TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: LIVRO VIVO – FAIXA ETÁRIA 7 ANOS

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Curso de Pedagogia

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

LIVRO VIVO – FAIXA ETÁRIA 7 ANOS

SANTANA DE PARNAÍBA

2019

[pic 2]

Curso de Pedagogia

EDILAINE MARIA SANTOS BRITO                     RA: N3720H6

THALYA GRAZIELE CADIMA OLIVEIRA            RA: N248BA7

YASMIN FERREIRA CAPITANEO                       RA: N350GD7

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:

LIVRO VIVO – FAIXA ETÁRIA 7 ANOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Paulista UNIP, como requisito parcial de nota à disciplina de Metodologia de Arte e Movimento Corporal.

Orientador(a): Prof. Lisienne Navarro.

SANTANA DE PARNAÍBA

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 O DESENVOLVIMENTO INFANTIL        4

3 TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET        5

3.1 Estágios Abordados        5

3.1.1 Pré-Operatório (2 a 7 anos)        5

3.1.2 Operacional Concreto (7 a 11/12 anos)        6

4 O LIVRO VIVO        7

4.1 Nosso Livro Vivo        7

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

APÊNDICE A – NOSSO LIVRO VIVO        11

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como objetivo incentivar a leitura e o desenvolvimento infantil através de um livro vivo; termo aplicado a livros de infanto-juvenil, onde a criança manuseia e trabalha seu desenvolvimento motor e cognitivo de forma interativa, onde ela aprende e interage, montando e alterando suas peças. Este tipo de livro auxilia no ensino-aprendizagem da criança, permitindo um olhar curioso pela escrita e um aprendizado significativo através de atividades lúdicas.

O embasamento teórico utilizado em nosso trabalho são os estudos de Jean Piaget, a respeito do desenvolvimento infantil, onde explica que o ser humano se desenvolve através de estágios e cada estágio representa uma evolução do anterior.

Nosso trabalho tem como foco crianças de 7 anos, faixa etária na qual Piaget observou ser alcançada através da  passagem do estágio Pré-Operatório (2 a 7 anos) para o estágio Operacional Concreto (7 a 11/12 anos). Nessa fase a criança consegue raciocinar e desenvolver cálculos, porém precisa de algo concreto para conseguir fazer suas associações, pois ainda não consegue trabalhar com o abstrato, ela aprende comparando as situações concretas, com o que de fato se deseja aprimorar.

No decorrer do trabalho apresentaremos a necessidade de trabalhar o livro vivo com a criança, sendo este uma ferramenta auxiliadora no processo de aprendizagem. Pensando nisso desenvolvemos algumas atividades que serão apresentadas posteriormente.

2 O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

De acordo com o site Significados (2018), “O desenvolvimento infantil é um processo de aprendizado pelos quais as crianças passam para adquirir e aprimorar diversas capacidades de âmbito cognitivo, motor, emocional e social”.

Trata se, portanto, de um processo contínuo onde cada criança é diferente de outra, apresentando assim necessidades e dificuldades específicas, desigualdades biológicas e sociais, entre outros, mas que ao decorrer desse processo, a criança se torna cada vez mais independente e autônoma.

Tendo como foco a faixa etária de 7 anos, para uma melhor compreensão do desenvolvimento da criança, exemplificaremos o estudo de Jean Piaget (1896 - 1980), denominado de Teoria do Desenvolvimento Cognitivo (1972).

3 TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET

Através de seus estudos Piaget (1972) concluiu que os seres humanos se desenvolvem ao passar por mudanças gradativas, denominadas por ele como estágios e períodos do desenvolvimento.

Cada estágio é caracterizado pela aparição de estruturas originais, cuja construção o distingue dos estágios anteriores. A cada estágio correspondem características momentâneas e secundárias que são modificadas pelo desenvolvimento ulterior, em função da necessidade de melhor organização. Cada estágio constitui (então pelas estruturas que o define) uma forma particular de equilíbrio, efetuando-se a evolução mental no sentido de uma equilibração sempre mais completa. (Piaget, 1972; p.83).

Sendo os seguintes quatro estágios:

  • Sensório-Motor (0 a 2 anos) – Caracterizado pela forma como a criança entende o mundo; onde a criança reúne a experiência sensorial e a atividade física; período dos reflexos inatos.
  • Pré-Operatório (2 a 7 anos) – Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. Caracteriza-se pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior.
  • Operações Concretas (7 a 11 ou 12 anos) – Fase do pensamento lógico, mas apenas em situações concretas. Nesse estágio ainda não usam o pensamento abstrato.  
  • Operações Formais (11 ou 12 anos em diante) – Caracterizado pela aquisição do raciocínio lógico em todas as circunstâncias, incluindo o raciocínio abstrato.

3.1 Estágios Abordados

Dentre os quatro estágios, abordaremos o segundo e o terceiro que se referem à faixa etária de 7 anos.

3.1.1 Pré-Operatório (2 a 7 anos)

Segundo Piaget (1999), “o marco de passagem do período Sensório-Motor para o Pré-Operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem”.

Portanto nesse estágio, observamos o aperfeiçoamento da coordenação motora fina, que proporcionará a aprendizagem e o desenvolvimento da escrita. As crianças também desenvolvem a imaginação e a memória, além de terem noção da ideia de passado e futuro, e interpretarem as coisas simbolicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com