante deficitário de informações e estando em constante adições de informações.

Este artigo, teve como finalidade trazer uma contribuição com o objetivo de facilitar a tarefa de análise e interpretação de espectros de infravermelho, estabelecendo um caminho objetivo e prático que permite a identificação dos principais grupamentos funcionais e a proposição de uma possível estrutura (ou estruturas) para as substâncias orgânicas mais simples. Quando necessário, e para um estudo mais qualificado, ainda se aconselha a pesquisa em literaturas e tabelas.

O conhecimento da fórmula molecular representa uma importante contribuição pois permite calcular o Índice de Deficiência de Hidrogênio (IDH), que indica a ausência ou presença de ligações duplas, triplas ou anéis na estrutura molecular e, muitas vezes, tem sido indevidamente denominado de índice de instauração o que, de fato, não corresponde à realidade. O cálculo do IDH pode se feito por mais de um método, destacando-se pela aplicação da expressão: IDH = (C - M/2) + T/2 + 1. E segundo as regras referidas por Klemm, com base na comparação entre as fórmulas da substância desconhecida e o correspondente hidrocarboneto saturado (alcano).

Para a interpretação de um espectro de infravermelho, deve-se seguir alguns passos para facilitar o processo de compreensão, onde deve-se observar inicialmente a presença ou ausência de absorção devida ao grupamento carbonila. Em sequência, deve-se identificar o grupo funcional responsável pela absorção (ácido carboxílico, amida, aldeído, anidrido, éster, haleto de acila, cetona, aril-cetona). Seguir então para verificação de presença ou ausência de outras funções orgânicas. Havendo uma ligação dupla ou anel aromático, caracterizar o padrão de substituição nos quadros correspondentes: olefinas ou benzeno e derivados. Finalmente, verificar a presença de grupos CH2 e CH3 no quadro referente a alcanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com