TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE DIVERSIDADE

Por:   •  10/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

NOME: DAGMAR REGIANE R. S. SANTOS    RA: 5570137657

NOME: KELLY OLIVEIRA DE SOUZA            RA: 5569102747

NOME: MARINALVA. DOS DANTOS               RA: 2838299485

NOME: VALERIA MIRANDA SILVA                RA: 5544135862

 

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

TABOÃO DA SERRA- SP

SETEMBRO /2015

Introdução

Nesse desafio serão abordados vários aspectos relacionados à diversidade e multiculturalismo e será analisada a observância de um evento.

O Projeto Pedagógico curricular deve estar em sintonia com as leis que regulamentam o ensino no país e levar em conta a sociedade, o aluno e suas diversidades, assim procurando ajudar na analise interpretação, compreensão e problema tição dos fatos e dos fenômenos da realidade complexa em que vivem, de acordo a desenvolver o currículo de forma integrada.

Finalmente seja feita uma apreciação de desenhos, sugerindo trabalhos para que possa valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

                 [pic 2] 

                   

Etapa 1

Documento:

Principais aspetos abordados nos documentos relacionados ao respeito e ao multiculturalismo

Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN 9.394/96)

Com base na leitura e pesquisa sobre o tema abordado, entende-se que desde a educação infantil até o presente ensino superior todos tem o direto aprendizagem e qualificação para o mercado de trabalho.

Tem o direito a igualdade e condições de acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, saber pensar e divulgar cultura, respeito à liberdade, consideração com diversidade ética racial e em toda área do currículo escolar, o conteúdo referente à cultura afro-brasileira e dos ser ministrado através das aulas de educação artística, literatura e história do brasil.

Parâmetros Curriculares nacionais (PCN)

Serve para que possamos conhecer a cultura e a extensões sociais e matérias e culturais do brasil.

Valorizar e conhecer o patrimônio sociocultural brasileiro como também de outros povos e nações posicionado contra qualquer tipo de discriminação seja ela cultural, social, crença, sexual ou étnica.

Diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicos raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana

Essa diretriz se estabelece de orientação princípios e fundamentos para planejar a avaliação da educação e tem por objetivo, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes da sociedade multicultural e das diversas etnias do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas rumo a construção de nação democrática.

O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem como alvo o reconhecimento e igualdade das raízes africanas na nação brasileiras como também dos indígenas, europeus e asiáticos.

Referência curricular nacional para educação infantil, volume 1.

Pesquisando a respeito as diversas culturas brasileira, este documento é uma proposta a ser trabalhada com crianças com a faixa etária de 0 a 6 anos (creche e pré escola).

O que deve ser trabalhado são a diversidade e pluralidade ética, religiosa,social, nas crianças com os trabalhos pedagógicos voltado para a idade da crianças dando ênfase com o movimento, música, artes, visuais, linguagem oral, natureza e sociedade. A escola e os educadores têm como papel ajudar as crianças a superar o preconceito e a discriminação, na necessidade da construção de valores que permitam o reconhecimento e a valorização da existência das diferenças étnicas e culturais.

Etapa 2

Titulo: Comemorando o dia das Mães

Disponível em: WWW.youtube.com/watch?v=E2GsIaeUKZ8

Escola Ciranda Cirandinha

Acesso em: 09/09/2015

ANÁLISE CRÍTICA

Na apresentação mostra o interesse da escola em colocar as mães para participar, foi bom para ambas as partes pois as mães puderam interagir com seus filhos facilitando assim a apresentação dos alunos, principalmente os alunos em fases iniciais.

Outro aspecto interessante foi o desfile das mães e local reservado para elas nos primeiros bancos, para assistir bem pertinho a apresentação de seus pequenos.  Era falado o nome de cada mãe, elas deveriam ir para fora assim a apresentadora ia lendo os seus nomes e elas entravam desfilando e iam ocupando os acentos reservados para elas, assim que o filho se apresentava ela pegava seu filho e voltavam para seus respectivos lugares, dando lugar para as próximas mães.

Isso mostra a preocupação da escola em relação as homenageadas, o interesse da escola em proporcioná-las uma apresentação em que elas saiam felizes e satisfeitas.  Sendo que não é comum ver este tipo de cenas, pois na maioria das vezes o melhor lugar sempre é de quem chega primeiro, e muitas vezes ocupam estes locais pessoas que nem ao menos serão homenageadas.

Outro aspecto interessante foi a sequência das apresentações, começando dos menores para os maiores. Isso é bom, levando em conta que as crianças menores se cansam com mais facilidade e também não gostam muito de barulhos e multidões.  

Em um modo geral foi uma ótima apresentação, muito bem organizada e ensaiada, as fantasias eram bem criativas combinando com as músicas apresentadas, foi uma excelente apresentação, pois assim houve a interação aluno x escola, escola x família.

 

Etapa 3

[pic 3]

Desenho Deficiente visual: O professor educador pode trabalhar aspectos com questões que abordem a valorização das pessoas com deficientes especiais, pois grande è a necessidade de criar dentro da escola espaços para trocas dessas ideias e experiências, a fim de reconhecer os alunos considerados como especiais e valorizá-los dentro do ensino regular, visando remover barreiras frente à diferença e reconhecer que cada aluno possui as suas potencialidades e, a eles, devem ser oportunizadas condições de acesso, e permanência na escola regular.

 Para se trabalhar a deficiência auditiva ou visual o professor pode apresentar as escritas do Braille e das Libras, revelando aos alunos que mesmo a comunidade surda e cega também podem viver em comunidade, já que tem como se comunicar com seus pares.

[pic 4]

Desenho: Mulher segurando bíblia: É importante que o professor trabalhe com os alunos atitudes de tolerância e respeito às diferenças, aspecto a ser desenvolvido com a diversidade religiosa. Pode-se trabalhar aspectos tomando o cuidado em refletir com os alunos o maior número possível de expressões religiosas existentes na sociedade, buscando garantir o direito de livre expressão de culto, evitando-se o proselitismo ou intolerância religiosa.  Desenho que revela a questão da diversidade cultural em relação a religião. Trabalhando com essa questão explica-se que cada um tem uma religião e uma crença e que se torna um dever respeitar essa escolha. Visando que escola precisa valorizar os fenômenos religiosos como patrimônio cultural e histórico,  discutindo princípios, valores, diferenças, tendo em vista a compreensão do próximo.

[pic 5]

Desenho: Pessoa idosa: Um aspecto importante a trabalhar com o Estatuto do Idoso, visando respeito as pessoas mais velhas enfatizando que estes tem experiências de vivencia e que podem transmitir muitos conhecimentos através das mesmas.Visando a ética e os valores morais e éticos, e o respeito a todas as pessoas.

[pic 6]

Desenho: Duas pessoas de mãos dadas.Um aspecto a se trabalhar com questões sobre as várias relações de gênero desconstruindo os preconceitos e estereótipos em termos de diferença sexual, possibilitando a inclusão de  pessoas, sejam elas do sexo feminino ou masculino e, levando em consideração as múltiplas formas em que podem se desdobrar, pois a diferença na orientação sexual e nas formas como as diferenças de gênero se estabelecem, não justificam a exclusão, precisando então enxergar o mundo presente nas relações humanas e aceitar que a diversidade baseada na igualdade e na diferença é possível.

                 [pic 7]

Desenho Pessoa negra:  verificando o desenho de uma pessoa negra pode trabalhar com várias histórias e vídeos. Um dos vídeos sugeridos para se trabalhar a cultura afro-brasileira é a história relatada no desenho animado Kiriku e a Feiticeira, pois é rica em fantasias, aventuras e lições de vida.

Um filme permite a discutir cultura africana, valores como a amizade, o respeito, a persistência, os conflitos entre as pessoas de uma mesma comunidade, a inveja, a dor, entre outras.

Outras histórias da nossa literatura, como Histórias da Preta, O Menino Nito, Ana e Ana, As Tranças de Bintou, Bruna e a Galinha D’Angola, permitem o contato com as culturas afro-brasileira e africana, com personagens negras representadas com qualidade e beleza.

 A escola se torna responsável a trabalhar aspectos no sentido de promover a inclusão e a cidadania de alunos, visando exterminar todo tipo de injustiça e discriminação, visando os seres humanos dotados de capacidades e valorizando-os como pessoas, principalmente dos afrodescendentes, marcados por um histórico triste na educação e na sociedade brasileira de discriminação, racismo e preconceito.

  [pic 8]

Desenho: Criança dormindo descalça e com vestimentas inadequadas. Desenho que contém criança com o pé no chão e com roupas inadequadas representa um aspecto obvil que o sistema, a escola, os professores, precisam reconhecer esses alunos como seres humanos que clamam por uma oportunidade, que sonham com uma vida melhor e que necessitam ter seus direitos de cidadãos garantidos. É preciso destruir o histórico de exclusão e desigualdade do sistema escolar público, reconhecendo em cada aluno seu potencial.

É preciso que professores trabalhem em aulas com  temática das desigualdades sociais, e a escola se preocupar oferecendo um ensino público com maior qualidade, que compense parcialmente as dificuldades de aprendizagem, ficando claro que as crianças que vivem em ambientes desfavoráveis também podem ter um nível de aprendizagem satisfatória.

Cabe à escola oferecer essas condições, com apoio necessário aos alunos em condições socioeconômicas e culturais desfavoráveis, ajudando-os a superar a dificuldades e carências do contexto onde vivem, procurando destruir o histórico de exclusão e desigualdade do sistema escolar público, reconhecendo no próximo, homem, mulher, homossexual, pessoas com necessidades, interesses, sentimentos etc... e que possuem valores e direitos na sociedade garantidos a qualquer cidadão.

Conclusão

Esse trabalho nos deu a possibilidade de aprender o tamanho da diversidade que enfrentamos, seja cultural ou racial. Chamando assim a nossa atenção aos preconceitos que existe na sociedade. As escolas devem buscar melhorias dentro do Projeto Político Pedagógico, um currículo bem elaborado utilizando ferramentas para o ensino contextualizado e integrado com a realidade, formando Cidadãos pensantes e críticos, assim superando os preconceitos e respeitando as diversidades, ensinando a praticar ética para uma boa convivência em sociedade. O desafio da escola é superar a discriminação e valorizar a diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (315.8 Kb)   docx (204.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com